Exploração do texto literário para aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental

This monograph has as literary technique and pedagogy to arouse interest and to provide the development of knowledge in the discipline of science. His conquest gave him a school manual of São José dos Campos, in the interior of the State of São Paulo. Two methods of research, bibliographic research...

ver descrição completa

Autor principal: Rosa, Maria de Fátima
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21006
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21006
recordtype dspace
spelling riut-1-210062020-11-24T14:50:03Z Exploração do texto literário para aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental Exploration of the literary text for the scientific learning in the final years of elementary school Rosa, Maria de Fátima Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Estratégias de aprendizagem Incentivo à leitura Ciência - Estudo e ensino Learning strategies Reading promotion Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This monograph has as literary technique and pedagogy to arouse interest and to provide the development of knowledge in the discipline of science. His conquest gave him a school manual of São José dos Campos, in the interior of the State of São Paulo. Two methods of research, bibliographic research and field research were explored. The monograph provides a reading of the learning source of the 21st century teacher’s ability to develop strategies that stimulate reading só that it can become a habit in the student’s life, lead him to seek information and to get to the relationships between them. Theoretical concepts and everyday life. It was based on theoretical sources, such as those that point out the importance and importance of the action for the formation of the individual. Starting from the hypothesis: can literary texts help teachers to work on scientific content? What follows is the information medium organized in bibliographic productions and the application of a qualitative questionnaire. Esta monografia tem como temática o texto literário como instrumento pedagógico para despertar o interesse e facilitar o desenvolvimento da aprendizagem na disciplina de ciências. A sua realização deu-se em uma unidade escolar de São José dos Campos, interior do Estado de São Paulo. Foram utilizados dois métodos de pesquisa, a exploratória bibliográfica e pesquisa de campo. A monografia traz à tona a leitura como fonte de aprendizagem científica e a necessidade do professor do século XXI desenvolver estratégias que incentivem a leitura, para que este ato possa tornar um hábito na vida do estudante, fazendo com que ele busque informações e consiga fazer relações entre os conceitos teóricos com a vida cotidiana. Foi embasada em fontes teóricas, as quais apontam a necessidade e importância do procedimento leitor para a formação do indivíduo. Partiu-se das hipóteses: O ensino de ciências pode ter sucesso apenas com a leitura? Os textos literários podem ajudar os professores a trabalhar conteúdos de ciências? A investigação seguiu por meio de informações dispostas em produções bibliográficas e aplicação de questionário qualitativo. 2020-11-24T14:50:02Z 2020-11-24T14:50:02Z 2018-08-16 bachelorThesis ROSA, Maria de Fátima. Exploração do texto literário para aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21006 por embargoedAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Estratégias de aprendizagem
Incentivo à leitura
Ciência - Estudo e ensino
Learning strategies
Reading promotion
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Estratégias de aprendizagem
Incentivo à leitura
Ciência - Estudo e ensino
Learning strategies
Reading promotion
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Rosa, Maria de Fátima
Exploração do texto literário para aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental
description This monograph has as literary technique and pedagogy to arouse interest and to provide the development of knowledge in the discipline of science. His conquest gave him a school manual of São José dos Campos, in the interior of the State of São Paulo. Two methods of research, bibliographic research and field research were explored. The monograph provides a reading of the learning source of the 21st century teacher’s ability to develop strategies that stimulate reading só that it can become a habit in the student’s life, lead him to seek information and to get to the relationships between them. Theoretical concepts and everyday life. It was based on theoretical sources, such as those that point out the importance and importance of the action for the formation of the individual. Starting from the hypothesis: can literary texts help teachers to work on scientific content? What follows is the information medium organized in bibliographic productions and the application of a qualitative questionnaire.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Rosa, Maria de Fátima
author_sort Rosa, Maria de Fátima
title Exploração do texto literário para aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental
title_short Exploração do texto literário para aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental
title_full Exploração do texto literário para aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Exploração do texto literário para aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Exploração do texto literário para aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental
title_sort exploração do texto literário para aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ROSA, Maria de Fátima. Exploração do texto literário para aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21006
_version_ 1805316405193605120
score 10,814766