Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental

This work was subject teaching capoeira and seeks to demonstrate the importance of poultry in elementary school, analyzing its benefits for the development of students in areas such as discipline, behavior and improving the teaching-learning process. For this, we also present Capoeira students; teac...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Lukas Jorge de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21076
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21076
recordtype dspace
spelling riut-1-210762020-11-24T15:04:42Z Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental Souza, Lukas Jorge de Santos, Ricardo dos Santos, Ricardo dos Sandmann, André Santos, Cidmar Ortiz dos Educação - Programas de atividades Música - Instrução e estudo Exercícios físicos Activity programs in education Music - Instruction and study Exercise CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work was subject teaching capoeira and seeks to demonstrate the importance of poultry in elementary school, analyzing its benefits for the development of students in areas such as discipline, behavior and improving the teaching-learning process. For this, we also present Capoeira students; teach motions and songs of Capoeira with instruments themselves; performed with the bodily practices class with Capoeira movements; work moral values, respect for others, the professor figure, socialization, discipline and behavior that Capoeira brings and analyze the increased interest in learning the content and the positive changes in students. The research was done in a school of public school where a teacher, provided some of their physical education classes for this research, which was quantitatively through the field method, using questionnaires research technique, which were applied to the teachers that teach in that class, project target audience. Este trabalho teve como temática o ensino da Capoeira e pretendeu demonstrar a importância da capoeira no ensino fundamental, analisando seus benefícios para o desenvolvimento dos alunos, em aspectos como a disciplina, o comportamento e na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Para isto, também apresentamos a Capoeira aos alunos; ensinamos movimentos e músicas de Capoeira com instru-mentos próprios; realizamos com a turma práticas corporais com movimentos de Capoeira; trabalhamos os valores morais, de respeito ao próximo, à figura do profes-sor, de socialização, disciplina e comportamento que a Capoeira traz e analisamos o aumento do interesse na aprendizagem dos conteúdos e nas mudanças positivas dos alunos. A realização da pesquisa foi feita num colégio da rede pública de ensino onde uma professora, disponibilizou algumas de suas aulas de Educação Física pa-ra a realização desta pesquisa, que foi quantitativa por meio do método de campo, utilizando a técnica de pesquisa de questionários, que foram aplicados aos professores que ministram aulas na referida turma, público alvo do projeto. 2020-11-24T15:04:41Z 2020-11-24T15:04:41Z 2014-12-08 specializationThesis SOUZA, Lukas Jorge de. Capoeira na escola – uma experiência aplicada no ensino fundamental. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21076 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação - Programas de atividades
Música - Instrução e estudo
Exercícios físicos
Activity programs in education
Music - Instruction and study
Exercise
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação - Programas de atividades
Música - Instrução e estudo
Exercícios físicos
Activity programs in education
Music - Instruction and study
Exercise
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Souza, Lukas Jorge de
Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental
description This work was subject teaching capoeira and seeks to demonstrate the importance of poultry in elementary school, analyzing its benefits for the development of students in areas such as discipline, behavior and improving the teaching-learning process. For this, we also present Capoeira students; teach motions and songs of Capoeira with instruments themselves; performed with the bodily practices class with Capoeira movements; work moral values, respect for others, the professor figure, socialization, discipline and behavior that Capoeira brings and analyze the increased interest in learning the content and the positive changes in students. The research was done in a school of public school where a teacher, provided some of their physical education classes for this research, which was quantitatively through the field method, using questionnaires research technique, which were applied to the teachers that teach in that class, project target audience.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Souza, Lukas Jorge de
author_sort Souza, Lukas Jorge de
title Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental
title_short Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental
title_full Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental
title_fullStr Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental
title_full_unstemmed Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental
title_sort capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SOUZA, Lukas Jorge de. Capoeira na escola – uma experiência aplicada no ensino fundamental. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21076
_version_ 1805315206188892160
score 10,814766