A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares

A região oeste Paranaense está rodeada de aldeias indígenas, desta forma, entende-se a necessidade de estudar a presença dos alunos indígenas nas escolas regulares da região, nas escolas indígenas e o trabalho pedagógico que está sendo realizado nas mesmas. O objetivo deste estudo está relacionado à...

ver descrição completa

Autor principal: Ferezin, Jennifer Rafaela Serafim
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21056
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21056
recordtype dspace
spelling riut-1-210562020-11-24T15:00:16Z A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares Ferezin, Jennifer Rafaela Serafim Ribeiro, Janete Santa Maria Ribeiro, Janete Santa Maria Ribeiro, Janete Santa Maria Ribeiro, Janete Santa Maria Cultura - Estudo e ensino Reservas indígenas Índios - Usos e costumes Culture - Study and teaching Indian reservations Indians - Social life and customs CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A região oeste Paranaense está rodeada de aldeias indígenas, desta forma, entende-se a necessidade de estudar a presença dos alunos indígenas nas escolas regulares da região, nas escolas indígenas e o trabalho pedagógico que está sendo realizado nas mesmas. O objetivo deste estudo está relacionado à avaliação dos alunos indígenas referente à língua materna e o português, o ensino regular, as dificuldades dos professores tanto estruturais como pedagógicas, formação de professores e as características das escolas, em especial o Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo situado na Aldeia Avá– Guarani em São Miguel do Iguaçu. Para a realização deste trabalho utilizou-se de pesquisa de campo, como visita a aldeia Avá - Guarani, estudos referentes aos documentos indígenas, referenciais educacionais específicos para a modalidade de ensino indígena, Projeto Político Pedagógico da escola, entrevistas com a pedagoga, professores da aldeia e o responsável pela modalidade de ensino indígena do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. Sendo assim, um dos maiores resultados desta pesquisa foram os acréscimos aos estudos acadêmicos e um entendimento maior sobre a modalidade de ensino indígena. Outro acréscimo relevante foram os exemplos de aperfeiçoamento do processo de escolarização dos alunos indígenas, com programas deformação superior e específica para a docência nas escolas indígenas valorizando acultura e a língua materna, reafirmando o interesse de todos para uma educação de qualidade. Portanto, o presente trabalho atendeu as expectativas, além de proporcionar um embasamento teórico e prático da modalidade de ensino indígena, da valorização da cultura e do trabalho intercultural e diversificado. 2020-11-24T15:00:14Z 2020-11-24T15:00:14Z 2014-10-04 specializationThesis FEREZIN, Jennifer Rafaela Serafim. A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares. 2014. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21056 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Cultura - Estudo e ensino
Reservas indígenas
Índios - Usos e costumes
Culture - Study and teaching
Indian reservations
Indians - Social life and customs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Cultura - Estudo e ensino
Reservas indígenas
Índios - Usos e costumes
Culture - Study and teaching
Indian reservations
Indians - Social life and customs
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ferezin, Jennifer Rafaela Serafim
A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares
description A região oeste Paranaense está rodeada de aldeias indígenas, desta forma, entende-se a necessidade de estudar a presença dos alunos indígenas nas escolas regulares da região, nas escolas indígenas e o trabalho pedagógico que está sendo realizado nas mesmas. O objetivo deste estudo está relacionado à avaliação dos alunos indígenas referente à língua materna e o português, o ensino regular, as dificuldades dos professores tanto estruturais como pedagógicas, formação de professores e as características das escolas, em especial o Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo situado na Aldeia Avá– Guarani em São Miguel do Iguaçu. Para a realização deste trabalho utilizou-se de pesquisa de campo, como visita a aldeia Avá - Guarani, estudos referentes aos documentos indígenas, referenciais educacionais específicos para a modalidade de ensino indígena, Projeto Político Pedagógico da escola, entrevistas com a pedagoga, professores da aldeia e o responsável pela modalidade de ensino indígena do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. Sendo assim, um dos maiores resultados desta pesquisa foram os acréscimos aos estudos acadêmicos e um entendimento maior sobre a modalidade de ensino indígena. Outro acréscimo relevante foram os exemplos de aperfeiçoamento do processo de escolarização dos alunos indígenas, com programas deformação superior e específica para a docência nas escolas indígenas valorizando acultura e a língua materna, reafirmando o interesse de todos para uma educação de qualidade. Portanto, o presente trabalho atendeu as expectativas, além de proporcionar um embasamento teórico e prático da modalidade de ensino indígena, da valorização da cultura e do trabalho intercultural e diversificado.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Ferezin, Jennifer Rafaela Serafim
author_sort Ferezin, Jennifer Rafaela Serafim
title A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares
title_short A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares
title_full A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares
title_fullStr A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares
title_full_unstemmed A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares
title_sort aldeia avá-guarani em são miguel do iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FEREZIN, Jennifer Rafaela Serafim. A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares. 2014. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21056
_version_ 1805300750851506176
score 10,814766