Educação inclusiva: direito de ir e vir

This work aims to analyze Inclusive Education as a right to come and go in an appropriate elementary school environment, which can contribute to the inclusion of students with disabilities and their accessibility due to physical limitations such as the barriers encountered where the existence of the...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Jucelia Conceição
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21127
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21127
recordtype dspace
spelling riut-1-211272020-11-24T15:16:38Z Educação inclusiva: direito de ir e vir Inclusive education: right to come and go Santos, Jucelia Conceição Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista, Floida Moura Rocha Carlesso Winter, Lairton Moacir Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Educação especial - Legislação Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade Aprendizagem Special education - Law and legislation People with disabilities - Orientation and mobility Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This work aims to analyze Inclusive Education as a right to come and go in an appropriate elementary school environment, which can contribute to the inclusion of students with disabilities and their accessibility due to physical limitations such as the barriers encountered where the existence of these places the human being with reduced mobility against the discrimination and prejudice of those who should present a solution to the shadow of the laws previously constituted for this end. The applied methodology is based on the studies of authors with approaches related to the subject through books, magazines, periodicals and articles, extracted from the Internet and the understanding of the specific legislation in force and the accessibility of children with disabilities in elementary school Understand that situations that prevent disabled people from maintaining good social relations in school, sharing spaces that are conducive to the learning process, places them distant from exercising their rights and duties, transforming and intervening in public or private spaces with security. What the research shows is that the school is still unable to efficiently organize this assignment due to lack of teacher training, adequate spaces, more flexible pedagogical practices and a gradual commitment to all, using resources. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a Educação Inclusiva como direito de ir e vir num ambiente escolar de ensino fundamental adequado, que pode contribuir para a inclusão de alunos portadores de deficiência e a acessibilidade destes devido as limitações físicas como as barreiras encontradas, onde a existência destas coloca o ser humano com mobilidade reduzida frente a discriminação e preconceito dos que deveriam apresentar solução a sombra das leis previamente constituídas para esse fim. A metodologia aplicada se apoia nos estudos de autores com abordagens relativas ao tema através de livros, revistas, periódicos e artigos, extraídos da internet, a compreensão da legislação vigente específica e a acessibilidade das crianças portadoras de deficiência na escola de ensino fundamental. Compreender que algumas situações impedem os portadores de deficiência de manterem relações de aprendizagem e sociabilidade na escola, compartilhando espaços próprios ao processo de aprendizagem, com qualidades necessárias para o desenvolvimento intelectual e os coloca distantes dos avanços, dos direitos e deveres, de transformar e intervir nos espaços públicos ou privados com segurança. Considera também a identificação dos principais elementos históricos que direcionaram a educação inclusiva, conhecer a legislação específica e os mecanismos de acessibilidade aos portadores de deficiência. O que o resultado da pesquisa mostra é a escola ainda incapaz de organizar com eficiência essa atribuição que lhe foi dada, devido à falta de formação de professores, de espaços adequados, de práticas pedagógicas mais flexíveis e gradual diante do compromisso de todos, utilizando para isso recursos diversos. 2020-11-24T15:16:37Z 2020-11-24T15:16:37Z 2018-08-10 specializationThesis SANTOS, Jucelia Conceição. Educação inclusiva: direito de ir e vir. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21127 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação especial - Legislação
Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade
Aprendizagem
Special education - Law and legislation
People with disabilities - Orientation and mobility
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Educação especial - Legislação
Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade
Aprendizagem
Special education - Law and legislation
People with disabilities - Orientation and mobility
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Santos, Jucelia Conceição
Educação inclusiva: direito de ir e vir
description This work aims to analyze Inclusive Education as a right to come and go in an appropriate elementary school environment, which can contribute to the inclusion of students with disabilities and their accessibility due to physical limitations such as the barriers encountered where the existence of these places the human being with reduced mobility against the discrimination and prejudice of those who should present a solution to the shadow of the laws previously constituted for this end. The applied methodology is based on the studies of authors with approaches related to the subject through books, magazines, periodicals and articles, extracted from the Internet and the understanding of the specific legislation in force and the accessibility of children with disabilities in elementary school Understand that situations that prevent disabled people from maintaining good social relations in school, sharing spaces that are conducive to the learning process, places them distant from exercising their rights and duties, transforming and intervening in public or private spaces with security. What the research shows is that the school is still unable to efficiently organize this assignment due to lack of teacher training, adequate spaces, more flexible pedagogical practices and a gradual commitment to all, using resources.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Santos, Jucelia Conceição
author_sort Santos, Jucelia Conceição
title Educação inclusiva: direito de ir e vir
title_short Educação inclusiva: direito de ir e vir
title_full Educação inclusiva: direito de ir e vir
title_fullStr Educação inclusiva: direito de ir e vir
title_full_unstemmed Educação inclusiva: direito de ir e vir
title_sort educação inclusiva: direito de ir e vir
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SANTOS, Jucelia Conceição. Educação inclusiva: direito de ir e vir. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21127
_version_ 1805315212893487104
score 10,814766