A importância do conhecimento e da prática docente para lidar com a indisciplina escolar

This work is thematic approach teachers about the importance of seeking knowledge on which to base their practices to deal optimally with school discipline. The central objective of this paper is to analyze and promote the construction of knowledge to assist in understanding the indiscipline besides...

ver descrição completa

Autor principal: Viana, Gilmar José
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21044
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21044
recordtype dspace
spelling riut-1-210442020-11-24T14:57:43Z A importância do conhecimento e da prática docente para lidar com a indisciplina escolar Viana, Gilmar José Bortoloto, Claudimara Cassoli Bortoloto, Claudimara Cassoli Sandmann, André Berghauser, Neron Alipio Cortes Aprendizagem Poder disciplinar Educação - Estudo e ensino Learning Disciplinary power Education - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work is thematic approach teachers about the importance of seeking knowledge on which to base their practices to deal optimally with school discipline. The central objective of this paper is to analyze and promote the construction of knowledge to assist in understanding the indiscipline besides considerations of common sense and under a different focus turned back to teaching practice. Whereas indiscipline presents itself as one of the greatest challenges of contemporary education and the teacher is the subject that deals directly with this reality and its consequences, this paper aims to present the different conceptions of discipline and how these different views have influenced the teaching practice and the understanding of this problem at school. In this perspective, we emphasize the importance of a reflective and based on previous studies on the topic work, which offers grants to schools and teachers to understand and articulate the vision of man, the world and society that guides its educational activities and so they can fulfill their commitment to the training of students, overcoming the barriers of school indiscipline, which both hinders this work. Este trabalho tem como temática uma abordagem sobre a importância dos professores buscarem conhecimentos que embasem as suas práticas para lidar da melhor forma possível com a indisciplina escolar. O objetivo central deste trabalho é analisar e promover a construção de conhecimentos que auxiliem na compreensão da indisciplina além das considerações de senso comum e sob um enfoque diferenciado voltado á prática docente. Considerando que a indisciplina apresenta-se como um dos maiores desafios da educação contemporânea e que o professor é o sujeito que lida diretamente com essa realidade e com suas consequências, este trabalho buscou apresentar as diferentes concepções de indisciplina e como essas diferentes visões tem influenciado a prática docente e o entendimento dessa problemática no espaço escolar. Nessa perspectiva, ressalta-se a importância de um trabalho reflexivo e fundamentado nos estudos já realizados sobre a temática, que ofereça subsídios às escolas e aos professores para entender e expressar a visão de homem, de mundo e de sociedade que norteia as suas ações educativas e para que possam cumprir o compromisso com a formação dos alunos, superando as barreiras da indisciplina escolar, que tanto dificulta este trabalho. 2020-11-24T14:57:42Z 2020-11-24T14:57:42Z 2014-10-04 specializationThesis VIANA, Gilmar José. A importância do conhecimento e da prática docente para lidar com a indisciplina escolar. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21044 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem
Poder disciplinar
Educação - Estudo e ensino
Learning
Disciplinary power
Education - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Aprendizagem
Poder disciplinar
Educação - Estudo e ensino
Learning
Disciplinary power
Education - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Viana, Gilmar José
A importância do conhecimento e da prática docente para lidar com a indisciplina escolar
description This work is thematic approach teachers about the importance of seeking knowledge on which to base their practices to deal optimally with school discipline. The central objective of this paper is to analyze and promote the construction of knowledge to assist in understanding the indiscipline besides considerations of common sense and under a different focus turned back to teaching practice. Whereas indiscipline presents itself as one of the greatest challenges of contemporary education and the teacher is the subject that deals directly with this reality and its consequences, this paper aims to present the different conceptions of discipline and how these different views have influenced the teaching practice and the understanding of this problem at school. In this perspective, we emphasize the importance of a reflective and based on previous studies on the topic work, which offers grants to schools and teachers to understand and articulate the vision of man, the world and society that guides its educational activities and so they can fulfill their commitment to the training of students, overcoming the barriers of school indiscipline, which both hinders this work.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Viana, Gilmar José
author_sort Viana, Gilmar José
title A importância do conhecimento e da prática docente para lidar com a indisciplina escolar
title_short A importância do conhecimento e da prática docente para lidar com a indisciplina escolar
title_full A importância do conhecimento e da prática docente para lidar com a indisciplina escolar
title_fullStr A importância do conhecimento e da prática docente para lidar com a indisciplina escolar
title_full_unstemmed A importância do conhecimento e da prática docente para lidar com a indisciplina escolar
title_sort importância do conhecimento e da prática docente para lidar com a indisciplina escolar
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation VIANA, Gilmar José. A importância do conhecimento e da prática docente para lidar com a indisciplina escolar. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21044
_version_ 1805307284360790016
score 10,814766