Educação em tempo integral na rede municipal de Curitiba: da teoria a prática

This study proposed a survey of teachers working in schools in Curitiba whole to see if the school practice reflects the theoretical proposal of the Municipal Curitiba. The history of Integral Education in Brazil is not old, is about eight decades spoken about it and in the Curitiba city this practi...

ver descrição completa

Autor principal: Alves, Gabriela Dallago Pereira
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21030
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21030
recordtype dspace
spelling riut-1-210302020-11-24T14:54:50Z Educação em tempo integral na rede municipal de Curitiba: da teoria a prática Alves, Gabriela Dallago Pereira Sandmann, André Sandmann, André Thomaz, Diego Venâncio Hlenka, Vanessa Educação - Estudo e ensino Eficácia no ensino Education - Study and teaching Effective teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study proposed a survey of teachers working in schools in Curitiba whole to see if the school practice reflects the theoretical proposal of the Municipal Curitiba. The history of Integral Education in Brazil is not old, is about eight decades spoken about it and in the Curitiba city this practice is even more recent, 18. Municipal schools are adapting to get kids on extended time, but there are few discussions on the subject and existing pedagogical documents are not consistent with reality in Integral units. You can check through questionnaires, the professionals who work in these units understand that the physical structure is deficient to meet demand, the high number of students hinders the work and that the proposal to regulate the Comprehensive Education in the city, although propose valid elements, is not attainable in everyday practice in the units that offer comprehensive education. O presente estudo propôs uma pesquisa com os professores que atuam nas escolas integrais em Curitiba para verificar se a pratica escolar reflete a proposta teórica da Rede Municipal de Curitiba. A história da Educação Integral no Brasil não é antiga, faz aproximadamente oito décadas que se fala sobre o assunto e na cidade de Curitiba essa pratica é ainda mais recente, 18 anos. As escolas Municipais estão se adaptando para receber as crianças em tempo estendido, porém são escassos os debates sobre o assunto e os documentos Pedagógicos existentes não são condizentes com a realidade nas unidades Integrais. Pode-se verificar através de questionários, que os profissionais que trabalham nessas unidades entendem que a estrutura física é deficiente para atender a demanda, o numero elevado de alunos dificulta o trabalho e que a proposta que regulamenta a Educação Integral no Município, apesar de propor elementos validos, não é atingível na pratica cotidiana nas unidades que ofertam a educação integral. 2020-11-24T14:54:49Z 2020-11-24T14:54:49Z 2014-12-09 specializationThesis ALVES, Gabriela Dallago Pereira. Educação em tempo integral na rede municipal de Curitiba: da teoria a prática. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21030 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e técnicas de ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação - Estudo e ensino
Eficácia no ensino
Education - Study and teaching
Effective teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação - Estudo e ensino
Eficácia no ensino
Education - Study and teaching
Effective teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Alves, Gabriela Dallago Pereira
Educação em tempo integral na rede municipal de Curitiba: da teoria a prática
description This study proposed a survey of teachers working in schools in Curitiba whole to see if the school practice reflects the theoretical proposal of the Municipal Curitiba. The history of Integral Education in Brazil is not old, is about eight decades spoken about it and in the Curitiba city this practice is even more recent, 18. Municipal schools are adapting to get kids on extended time, but there are few discussions on the subject and existing pedagogical documents are not consistent with reality in Integral units. You can check through questionnaires, the professionals who work in these units understand that the physical structure is deficient to meet demand, the high number of students hinders the work and that the proposal to regulate the Comprehensive Education in the city, although propose valid elements, is not attainable in everyday practice in the units that offer comprehensive education.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Alves, Gabriela Dallago Pereira
author_sort Alves, Gabriela Dallago Pereira
title Educação em tempo integral na rede municipal de Curitiba: da teoria a prática
title_short Educação em tempo integral na rede municipal de Curitiba: da teoria a prática
title_full Educação em tempo integral na rede municipal de Curitiba: da teoria a prática
title_fullStr Educação em tempo integral na rede municipal de Curitiba: da teoria a prática
title_full_unstemmed Educação em tempo integral na rede municipal de Curitiba: da teoria a prática
title_sort educação em tempo integral na rede municipal de curitiba: da teoria a prática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ALVES, Gabriela Dallago Pereira. Educação em tempo integral na rede municipal de Curitiba: da teoria a prática. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21030
_version_ 1805300747064049664
score 10,814766