Metodologias para práticas de leitura nas aulas de português

The study of the language and its dominance is fundamental in any society, it is the knowledge of own language that becomes possible quality communication with peers, defending their ideas and positioning themselves socially. The present study was based on the approach of methodologies of teaching E...

ver descrição completa

Autor principal: Kamei, Maria Luiza Gilio Ferla
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21086
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21086
recordtype dspace
spelling riut-1-210862020-11-24T15:06:57Z Metodologias para práticas de leitura nas aulas de português Kamei, Maria Luiza Gilio Ferla Santos Junior, Lucas Schenoveber dos Santos Junior, Lucas Schenoveber dos Sandmann, André Hlenka, Vanessa Comunicação na educação Incentivo à leitura Estratégias de aprendizagem Communication in education Reading promotion Learning strategies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The study of the language and its dominance is fundamental in any society, it is the knowledge of own language that becomes possible quality communication with peers, defending their ideas and positioning themselves socially. The present study was based on the approach of methodologies of teaching English language through reading practice, targeted to students in the sixth year, the High School Marechal Arthur da Costa e Silva. These students went through a period of literacy in order to value the importance of learning, and eliminate the prejudices that society itself builds on children that discipline is too complex to be understood. The aim of this study was to analyze the methodologies that have been used in the practice of reading during the Portuguese classes. And the specific objectives were: To study the importance of reading practice in the Portuguese language classes; to observe how the sixth graders may have enhanced their intellectual development through reading practices. The methodology used to construct this work included literature research and field research that may be complementary to one another and contribute to a broader view on the proposed question. The results that are achieved through this study showed that students like the practice of reading, but it is essential to work for them interesting texts that have meaning in their lives. O estudo da língua materna e o seu domínio é fundamental em quaisquer sociedades, pois é pelo conhecimento de sua própria linguagem que se torna possível uma comunicação de qualidade com seus pares, defendendo suas ideias e se posicionando socialmente. O presente estudo pautou-se na abordagem de metodologias do ensino de língua portuguesa através de práticas de leitura, direcionada aos alunos do sexto ano, do Colégio Marechal Arthur da Costa e Silva. Esses alunos passaram por um período de alfabetização e letramento, de modo a valorizar a importância desse aprendizado, e eliminar os pré-julgamentos que a própria sociedade constrói nas crianças de que a disciplina é muito complexa para ser compreendida. O objetivo geral deste estudo foi analisar as metodologias que têm sido utilizadas nas práticas da leitura durante as aulas de Língua Portuguesa. E os objetivos específicos foram: destacar a importância da prática da leitura nas aulas de língua portuguesa; destacar como os alunos do sexto ano podem ter o seu desenvolvimento intelectual potencializado através de práticas de leitura. A metodologia utilizada para a construção desse trabalho incluiu pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, para que uma possa ser complementar à outra e possam contribuir para uma visão mais ampla sobre a questão proposta. Os resultados que se atingiu através desse estudo mostraram que os alunos gostam da prática de leitura, mas é fundamental que se trabalhem textos interessantes para eles, que tenham significados em suas vidas. 2020-11-24T15:06:56Z 2020-11-24T15:06:56Z 2014-10-24 specializationThesis KAMEI, Maria Luiza Gilio Ferla. Metodologias para práticas de leitura nas aulas de português. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21086 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Comunicação na educação
Incentivo à leitura
Estratégias de aprendizagem
Communication in education
Reading promotion
Learning strategies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Comunicação na educação
Incentivo à leitura
Estratégias de aprendizagem
Communication in education
Reading promotion
Learning strategies
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Kamei, Maria Luiza Gilio Ferla
Metodologias para práticas de leitura nas aulas de português
description The study of the language and its dominance is fundamental in any society, it is the knowledge of own language that becomes possible quality communication with peers, defending their ideas and positioning themselves socially. The present study was based on the approach of methodologies of teaching English language through reading practice, targeted to students in the sixth year, the High School Marechal Arthur da Costa e Silva. These students went through a period of literacy in order to value the importance of learning, and eliminate the prejudices that society itself builds on children that discipline is too complex to be understood. The aim of this study was to analyze the methodologies that have been used in the practice of reading during the Portuguese classes. And the specific objectives were: To study the importance of reading practice in the Portuguese language classes; to observe how the sixth graders may have enhanced their intellectual development through reading practices. The methodology used to construct this work included literature research and field research that may be complementary to one another and contribute to a broader view on the proposed question. The results that are achieved through this study showed that students like the practice of reading, but it is essential to work for them interesting texts that have meaning in their lives.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Kamei, Maria Luiza Gilio Ferla
author_sort Kamei, Maria Luiza Gilio Ferla
title Metodologias para práticas de leitura nas aulas de português
title_short Metodologias para práticas de leitura nas aulas de português
title_full Metodologias para práticas de leitura nas aulas de português
title_fullStr Metodologias para práticas de leitura nas aulas de português
title_full_unstemmed Metodologias para práticas de leitura nas aulas de português
title_sort metodologias para práticas de leitura nas aulas de português
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation KAMEI, Maria Luiza Gilio Ferla. Metodologias para práticas de leitura nas aulas de português. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21086
_version_ 1805305944883593216
score 10,814766