Estudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensino

Multidisciplinarity is, or ought to be, common in classrooms, because it addresses a number of everyday issues with specific content, giving meaning and contextualizing that approach. Analyzing this need, the general objective of this work is a proposal of activity involving mathematics and geograph...

ver descrição completa

Autor principal: Feiten, Viviane Vanessa Dohl
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21155
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21155
recordtype dspace
spelling riut-1-211552020-11-24T15:23:44Z Estudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensino Study of the population growth from mathematical modeling: application in different levels of education Feiten, Viviane Vanessa Dohl Sehn, Elizandra Sehn, Elizandra Santos, Ricardo dos Wojslaw, Eliane Bianchi Gómez, Magela Reny Fonticiella Geografia - Estudo e ensino Previsão demográfica Educação Geography - Study and teaching Population forecasting Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Multidisciplinarity is, or ought to be, common in classrooms, because it addresses a number of everyday issues with specific content, giving meaning and contextualizing that approach. Analyzing this need, the general objective of this work is a proposal of activity involving mathematics and geography, creating mathematical models that predict population growth over the years, based on population data collected from geography and statistics sites. Three mathematical models of population will be presented as proposal of activities to be applied in different levels of education, medium and superior, using different mathematical languages. This activity promotes contextualized meaningful learning and agrees with the multidisciplinary approach. A multidisciplinariedade é, ou deveria ser, comum nas salas de aulas, pois aborda diversos temas cotidianos junto a um conteúdo específico, dando significado e contextualizando aquela abordagem. Analisando essa necessidade, o objetivo geral deste trabalho foi uma proposta de atividade envolvendo matemática e geografia, criando modelos matemáticos que preveem o aumento populacional com o passar dos anos, baseados em dados populacionais coletados de sites de geografia e estatística. Serão apresentados três modelos matemáticos de população como proposta de atividades para serem aplicados em diferentes níveis de ensino, médio e superior, usando diferentes linguagens matemática. Essa atividade promove a aprendizagem significativa contextualizada e concorda com a proposta multidisciplinar. 2020-11-24T15:23:43Z 2020-11-24T15:23:43Z 2018-06-30 specializationThesis FEITEN, Viviane Vanessa Dohl. Estudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21155 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Geografia - Estudo e ensino
Previsão demográfica
Educação
Geography - Study and teaching
Population forecasting
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Geografia - Estudo e ensino
Previsão demográfica
Educação
Geography - Study and teaching
Population forecasting
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Feiten, Viviane Vanessa Dohl
Estudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensino
description Multidisciplinarity is, or ought to be, common in classrooms, because it addresses a number of everyday issues with specific content, giving meaning and contextualizing that approach. Analyzing this need, the general objective of this work is a proposal of activity involving mathematics and geography, creating mathematical models that predict population growth over the years, based on population data collected from geography and statistics sites. Three mathematical models of population will be presented as proposal of activities to be applied in different levels of education, medium and superior, using different mathematical languages. This activity promotes contextualized meaningful learning and agrees with the multidisciplinary approach.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Feiten, Viviane Vanessa Dohl
author_sort Feiten, Viviane Vanessa Dohl
title Estudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensino
title_short Estudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensino
title_full Estudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensino
title_fullStr Estudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensino
title_full_unstemmed Estudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensino
title_sort estudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensino
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FEITEN, Viviane Vanessa Dohl. Estudo do crescimento populacional a partir de modelagem matemática: aplicação em diferentes níveis de ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21155
_version_ 1805320975608184832
score 10,814766