Brinquedoteca e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças da educação infantil
This theoretical work and research dedicated to the theme "toy" and the contributions of the processes of teaching and learning of children during early childhood. The society is going through a time of great social and technological change, and at a similar rate has increased violence in...
Autor principal: | Zorze, Patricia Fernanda do Prado |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21014 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21014 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-210142020-11-24T14:51:36Z Brinquedoteca e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças da educação infantil Zorze, Patricia Fernanda do Prado Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Brinquedotecas Brinquedos educativos Educação de crianças Toy lending libraries Educational toys Early childhood education Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This theoretical work and research dedicated to the theme "toy" and the contributions of the processes of teaching and learning of children during early childhood. The society is going through a time of great social and technological change, and at a similar rate has increased violence in the country, so that young children spend no more able to play games and develop collective or individual in public spaces. As fast as society turns into, the rhythms of work and family habits change, and at this time of great change, institutions of kindergarten may create alternatives to minimize the consequences of these developments for the everyday life of children. In this scene, it is believed that it would be very interesting to insert, in institutional spaces, playrooms spaces that are arranged so as to allow children to play and develop both in respect of psychomotor skills, but also with regard to citizenship and socialization. This article seeks to demonstrate the contributions of toy libraries in institutions of kindergarten. The conclusion of the study presents some of the benefits that can provide playrooms for children in kindergarten and institutions like the play in childhood may be the way for diverse and meaningful learning. O presente trabalho teórico e de pesquisa dedicou-se ao tema “brinquedoteca” e às contribuições desta aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças na fase de educação infantil. A sociedade passa por um momento de grandes transformações tecnológicas e sociais e, em ritmo semelhante, tem aumentado a violência no país, de forma que as crianças pequenas passam a não ter mais a possibilidade de brincarem e de desenvolverem brincadeiras coletivas ou individuais, nos espaços públicos. Na medida em que a sociedade se transforma, os ritmos de trabalho e os hábitos familiares mudam, e nesse momento de grandes transformações, as instituições de Educação Infantil podem criar alternativas para minimizar as consequências desses avanços para a vida cotidiana das crianças. Nesse cenário, acredita-se que seria muito interessante inserir, nos espaços institucionais, brinquedotecas que são espaços organizados de maneira a permitir que as crianças brinquem e se desenvolvam, tanto no que diz respeito às habilidades psicomotoras, como também no que diz respeito à cidadania e à socialização. O presente artigo busca demonstrar as contribuições das brinquedotecas nas instituições de Educação Infantil. A conclusão do estudo apresenta alguns dos benefícios que as brinquedotecas podem proporcionar para as crianças pequenas nas instituições de Educação Infantil e como o brincar, na infância, pode ser caminho para aprendizagens diversificadas e significativas. 2020-11-24T14:51:35Z 2020-11-24T14:51:35Z 2012-11-30 specializationThesis ZORZE, Patrícia Fernanda do Prado. Brinquedoteca e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças da Educação Infantil. 2012. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21014 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Brinquedotecas Brinquedos educativos Educação de crianças Toy lending libraries Educational toys Early childhood education Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
spellingShingle |
Brinquedotecas Brinquedos educativos Educação de crianças Toy lending libraries Educational toys Early childhood education Educação: Métodos e Técnicas de Ensino Zorze, Patricia Fernanda do Prado Brinquedoteca e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças da educação infantil |
description |
This theoretical work and research dedicated to the theme "toy" and the contributions of the processes of teaching and learning of children during early childhood. The society is going through a time of great social and technological change, and at a similar rate has increased violence in the country, so that young children spend no more able to play games and develop collective or individual in public spaces. As fast as society turns into, the rhythms of work and family habits change, and at this time of great change, institutions of kindergarten may create alternatives to minimize the consequences of these developments for the everyday life of children. In this scene, it is believed that it would be very interesting to insert, in institutional spaces, playrooms spaces that are arranged so as to allow children to play and develop both in respect of psychomotor skills, but also with regard to citizenship and socialization. This article seeks to demonstrate the contributions of toy libraries in institutions of kindergarten. The conclusion of the study presents some of the benefits that can provide playrooms for children in kindergarten and institutions like the play in childhood may be the way for diverse and meaningful learning. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Zorze, Patricia Fernanda do Prado |
author_sort |
Zorze, Patricia Fernanda do Prado |
title |
Brinquedoteca e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças da educação infantil |
title_short |
Brinquedoteca e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças da educação infantil |
title_full |
Brinquedoteca e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças da educação infantil |
title_fullStr |
Brinquedoteca e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Brinquedoteca e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças da educação infantil |
title_sort |
brinquedoteca e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças da educação infantil |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
ZORZE, Patrícia Fernanda do Prado. Brinquedoteca e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças da Educação Infantil. 2012. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21014 |
_version_ |
1805320339731775488 |
score |
10,814766 |