O ensino do aluno com deficiência intelectual

Este trabalho teve como temática o aluno com deficiência intelectual e as formas de levar o aprendizado até este, com objetivo de conhecer as dificuldades que este aluno apresenta e as maneiras que o ensino deve ser dirigido ao aluno com deficiência intelectual. Trata ainda sobre as necessidades enc...

ver descrição completa

Autor principal: Silvério, Miriam
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21106
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: Este trabalho teve como temática o aluno com deficiência intelectual e as formas de levar o aprendizado até este, com objetivo de conhecer as dificuldades que este aluno apresenta e as maneiras que o ensino deve ser dirigido ao aluno com deficiência intelectual. Trata ainda sobre as necessidades encontradas para se trabalhar com esse público nas escolas e apresentar algumas técnicas que podem ser desenvolvidas pelos professores de maneira que não exclua o aluno e sim proporcione oportunidades de interação. Apresenta conceitos sobre a inclusão do aluno com necessidades especiais visando sua participação em todas as atividades focando em suas potencialidades, relata sobre os direitos que o educando possui quanto ao atendimento especializado por professores capacitados que atendam as necessidades apresentadas, o atendimento educacional especializado e práticas para a inclusão. Sobre as práticas pesquisadas que podem ser trabalhadas com aluno com deficiência intelectual percebe-se que são práticas focadas em jogos interativos e educacionais de modo a estimular o aluno a desenvolver sua estrutura mental, sua autonomia e autoestima.