A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares
A região oeste Paranaense está rodeada de aldeias indígenas, desta forma, entende-se a necessidade de estudar a presença dos alunos indígenas nas escolas regulares da região, nas escolas indígenas e o trabalho pedagógico que está sendo realizado nas mesmas. O objetivo deste estudo está relacionado à...
Autor principal: | Ferezin, Jennifer Rafaela Serafim |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21056 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21056 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-210562020-11-24T15:00:16Z A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares Ferezin, Jennifer Rafaela Serafim Ribeiro, Janete Santa Maria Ribeiro, Janete Santa Maria Ribeiro, Janete Santa Maria Ribeiro, Janete Santa Maria Cultura - Estudo e ensino Reservas indígenas Índios - Usos e costumes Culture - Study and teaching Indian reservations Indians - Social life and customs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A região oeste Paranaense está rodeada de aldeias indígenas, desta forma, entende-se a necessidade de estudar a presença dos alunos indígenas nas escolas regulares da região, nas escolas indígenas e o trabalho pedagógico que está sendo realizado nas mesmas. O objetivo deste estudo está relacionado à avaliação dos alunos indígenas referente à língua materna e o português, o ensino regular, as dificuldades dos professores tanto estruturais como pedagógicas, formação de professores e as características das escolas, em especial o Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo situado na Aldeia Avá– Guarani em São Miguel do Iguaçu. Para a realização deste trabalho utilizou-se de pesquisa de campo, como visita a aldeia Avá - Guarani, estudos referentes aos documentos indígenas, referenciais educacionais específicos para a modalidade de ensino indígena, Projeto Político Pedagógico da escola, entrevistas com a pedagoga, professores da aldeia e o responsável pela modalidade de ensino indígena do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. Sendo assim, um dos maiores resultados desta pesquisa foram os acréscimos aos estudos acadêmicos e um entendimento maior sobre a modalidade de ensino indígena. Outro acréscimo relevante foram os exemplos de aperfeiçoamento do processo de escolarização dos alunos indígenas, com programas deformação superior e específica para a docência nas escolas indígenas valorizando acultura e a língua materna, reafirmando o interesse de todos para uma educação de qualidade. Portanto, o presente trabalho atendeu as expectativas, além de proporcionar um embasamento teórico e prático da modalidade de ensino indígena, da valorização da cultura e do trabalho intercultural e diversificado. 2020-11-24T15:00:14Z 2020-11-24T15:00:14Z 2014-10-04 specializationThesis FEREZIN, Jennifer Rafaela Serafim. A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares. 2014. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21056 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Cultura - Estudo e ensino Reservas indígenas Índios - Usos e costumes Culture - Study and teaching Indian reservations Indians - Social life and customs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Cultura - Estudo e ensino Reservas indígenas Índios - Usos e costumes Culture - Study and teaching Indian reservations Indians - Social life and customs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Ferezin, Jennifer Rafaela Serafim A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares |
description |
A região oeste Paranaense está rodeada de aldeias indígenas, desta forma, entende-se a necessidade de estudar a presença dos alunos indígenas nas escolas regulares da região, nas escolas indígenas e o trabalho pedagógico que está sendo realizado nas mesmas. O objetivo deste estudo está relacionado à avaliação dos alunos indígenas referente à língua materna e o português, o ensino regular, as dificuldades dos professores tanto estruturais como pedagógicas, formação de professores e as características das escolas, em especial o Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo situado na Aldeia Avá– Guarani em São Miguel do Iguaçu. Para a realização deste trabalho utilizou-se de pesquisa de campo, como visita a aldeia Avá - Guarani, estudos referentes aos documentos indígenas, referenciais educacionais específicos para a modalidade de ensino indígena, Projeto Político Pedagógico da escola, entrevistas com a pedagoga, professores da aldeia e o responsável pela modalidade de ensino indígena do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. Sendo assim, um dos maiores resultados desta pesquisa foram os acréscimos aos estudos acadêmicos e um entendimento maior sobre a modalidade de ensino indígena. Outro acréscimo relevante foram os exemplos de aperfeiçoamento do processo de escolarização dos alunos indígenas, com programas deformação superior e específica para a docência nas escolas indígenas valorizando acultura e a língua materna, reafirmando o interesse de todos para uma educação de qualidade. Portanto, o presente trabalho atendeu as expectativas, além de proporcionar um embasamento teórico e prático da modalidade de ensino indígena, da valorização da cultura e do trabalho intercultural e diversificado. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Ferezin, Jennifer Rafaela Serafim |
author_sort |
Ferezin, Jennifer Rafaela Serafim |
title |
A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares |
title_short |
A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares |
title_full |
A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares |
title_fullStr |
A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares |
title_full_unstemmed |
A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares |
title_sort |
aldeia avá-guarani em são miguel do iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
FEREZIN, Jennifer Rafaela Serafim. A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares. 2014. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21056 |
_version_ |
1805300750851506176 |
score |
10,814766 |