A ludicidade no processo ensino: aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais

This work was themed play activities, where research shows the importance of developing them, making it more attractive teaching and learning for children with special needs. The result of this work highlights a proposal to enhance the physical and manual processes, proposing activities and learning...

ver descrição completa

Autor principal: Freitas, Eunecir Constância Eller de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21042
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21042
recordtype dspace
spelling riut-1-210422020-11-24T14:57:18Z A ludicidade no processo ensino: aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais Freitas, Eunecir Constância Eller de Berghauser, Neron Alipio Cortes Berghauser, Neron Alipio Cortes Lima, Ivone Teresinha Carletto de Santos, Cidmar Ortiz dos Educação especial Crianças deficientes - Educação Estratégias de aprendizagem Special education Children with disabilities - Education Learning strategies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work was themed play activities, where research shows the importance of developing them, making it more attractive teaching and learning for children with special needs. The result of this work highlights a proposal to enhance the physical and manual processes, proposing activities and learning moments defined, built and evaluated by the teacher and the learner in real and diverse learning situations. Becoming very clear that when the student can’t assimilate new learning, the teacher can create through play activities, new proposals to work with the contents difficulty. This paper proved that when the teacher presents the playful for their students, they feel more motivated to develop activities that make them important, feeling responsible and able to fabricate toys and thereby overcome the challenges that are presented to the same. The playful becomes important because opportunity strengthening of thought and develops children's imagination through play. Highlighting the playfulness here that not only delights the children but also exercises the reasoning, logical thinking and develops the childlike expression. And this comes from the fact that classrooms are worked different games and activities, taking into account the physical, intellectual and social development, with in accordance with this progressive process and more complex game play. Este trabalho teve como temática as atividades lúdicas, onde a pesquisa mostra a importância de desenvolvê-las, tornando o ensino-aprendizagem mais atraente para crianças com necessidades especiais. O resultado deste trabalho destaca uma proposta de valorizar os processos corporais e manuais, propondo atividades e momentos de aprendizagem definidas, construídas e avaliadas pelo professor e seus educando em situações reais e diversificadas de aprendizagem. Ficando muito explícito que quando o aluno não consegue assimilar novas situações de aprendizagem, o professor pode criar mediante atividades lúdicas, novas propostas para se trabalhar os conteúdos com maiores dificuldades. Este trabalho comprovou que quando o professor apresenta o lúdico para seus alunos, eles se sentem mais motivados a desenvolver as atividades que os tornam importantes, sentindo-se responsáveis e com capacidades para confeccionar os brinquedos e desta forma, vencer os desafios que são apresentados para os mesmos. O lúdico se torna importante pelo fato de oportunizar o fortalecimento do pensamento, bem como desenvolver a imaginação das crianças através das brincadeiras. Destacando aqui que o lúdico não só encanta as crianças, mas também exercita o raciocínio, o pensamento lógico e desenvolve a expressão infantil. E isso se dá pelo fato de que nas salas de aula são trabalhados diferentes jogos e brincadeiras, levando-se em conta o desenvolvimento físico, intelectual e social, apresentando de acordo com este processo progressivo jogos e brincadeiras mais complexas. 2020-11-24T14:57:16Z 2020-11-24T14:57:16Z 2014-12-10 specializationThesis FREITAS, Eunecir Constância Eller de. A ludicidade no processo ensino - aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21042 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação especial
Crianças deficientes - Educação
Estratégias de aprendizagem
Special education
Children with disabilities - Education
Learning strategies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação especial
Crianças deficientes - Educação
Estratégias de aprendizagem
Special education
Children with disabilities - Education
Learning strategies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Freitas, Eunecir Constância Eller de
A ludicidade no processo ensino: aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais
description This work was themed play activities, where research shows the importance of developing them, making it more attractive teaching and learning for children with special needs. The result of this work highlights a proposal to enhance the physical and manual processes, proposing activities and learning moments defined, built and evaluated by the teacher and the learner in real and diverse learning situations. Becoming very clear that when the student can’t assimilate new learning, the teacher can create through play activities, new proposals to work with the contents difficulty. This paper proved that when the teacher presents the playful for their students, they feel more motivated to develop activities that make them important, feeling responsible and able to fabricate toys and thereby overcome the challenges that are presented to the same. The playful becomes important because opportunity strengthening of thought and develops children's imagination through play. Highlighting the playfulness here that not only delights the children but also exercises the reasoning, logical thinking and develops the childlike expression. And this comes from the fact that classrooms are worked different games and activities, taking into account the physical, intellectual and social development, with in accordance with this progressive process and more complex game play.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Freitas, Eunecir Constância Eller de
author_sort Freitas, Eunecir Constância Eller de
title A ludicidade no processo ensino: aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais
title_short A ludicidade no processo ensino: aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais
title_full A ludicidade no processo ensino: aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais
title_fullStr A ludicidade no processo ensino: aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais
title_full_unstemmed A ludicidade no processo ensino: aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais
title_sort ludicidade no processo ensino: aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FREITAS, Eunecir Constância Eller de. A ludicidade no processo ensino - aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21042
_version_ 1760452158328668160
score 10,966579