O lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil

Through this work of completion of the Postgraduate Course in Teaching Methods and Techniques will be shown the importance of games and games in the process of teaching children’s learning in the school environment as an important teaching method for the development of the student, as also of their...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Lucimara Santos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21164
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21164
recordtype dspace
spelling riut-1-211642020-11-24T15:26:03Z O lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil The lúdico in the construction of the learning process in child education Silva, Lucimara Santos Hlenka, Vanessa Hlenka, Vanessa Sandmann, André Fujiki, Yuka Kamila de Oliveira Aprendizagem perceptiva Atividades criativas na sala de aula Análise de interação na educação Perceptual learning Creative activities and seat work Interaction analysis in education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Through this work of completion of the Postgraduate Course in Teaching Methods and Techniques will be shown the importance of games and games in the process of teaching children’s learning in the school environment as an important teaching method for the development of the student, as also of their socialization through games, play, interaction and play together. With the main theme “The playful in the construction of the learning process in the infantile education” in the construction of the process of teaching and learning in the education, being used the street plays that are not used more by the children. The rescue of these games, bringing them to the educational environment is of paramount importance for the mental and motor development of the children, making of this context an essential factor to be worked in the schools by pedagogues, teachers, community and family. Therefore, it highlights games and street plays in early childhood education and the interdisciplinary organization of the teaching and learning procedure. In addition, street games will be addressed in the school environment to facilitate a greater learning of children. The importance of games and games and the historical trajectory of early childhood education in our country will be addressed, as will the importance of using playfulness for the development of learning and the discovery of new knowledge. For this, we need to consider the opinions of several authors, such as Friller, Lúcia Helena Alvarez Leite, Márcia Ambrósio Rodrigues Resende and many others who directly or directly mention in their books the importance of games and games in children’s daily lives. Por meio deste trabalho de conclusão do curso de Pós-Graduação em Métodos e Técnicas de Ensino será mostrada a importância dos jogos e das brincadeiras no processo de ensino aprendizagem das crianças no ambiente escolar como um método de ensino importante para o desenvolvimento do aluno, como também de sua socialização através dos jogos, das brincadeiras, da interação e do brincar juntos. Tendo como tema principal “O lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil” na construção do processo de ensino e aprendizagem na educação, sendo utilizadas as brincadeiras de rua que não são usadas mais pelas crianças. O resgate dessas brincadeiras, trazendo-as para o meio educacional é de suma importância para o desenvolvimento mental e motor das crianças, fazendo deste contexto um fator essencial a ser trabalhado nas escolas por pedagogos, docentes, comunidade e família. Por conseguinte, destaca os jogos e as brincadeiras de rua na educação infantil e na organização interdisciplinar do procedimento de ensino e aprendizagem. Além disso, serão abordadas brincadeiras de rua no ambiente escolar para facilitar em maior esfera a aprendizagem das crianças. Será abordada a importância dos jogos e das brincadeiras e a trajetória histórica da educação infantil no nosso país, assim como a importância de utilizar a ludicidade para o desenvolvimento da aprendizagem e descoberta de novos conhecimentos. Para isto, precisamos considerar a opinião de diversos autores, como Friller, Lúcia Helena Alvarez Leite, Márcia Ambrósio Rodrigues Resende e muitos outros que de forma direta ou direta citam em seus livros a importância dos jogos e das brincadeiras no cotidiano das crianças. 2020-11-24T15:26:02Z 2020-11-24T15:26:02Z 2018-06-09 specializationThesis SILVA, Lucimara Santos. O lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21164 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem perceptiva
Atividades criativas na sala de aula
Análise de interação na educação
Perceptual learning
Creative activities and seat work
Interaction analysis in education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Aprendizagem perceptiva
Atividades criativas na sala de aula
Análise de interação na educação
Perceptual learning
Creative activities and seat work
Interaction analysis in education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Silva, Lucimara Santos
O lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil
description Through this work of completion of the Postgraduate Course in Teaching Methods and Techniques will be shown the importance of games and games in the process of teaching children’s learning in the school environment as an important teaching method for the development of the student, as also of their socialization through games, play, interaction and play together. With the main theme “The playful in the construction of the learning process in the infantile education” in the construction of the process of teaching and learning in the education, being used the street plays that are not used more by the children. The rescue of these games, bringing them to the educational environment is of paramount importance for the mental and motor development of the children, making of this context an essential factor to be worked in the schools by pedagogues, teachers, community and family. Therefore, it highlights games and street plays in early childhood education and the interdisciplinary organization of the teaching and learning procedure. In addition, street games will be addressed in the school environment to facilitate a greater learning of children. The importance of games and games and the historical trajectory of early childhood education in our country will be addressed, as will the importance of using playfulness for the development of learning and the discovery of new knowledge. For this, we need to consider the opinions of several authors, such as Friller, Lúcia Helena Alvarez Leite, Márcia Ambrósio Rodrigues Resende and many others who directly or directly mention in their books the importance of games and games in children’s daily lives.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Silva, Lucimara Santos
author_sort Silva, Lucimara Santos
title O lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil
title_short O lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil
title_full O lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil
title_fullStr O lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil
title_full_unstemmed O lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil
title_sort o lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Lucimara Santos. O lúdico na construção do processo de aprendizagem na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21164
_version_ 1805322125870891008
score 10,814766