Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio
Este trabalho apresenta os resultados das pesquisas acerca das metodologias e didáticas possíveis de serem utilizadas para trabalhar a temática áreas de risco socioambiental no ensino fundamental e ensino médio. Partiu do levantamento bibliográfico de artigos científicos, capítulos de livros e anais...
Autor principal: | Trovarelli, Patrícia |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21073 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21073 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-210732020-11-24T15:04:01Z Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio Methodological contributions of geography for studies of risk areas in elementary and high school Trovarelli, Patrícia Magalhães, Vanderlei Leopold Magalhães, Vanderlei Leopold Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Santos, Ricardo dos Scherpinski, Neusa Idick Educação Metodologia Geografia - Estudo e ensino Education Methodology Geography - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Este trabalho apresenta os resultados das pesquisas acerca das metodologias e didáticas possíveis de serem utilizadas para trabalhar a temática áreas de risco socioambiental no ensino fundamental e ensino médio. Partiu do levantamento bibliográfico de artigos científicos, capítulos de livros e anais de congressos publicados em sites de pesquisa acadêmica após o ano de 2000. O objetivo geral foi verificar as possíveis metodologias e práticas educativas que estão sendo pesquisadas e utilizadas por professores, instituições ou pesquisadores sobre as áreas de risco socioambiental possíveis de serem utilizadas no ensino fundamental e médio. Como objetivo específico, verificou como e em quais ciclos dos Parâmetros Curriculares Nacionais a disciplina de Geografia pode contribuir para a abordagem da temática áreas de riscos socioambiental. A importância dessa pesquisa se justifica nos esclarecimentos sobre a abordagem das áreas de risco no ensino fundamental e médio abrindo possibilidades de investigações mais sistematizadas sobre o assunto, a fim de trazer novas contribuições para o aprimoramento de métodos e técnicas de ensino desta temática para a educação básica. Este trabalho apresenta os resultados das pesquisas acerca das metodologias e didáticas possíveis de serem utilizadas para trabalhar a temática áreas de risco socioambiental no ensino fundamental e ensino médio. Partiu do levantamento bibliográfico de artigos científicos, capítulos de livros e anais de congressos publicados em sites de pesquisa acadêmica após o ano de 2000. O objetivo geral foi verificar as possíveis metodologias e práticas educativas que estão sendo pesquisadas e utilizadas por professores, instituições ou pesquisadores sobre as áreas de risco socioambiental possíveis de serem utilizadas no ensino fundamental e médio. Como objetivo específico, verificou como e em quais ciclos dos Parâmetros Curriculares Nacionais a disciplina de Geografia pode contribuir para a abordagem da temática áreas de riscos socioambiental. A importância dessa pesquisa se justifica nos esclarecimentos sobre a abordagem das áreas de risco no ensino fundamental e médio abrindo possibilidades de investigações mais sistematizadas sobre o assunto, a fim de trazer novas contribuições para o aprimoramento de métodos e técnicas de ensino desta temática para a educação básica. 2020-11-24T15:04:00Z 2020-11-24T15:04:00Z 2018-06-22 specializationThesis TROVARELLI, Patrícia. Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21073 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Educação Metodologia Geografia - Estudo e ensino Education Methodology Geography - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Educação Metodologia Geografia - Estudo e ensino Education Methodology Geography - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Trovarelli, Patrícia Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio |
description |
Este trabalho apresenta os resultados das pesquisas acerca das metodologias e didáticas possíveis de serem utilizadas para trabalhar a temática áreas de risco socioambiental no ensino fundamental e ensino médio. Partiu do levantamento bibliográfico de artigos científicos, capítulos de livros e anais de congressos publicados em sites de pesquisa acadêmica após o ano de 2000. O objetivo geral foi verificar as possíveis metodologias e práticas educativas que estão sendo pesquisadas e utilizadas por professores, instituições ou pesquisadores sobre as áreas de risco socioambiental possíveis de serem utilizadas no ensino fundamental e médio. Como objetivo específico, verificou como e em quais ciclos dos Parâmetros Curriculares Nacionais a disciplina de Geografia pode contribuir para a abordagem da temática áreas de riscos socioambiental. A importância dessa pesquisa se justifica nos esclarecimentos sobre a abordagem das áreas de risco no ensino fundamental e médio abrindo possibilidades de investigações mais sistematizadas sobre o assunto, a fim de trazer novas contribuições para o aprimoramento de métodos e técnicas de ensino desta temática para a educação básica. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Trovarelli, Patrícia |
author_sort |
Trovarelli, Patrícia |
title |
Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio |
title_short |
Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio |
title_full |
Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio |
title_fullStr |
Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio |
title_full_unstemmed |
Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio |
title_sort |
contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
TROVARELLI, Patrícia. Contribuições metodológicas da geografia para estudos de áreas de risco no ensino fundamental e médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21073 |
_version_ |
1805320974023786496 |
score |
10,814766 |