Educação ambiental no ensino fundamental: metodologias de ensino para trabalhar com alunos na escola

Environmental education has been a widely debated subject today. Its purpose is to give a new meaning in the relationship of human beings with nature, trying to modify behaviors that lead to degrade the environment. His study should start within schools. The school, however, is the need to develop i...

ver descrição completa

Autor principal: Lunkes, Neusa
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21115
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21115
recordtype dspace
spelling riut-1-211152020-11-24T15:13:42Z Educação ambiental no ensino fundamental: metodologias de ensino para trabalhar com alunos na escola Lunkes, Neusa Bortoli, Marlene Magnoni Bortoli, Marlene Magnoni Winter, Lairton Moacir Bortoloto, Claudimara Cassoli Meio ambiente e crianças Conservação da natureza Desenvolvimento sustentável Environment and children Nature conservation Sustainable development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Environmental education has been a widely debated subject today. Its purpose is to give a new meaning in the relationship of human beings with nature, trying to modify behaviors that lead to degrade the environment. His study should start within schools. The school, however, is the need to develop it beyond the transversality, an environmental link, in order to effectively leverage the teaching of environmental education. Thus, the main objective of this monograph was present ways of how to work the environmental education in elementary school. The methodology employed in this study was prevalent exploratory descriptive. The tools adopted for data collection were the bibliographical research and documentary. The results of the study point out that the study of environmental education tends to favor the progress of mankind, unraveled the natural laws governing the environment. A educação ambiental tem sido um assunto debatido amplamente na atualidade. Seu propósito é o de dar um novo significado na relação do ser humano com a natureza, tentando com isso modificar comportamentos que levam a degradar o meio ambiente. Seu estudo deve iniciar no convívio familiar e segue sua aprendizagem no âmbito escolar. Consta-se, contudo, a necessidade de se desenvolver na escola, além da transversalidade, um elo ambiental, visando alavancar de forma efetiva o ensino da educação ambiental. Neste sentido, o objetivo principal desta monografia foi apresentar metodologias de como trabalhar a educação ambiental no ensino fundamental. A metodologia empregada no presente estudo foi predominante descritiva exploratória. As ferramentas adotadas para a coleta de dados foi à pesquisa bibliográfica. Como resultado do estudo apresento alguns métodos e técnicas que podem ser desenvolvidos na escola com os alunos, relacionados ao tema ambiental, para que cada vez mais se possa compreender e respeitar a natureza. 2020-11-24T15:13:41Z 2020-11-24T15:13:41Z 2014-11-14 specializationThesis LUNKES, Neusa. Educação ambiental no ensino fundamental: metodologias de ensino para trabalhar com alunos na escola. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21115 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Meio ambiente e crianças
Conservação da natureza
Desenvolvimento sustentável
Environment and children
Nature conservation
Sustainable development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Meio ambiente e crianças
Conservação da natureza
Desenvolvimento sustentável
Environment and children
Nature conservation
Sustainable development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Lunkes, Neusa
Educação ambiental no ensino fundamental: metodologias de ensino para trabalhar com alunos na escola
description Environmental education has been a widely debated subject today. Its purpose is to give a new meaning in the relationship of human beings with nature, trying to modify behaviors that lead to degrade the environment. His study should start within schools. The school, however, is the need to develop it beyond the transversality, an environmental link, in order to effectively leverage the teaching of environmental education. Thus, the main objective of this monograph was present ways of how to work the environmental education in elementary school. The methodology employed in this study was prevalent exploratory descriptive. The tools adopted for data collection were the bibliographical research and documentary. The results of the study point out that the study of environmental education tends to favor the progress of mankind, unraveled the natural laws governing the environment.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Lunkes, Neusa
author_sort Lunkes, Neusa
title Educação ambiental no ensino fundamental: metodologias de ensino para trabalhar com alunos na escola
title_short Educação ambiental no ensino fundamental: metodologias de ensino para trabalhar com alunos na escola
title_full Educação ambiental no ensino fundamental: metodologias de ensino para trabalhar com alunos na escola
title_fullStr Educação ambiental no ensino fundamental: metodologias de ensino para trabalhar com alunos na escola
title_full_unstemmed Educação ambiental no ensino fundamental: metodologias de ensino para trabalhar com alunos na escola
title_sort educação ambiental no ensino fundamental: metodologias de ensino para trabalhar com alunos na escola
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation LUNKES, Neusa. Educação ambiental no ensino fundamental: metodologias de ensino para trabalhar com alunos na escola. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21115
_version_ 1805296490085613568
score 10,814766