Técnicas e métodos de contação de histórias infantis: diagnóstico das práticas aplicadas

To tell a story through oral interaction happens between the meter and your listeners, which allows the improvement of the teaching and learning process of the child. Thus, the objective of this work was to improve the school environment for children who did not have contact with the children's...

ver descrição completa

Autor principal: Antunes, Sandra Mara
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21119
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21119
recordtype dspace
spelling riut-1-211192020-11-24T15:14:40Z Técnicas e métodos de contação de histórias infantis: diagnóstico das práticas aplicadas Antunes, Sandra Mara Sandmann, André Sandmann, André Berghauser, Neron Alipio Cortes Bortoloto, Claudimara Cassoli Criatividade em crianças Imaginação em crianças Incentivo à leitura Creative ability in children Reading promotion CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO To tell a story through oral interaction happens between the meter and your listeners, which allows the improvement of the teaching and learning process of the child. Thus, the objective of this work was to improve the school environment for children who did not have contact with the children's stories, and studying the reaction of those listening to the story telling by the teacher and the first results of this practice in the classroom, through analysis of the immediate effects of two different methods of telling children's stories to students in the 4th grade of elementary school in a public school of education. The stories with the help of the technique that makes use of environment decorated and characterization of the characters participating in the plot, and also the technique of clothesline were counted. Both techniques were successful, but the first is more efficient, since all students were able to report at the end of practice the title, name of the characters and plot of stories. Regardless of the technique used the benefits were many and met the expectations of the researcher. Ao contar uma história através da oralidade acontece a interação entre o contador e seus ouvintes, que permite o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem da criança. Desta forma, o objetivo deste trabalho consistiu em aperfeiçoar a realidade escolar de crianças que não possuíam contato com as histórias infantis, e estudar a reação destas ao ouvir a contação de histórias pelo professor e os primeiros resultados desta prática em sala de aula, através da análise dos efeitos imediatos de dois diferentes métodos de contar histórias infantis aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Ensino. Foram contadas as histórias com o auxilio da técnica que faz uso de ambiente decorado e caracterização dos personagens participantes do enredo, e também da técnica do varal. As duas técnicas obtiveram sucesso, porém a primeira se mostrou mais eficiente, visto que todos os alunos souberam relatar no final da prática o título, nome dos personagens e enredo das histórias contadas. Indiferentemente da técnica utilizada os benefícios obtidos foram vários e atenderam as expectativas do pesquisador. 2020-11-24T15:14:39Z 2020-11-24T15:14:39Z 2014-10-04 specializationThesis ANTUNES, Sandra Mara. Técnicas e métodos de contação de histórias infantis: diagnóstico das práticas aplicadas. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21119 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Criatividade em crianças
Imaginação em crianças
Incentivo à leitura
Creative ability in children
Reading promotion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Criatividade em crianças
Imaginação em crianças
Incentivo à leitura
Creative ability in children
Reading promotion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Antunes, Sandra Mara
Técnicas e métodos de contação de histórias infantis: diagnóstico das práticas aplicadas
description To tell a story through oral interaction happens between the meter and your listeners, which allows the improvement of the teaching and learning process of the child. Thus, the objective of this work was to improve the school environment for children who did not have contact with the children's stories, and studying the reaction of those listening to the story telling by the teacher and the first results of this practice in the classroom, through analysis of the immediate effects of two different methods of telling children's stories to students in the 4th grade of elementary school in a public school of education. The stories with the help of the technique that makes use of environment decorated and characterization of the characters participating in the plot, and also the technique of clothesline were counted. Both techniques were successful, but the first is more efficient, since all students were able to report at the end of practice the title, name of the characters and plot of stories. Regardless of the technique used the benefits were many and met the expectations of the researcher.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Antunes, Sandra Mara
author_sort Antunes, Sandra Mara
title Técnicas e métodos de contação de histórias infantis: diagnóstico das práticas aplicadas
title_short Técnicas e métodos de contação de histórias infantis: diagnóstico das práticas aplicadas
title_full Técnicas e métodos de contação de histórias infantis: diagnóstico das práticas aplicadas
title_fullStr Técnicas e métodos de contação de histórias infantis: diagnóstico das práticas aplicadas
title_full_unstemmed Técnicas e métodos de contação de histórias infantis: diagnóstico das práticas aplicadas
title_sort técnicas e métodos de contação de histórias infantis: diagnóstico das práticas aplicadas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ANTUNES, Sandra Mara. Técnicas e métodos de contação de histórias infantis: diagnóstico das práticas aplicadas. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21119
_version_ 1760451087494545408
score 10,966579