A importância da música na educação infantil

This study aimed to conduct a study to investigate how teachers of early childhood education are entering the music in their teaching, and what is its contribution towards the development of learning once, may aid the child's psychomotor development, and collaborate in cognitive, social and emo...

ver descrição completa

Autor principal: Acosta, Patrícia Rodrigues
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21094
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21094
recordtype dspace
spelling riut-1-210942020-11-24T15:08:47Z A importância da música na educação infantil Acosta, Patrícia Rodrigues Santos, Cidmar Ortiz dos Santos, Cidmar Ortiz dos Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Lima, Ivone Teresinha Carletto de Motivação na educação Aprendizagem motora Estilo cognitivo em crianças Motivation in education Motor learning Cognitive styles in children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study aimed to conduct a study to investigate how teachers of early childhood education are entering the music in their teaching, and what is its contribution towards the development of learning once, may aid the child's psychomotor development, and collaborate in cognitive, social and emotional creativity, providing the student with contact with a playful and literate world. To achieve this goal, originally one grounded literature on ideas and thoughts from various authors, who consider music as an important teaching tool in the classroom was conducted. Following a field study with the intention of obtaining information relating to the research topic was held. As a working tool, questionnaires consisting of open and closed that were given to teachers working in early childhood education centers of Ibaiti in order to compare theory with practice questions were used. Data analysis was done after collecting the questionnaires and is presented by categories. We opted for this choice to facilitate the reader's understanding. O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo para investigar como os professores da educação infantil estão inserindo a música em sua prática pedagógica, e qual a sua contribuição em relação ao desenvolvimento da aprendizagem, uma vez que, possa auxiliar no desenvolvimento psicomotor da criança, e colaborar nas criatividades cognitivas, sociais e emocionais, possibilitando ao aluno um contato com um mundo lúdico e letrado. Para atingir esse objetivo, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica alicerçada nas ideias e pensamentos de diversos autores, que consideram a música como um importante recurso pedagógico em sala de aula. Na sequência foi realizada uma pesquisa de campo com a intenção de obter informações referentes ao tema pesquisado. Como instrumento de trabalho, foram utilizados questionários constituídos por questões abertas e fechadas que foram entregues aos professores atuantes nos centros de educação infantil de Ibaiti com a finalidade de comparar a teoria com a prática. A análise dos dados foi feita após o recolhimento dos questionários e está apresentada por meio de categorias. Optou-se por esta escolha para facilitar a compreensão do leitor. 2020-11-24T15:08:46Z 2020-11-24T15:08:46Z 2014-12-11 specializationThesis ACOSTA, Patrícia Rodrigues. A importância da música na educação infantil. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21094 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Motivação na educação
Aprendizagem motora
Estilo cognitivo em crianças
Motivation in education
Motor learning
Cognitive styles in children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Motivação na educação
Aprendizagem motora
Estilo cognitivo em crianças
Motivation in education
Motor learning
Cognitive styles in children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Acosta, Patrícia Rodrigues
A importância da música na educação infantil
description This study aimed to conduct a study to investigate how teachers of early childhood education are entering the music in their teaching, and what is its contribution towards the development of learning once, may aid the child's psychomotor development, and collaborate in cognitive, social and emotional creativity, providing the student with contact with a playful and literate world. To achieve this goal, originally one grounded literature on ideas and thoughts from various authors, who consider music as an important teaching tool in the classroom was conducted. Following a field study with the intention of obtaining information relating to the research topic was held. As a working tool, questionnaires consisting of open and closed that were given to teachers working in early childhood education centers of Ibaiti in order to compare theory with practice questions were used. Data analysis was done after collecting the questionnaires and is presented by categories. We opted for this choice to facilitate the reader's understanding.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Acosta, Patrícia Rodrigues
author_sort Acosta, Patrícia Rodrigues
title A importância da música na educação infantil
title_short A importância da música na educação infantil
title_full A importância da música na educação infantil
title_fullStr A importância da música na educação infantil
title_full_unstemmed A importância da música na educação infantil
title_sort importância da música na educação infantil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ACOSTA, Patrícia Rodrigues. A importância da música na educação infantil. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21094
_version_ 1760453228049203200
score 10,966579