Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental
This work was subject teaching capoeira and seeks to demonstrate the importance of poultry in elementary school, analyzing its benefits for the development of students in areas such as discipline, behavior and improving the teaching-learning process. For this, we also present Capoeira students; teac...
Autor principal: | Souza, Lukas Jorge de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21076 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21076 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-210762020-11-24T15:04:42Z Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental Souza, Lukas Jorge de Santos, Ricardo dos Santos, Ricardo dos Sandmann, André Santos, Cidmar Ortiz dos Educação - Programas de atividades Música - Instrução e estudo Exercícios físicos Activity programs in education Music - Instruction and study Exercise CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work was subject teaching capoeira and seeks to demonstrate the importance of poultry in elementary school, analyzing its benefits for the development of students in areas such as discipline, behavior and improving the teaching-learning process. For this, we also present Capoeira students; teach motions and songs of Capoeira with instruments themselves; performed with the bodily practices class with Capoeira movements; work moral values, respect for others, the professor figure, socialization, discipline and behavior that Capoeira brings and analyze the increased interest in learning the content and the positive changes in students. The research was done in a school of public school where a teacher, provided some of their physical education classes for this research, which was quantitatively through the field method, using questionnaires research technique, which were applied to the teachers that teach in that class, project target audience. Este trabalho teve como temática o ensino da Capoeira e pretendeu demonstrar a importância da capoeira no ensino fundamental, analisando seus benefícios para o desenvolvimento dos alunos, em aspectos como a disciplina, o comportamento e na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Para isto, também apresentamos a Capoeira aos alunos; ensinamos movimentos e músicas de Capoeira com instru-mentos próprios; realizamos com a turma práticas corporais com movimentos de Capoeira; trabalhamos os valores morais, de respeito ao próximo, à figura do profes-sor, de socialização, disciplina e comportamento que a Capoeira traz e analisamos o aumento do interesse na aprendizagem dos conteúdos e nas mudanças positivas dos alunos. A realização da pesquisa foi feita num colégio da rede pública de ensino onde uma professora, disponibilizou algumas de suas aulas de Educação Física pa-ra a realização desta pesquisa, que foi quantitativa por meio do método de campo, utilizando a técnica de pesquisa de questionários, que foram aplicados aos professores que ministram aulas na referida turma, público alvo do projeto. 2020-11-24T15:04:41Z 2020-11-24T15:04:41Z 2014-12-08 specializationThesis SOUZA, Lukas Jorge de. Capoeira na escola – uma experiência aplicada no ensino fundamental. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21076 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Educação - Programas de atividades Música - Instrução e estudo Exercícios físicos Activity programs in education Music - Instruction and study Exercise CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Educação - Programas de atividades Música - Instrução e estudo Exercícios físicos Activity programs in education Music - Instruction and study Exercise CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Souza, Lukas Jorge de Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental |
description |
This work was subject teaching capoeira and seeks to demonstrate the importance of poultry in elementary school, analyzing its benefits for the development of students in areas such as discipline, behavior and improving the teaching-learning process. For this, we also present Capoeira students; teach motions and songs of Capoeira with instruments themselves; performed with the bodily practices class with Capoeira movements; work moral values, respect for others, the professor figure, socialization, discipline and behavior that Capoeira brings and analyze the increased interest in learning the content and the positive changes in students. The research was done in a school of public school where a teacher, provided some of their physical education classes for this research, which was quantitatively through the field method, using questionnaires research technique, which were applied to the teachers that teach in that class, project target audience. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Souza, Lukas Jorge de |
author_sort |
Souza, Lukas Jorge de |
title |
Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental |
title_short |
Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental |
title_full |
Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental |
title_fullStr |
Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental |
title_sort |
capoeira na escola: uma experiência aplicada no ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SOUZA, Lukas Jorge de. Capoeira na escola – uma experiência aplicada no ensino fundamental. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21076 |
_version_ |
1805315206188892160 |
score |
10,814766 |