Atividades experimentais investigativas no ensino de química: um estudo bibliográfico reflexivo
This work was the subject of investigative experimental activities, in the form of a reflexive bibliographical study, in order to determine the common points between experimental and traditional investigative activities, thus characterizing basic elements for the planning of truly investigative acti...
Autor principal: | Rosar, Leandro |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21147 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21147 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-211472020-11-24T15:21:40Z Atividades experimentais investigativas no ensino de química: um estudo bibliográfico reflexivo Experimental investigative activities in teaching chemistry: a reflective bibliographic study Rosar, Leandro Bortoli, Marlene Magnoni Bortoli, Marlene Magnoni Scherpinski, Neusa Idick Hlenka, Vanessa Ensino - Meios auxiliares Estratégias de aprendizagem Aprendizagem cognitiva Teaching - Aids and devices Learning strategies Cognitive learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This work was the subject of investigative experimental activities, in the form of a reflexive bibliographical study, in order to determine the common points between experimental and traditional investigative activities, thus characterizing basic elements for the planning of truly investigative activities that to provide a true teaching and learning process, for which the work was divided into the following topics: Experimental activities in the discipline of chemistry; Why use experimentation in teaching chemistry? Ideal experimental activity; Didactic role of the experimental activity; Experimentation as a pedagogical path; Traditional versus investigative experimentation; Investigative activities done by demonstration and demonstration activities; Planning of an investigative experimental activity. The work was concluded, determining that experimental investigative activities in its planning, should include the following points: problem-solving, hypothesis-making, elaboration of procedures, data collection, data analysis and completion. Through the teacher’s mediation, and respecting the cognitive level of the class. Este trabalho teve como temática, as atividades experimentais investigativas, na forma de um estudo bibliográfico reflexivo, com intuito de determinar os pontos comuns entre as atividades experimentais tradicionais e as de cunho investigativo, caracterizando assim, itens básicos para o planejamento de atividades realmente investigativas que propiciem um verdadeiro processo de ensino e aprendizagem, para isso dividiu-se o trabalho nos seguintes tópicos: As atividades experimentais na disciplina de química; Por que utilizar a experimentação no ensino de Química? Atividade experimental ideal; Papel didático da atividade experimental; Experimentação como caminho pedagógico; A experimentação tradicional versus investigativa; Atividades investigativas feitas por demonstração e atividades de demonstração; Planejamento de uma atividade experimental investigativa. Concluiuse o trabalho, determinando que as atividades experimentais investigativas em seu planejamento, devem contemplar os seguintes pontos: a elaboração de problemas, a elaboração de hipótese, a elaboração de procedimentos, coleta de dados, análise dos dados e a elaboração da conclusão. Através da mediação do professor, e respeitando o nível cognitivo da turma. 2020-11-24T15:21:39Z 2020-11-24T15:21:39Z 2018-06-16 specializationThesis ROSAR, Leandro. Atividades experimentais investigativas no ensino de química: um estudo bibliográfico reflexivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21147 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ensino - Meios auxiliares Estratégias de aprendizagem Aprendizagem cognitiva Teaching - Aids and devices Learning strategies Cognitive learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Ensino - Meios auxiliares Estratégias de aprendizagem Aprendizagem cognitiva Teaching - Aids and devices Learning strategies Cognitive learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Rosar, Leandro Atividades experimentais investigativas no ensino de química: um estudo bibliográfico reflexivo |
description |
This work was the subject of investigative experimental activities, in the form of a reflexive bibliographical study, in order to determine the common points between experimental and traditional investigative activities, thus characterizing basic elements for the planning of truly investigative activities that to provide a true teaching and learning process, for which the work was divided into the following topics: Experimental activities in the discipline of chemistry; Why use experimentation in teaching chemistry? Ideal experimental activity; Didactic role of the experimental activity; Experimentation as a pedagogical path; Traditional versus investigative experimentation; Investigative activities done by demonstration and demonstration activities; Planning of an investigative experimental activity. The work was concluded, determining that experimental investigative activities in its planning, should include the following points: problem-solving, hypothesis-making, elaboration of procedures, data collection, data analysis and completion. Through the teacher’s mediation, and respecting the cognitive level of the class. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Rosar, Leandro |
author_sort |
Rosar, Leandro |
title |
Atividades experimentais investigativas no ensino de química: um estudo bibliográfico reflexivo |
title_short |
Atividades experimentais investigativas no ensino de química: um estudo bibliográfico reflexivo |
title_full |
Atividades experimentais investigativas no ensino de química: um estudo bibliográfico reflexivo |
title_fullStr |
Atividades experimentais investigativas no ensino de química: um estudo bibliográfico reflexivo |
title_full_unstemmed |
Atividades experimentais investigativas no ensino de química: um estudo bibliográfico reflexivo |
title_sort |
atividades experimentais investigativas no ensino de química: um estudo bibliográfico reflexivo |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
ROSAR, Leandro. Atividades experimentais investigativas no ensino de química: um estudo bibliográfico reflexivo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21147 |
_version_ |
1805316953961660416 |
score |
10,814766 |