Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio

Este trabalho apresenta os resultados das pesquisas acerca das metodologias e didáticas possíveis de serem utilizadas para trabalhar a temática áreas de risco socioambiental no ensino fundamental e ensino médio. Partiu do levantamento bibliográfico de artigos científicos, capítulos de livros e anais...

ver descrição completa

Autor principal: Trovarelli, Patrícia
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21073
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21073
recordtype dspace
spelling riut-1-210732020-11-24T15:04:01Z Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio Methodological contributions of geography for studies of risk areas in elementary and high school Trovarelli, Patrícia Magalhães, Vanderlei Leopold Magalhães, Vanderlei Leopold Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Santos, Ricardo dos Scherpinski, Neusa Idick Educação Metodologia Geografia - Estudo e ensino Education Methodology Geography - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Este trabalho apresenta os resultados das pesquisas acerca das metodologias e didáticas possíveis de serem utilizadas para trabalhar a temática áreas de risco socioambiental no ensino fundamental e ensino médio. Partiu do levantamento bibliográfico de artigos científicos, capítulos de livros e anais de congressos publicados em sites de pesquisa acadêmica após o ano de 2000. O objetivo geral foi verificar as possíveis metodologias e práticas educativas que estão sendo pesquisadas e utilizadas por professores, instituições ou pesquisadores sobre as áreas de risco socioambiental possíveis de serem utilizadas no ensino fundamental e médio. Como objetivo específico, verificou como e em quais ciclos dos Parâmetros Curriculares Nacionais a disciplina de Geografia pode contribuir para a abordagem da temática áreas de riscos socioambiental. A importância dessa pesquisa se justifica nos esclarecimentos sobre a abordagem das áreas de risco no ensino fundamental e médio abrindo possibilidades de investigações mais sistematizadas sobre o assunto, a fim de trazer novas contribuições para o aprimoramento de métodos e técnicas de ensino desta temática para a educação básica. Este trabalho apresenta os resultados das pesquisas acerca das metodologias e didáticas possíveis de serem utilizadas para trabalhar a temática áreas de risco socioambiental no ensino fundamental e ensino médio. Partiu do levantamento bibliográfico de artigos científicos, capítulos de livros e anais de congressos publicados em sites de pesquisa acadêmica após o ano de 2000. O objetivo geral foi verificar as possíveis metodologias e práticas educativas que estão sendo pesquisadas e utilizadas por professores, instituições ou pesquisadores sobre as áreas de risco socioambiental possíveis de serem utilizadas no ensino fundamental e médio. Como objetivo específico, verificou como e em quais ciclos dos Parâmetros Curriculares Nacionais a disciplina de Geografia pode contribuir para a abordagem da temática áreas de riscos socioambiental. A importância dessa pesquisa se justifica nos esclarecimentos sobre a abordagem das áreas de risco no ensino fundamental e médio abrindo possibilidades de investigações mais sistematizadas sobre o assunto, a fim de trazer novas contribuições para o aprimoramento de métodos e técnicas de ensino desta temática para a educação básica. 2020-11-24T15:04:00Z 2020-11-24T15:04:00Z 2018-06-22 specializationThesis TROVARELLI, Patrícia. Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21073 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação
Metodologia
Geografia - Estudo e ensino
Education
Methodology
Geography - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Educação
Metodologia
Geografia - Estudo e ensino
Education
Methodology
Geography - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Trovarelli, Patrícia
Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio
description Este trabalho apresenta os resultados das pesquisas acerca das metodologias e didáticas possíveis de serem utilizadas para trabalhar a temática áreas de risco socioambiental no ensino fundamental e ensino médio. Partiu do levantamento bibliográfico de artigos científicos, capítulos de livros e anais de congressos publicados em sites de pesquisa acadêmica após o ano de 2000. O objetivo geral foi verificar as possíveis metodologias e práticas educativas que estão sendo pesquisadas e utilizadas por professores, instituições ou pesquisadores sobre as áreas de risco socioambiental possíveis de serem utilizadas no ensino fundamental e médio. Como objetivo específico, verificou como e em quais ciclos dos Parâmetros Curriculares Nacionais a disciplina de Geografia pode contribuir para a abordagem da temática áreas de riscos socioambiental. A importância dessa pesquisa se justifica nos esclarecimentos sobre a abordagem das áreas de risco no ensino fundamental e médio abrindo possibilidades de investigações mais sistematizadas sobre o assunto, a fim de trazer novas contribuições para o aprimoramento de métodos e técnicas de ensino desta temática para a educação básica.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Trovarelli, Patrícia
author_sort Trovarelli, Patrícia
title Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio
title_short Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio
title_full Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio
title_fullStr Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio
title_full_unstemmed Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio
title_sort contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation TROVARELLI, Patrícia. Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21073
_version_ 1805320974023786496
score 10,814766