O uso do jornal em sala de aula: percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I

The media are tools to support teaching and learning process and the reading taken through these tools are present in the current school context. In referring to the education sector, the media have always been present in education, however, often suffered some resistance in relation to its applicat...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Lyne Claide Menezes dos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21067
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21067
recordtype dspace
spelling riut-1-210672020-11-24T15:02:41Z O uso do jornal em sala de aula: percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I Santos, Lyne Claide Menezes dos Rovaris, Nelci Aparecida Zanette Rovaris, Nelci Aparecida Zanette Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Rovaris, Nelci Aparecida Zanette Comunicação de massa e educação Incentivo à leitura Pensamento crítico Mass media and education Reading promotion Critical thinking CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The media are tools to support teaching and learning process and the reading taken through these tools are present in the current school context. In referring to the education sector, the media have always been present in education, however, often suffered some resistance in relation to its application in the school context. Thus, this work has as its theme the newspaper's use in the classroom as teaching practice tool for encouraging reading in elementary school I. The methodology includes a qualitative research studies whose base is literature on the newspaper's use in the room class research and field data collected from a closed questionnaire to verify the behavior of students with regard to reading the printed newspaper and online. As a result of the research showed that the newspaper reading print or online, for most students surveyed occurs exclusively in the classroom and a few times a year, making it the newspaper is little used as a teaching resource. Os meios de comunicação são ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem e a leitura feita através destas ferramentas se fazem presentes no contexto escolar atual. No que se referem à área educacional, as mídias sempre estiveram presentes na educação, porém, não raras vezes, sofreu certa resistência, em relação a sua aplicação no contexto escolar. Desta forma, este trabalho tem como temática o uso do jornal em sala de aula como ferramenta prática pedagógica para o incentivo à leitura no Ensino Fundamental I. A metodologia engloba uma pesquisa qualitativa cuja base de estudos é bibliográfica sobre o uso do jornal na sala de aula e pesquisa de campo com dados coletados a partir de um questionário fechado para verificação do comportamento dos alunos com relação à leitura do jornal impresso e online. Como resultado da pesquisa observou-se que a leitura de jornal impresso ou online, para a maioria dos alunos pesquisados ocorre exclusivamente em sala de aula e algumas vezes ao ano, sendo assim o jornal é pouco utilizado como um recurso pedagógico. 2020-11-24T15:02:40Z 2020-11-24T15:02:40Z 2014-12-09 specializationThesis SANTOS, Lyne Claide Menezes dos. O uso do jornal em sala de aula: percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21067 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Comunicação de massa e educação
Incentivo à leitura
Pensamento crítico
Mass media and education
Reading promotion
Critical thinking
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Comunicação de massa e educação
Incentivo à leitura
Pensamento crítico
Mass media and education
Reading promotion
Critical thinking
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Santos, Lyne Claide Menezes dos
O uso do jornal em sala de aula: percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I
description The media are tools to support teaching and learning process and the reading taken through these tools are present in the current school context. In referring to the education sector, the media have always been present in education, however, often suffered some resistance in relation to its application in the school context. Thus, this work has as its theme the newspaper's use in the classroom as teaching practice tool for encouraging reading in elementary school I. The methodology includes a qualitative research studies whose base is literature on the newspaper's use in the room class research and field data collected from a closed questionnaire to verify the behavior of students with regard to reading the printed newspaper and online. As a result of the research showed that the newspaper reading print or online, for most students surveyed occurs exclusively in the classroom and a few times a year, making it the newspaper is little used as a teaching resource.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Santos, Lyne Claide Menezes dos
author_sort Santos, Lyne Claide Menezes dos
title O uso do jornal em sala de aula: percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I
title_short O uso do jornal em sala de aula: percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I
title_full O uso do jornal em sala de aula: percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I
title_fullStr O uso do jornal em sala de aula: percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I
title_full_unstemmed O uso do jornal em sala de aula: percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I
title_sort o uso do jornal em sala de aula: percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental i
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SANTOS, Lyne Claide Menezes dos. O uso do jornal em sala de aula: percepção dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21067
_version_ 1805319129343721472
score 10,814766