Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais
Considering the growing development of digital technologies in society and its relevance to education, the aim of this research was to promote a theoretical reflection on the contribution of technological resources in the practices of textual productions written in the initial years of Elementary Sc...
Autor principal: | Peretti, Rizane Andrea Kalsing |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21167 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21167 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-211672020-11-24T15:26:51Z Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais Technological resources – relevance in the practices of textual productions in the initial years Peretti, Rizane Andrea Kalsing Juliano, Joice Maria Maltauro Juliano, Joice Maria Maltauro Valentin, Silvana Mendonça Lopes Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Educação Tecnologia e crianças Crianças - Desenvolvimento Education Technology and children Child development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Considering the growing development of digital technologies in society and its relevance to education, the aim of this research was to promote a theoretical reflection on the contribution of technological resources in the practices of textual productions written in the initial years of Elementary School I. The digital technologies has been promoting revolutions in education. From this perspective, we justify the importance of this study, considering the use of TICs as a methodological resource to contribute to the students’ learning process, especially in the moment that precedes the production of texts contributing in the expansion of ideas. Therefore, we aimed at to identify possibilities of methodological referrals which may contribute to the teacher’s practice, for the production of several discursive genres through technological resources.We focus mainly on Moran (2008), Marcuschi (2008; 2012), Castela (2007), Geraldi (1984) and Bakththin/Volochinov (2003). These resources can significantly contribute to practice, however we emphasize that there is a great concern about improving this practice. Considerando o crescente desenvolvimento das tecnologias digitais na sociedade e a sua relevância frente a educação, elege-se como tema desse estudo uma reflexão teórica sobre a contribuição dos recursos tecnológicos nas práticas de produções textuais escritas nos anos inicias do Ensino Fundamental I. O impacto das tecnologias digitais vem provocando revoluções na educação e nesta perspectiva justificamos a importância deste estudo por considerarmos essencial o uso das TICs como um recurso metodológico que venha contribuir no processo de aprender dos alunos, em especial no momento que antecede à produção de textos, colaborando assim, na ampliação das ideias. Assim, objetivamos identificar possibilidades de encaminhamentos metodológicos que venham a contribuir na prática do professor, para produção dos diversos gêneros discursivos por meio de recursos tecnológicos. Nos embasamos principalmente em Moran (2008), Marcuschi (2008; 2012), Castela (2007), Geraldi (1984) e Bakththin/Volochinov, (2003). Percebemos o quanto esses recursos podem contribuir para uma prática significativa, mas ao mesmo tempo destacamos que estamos sentindo uma grande inquietação em relação ao aprimoramento desta prática. 2020-11-24T15:26:49Z 2020-11-24T15:26:49Z 2018-06-20 specializationThesis PERETTI, Rizane Andrea Kalsing. Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21167 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Educação Tecnologia e crianças Crianças - Desenvolvimento Education Technology and children Child development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Educação Tecnologia e crianças Crianças - Desenvolvimento Education Technology and children Child development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Peretti, Rizane Andrea Kalsing Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais |
description |
Considering the growing development of digital technologies in society and its relevance to education, the aim of this research was to promote a theoretical reflection on the contribution of technological resources in the practices of textual productions written in the initial years of Elementary School I. The digital technologies has been promoting revolutions in education. From this perspective, we justify the importance of this study, considering the use of TICs as a methodological resource to contribute to the students’ learning process, especially in the moment that precedes the production of texts contributing in the expansion of ideas. Therefore, we aimed at to identify possibilities of methodological referrals which may contribute to the teacher’s practice, for the production of several discursive genres through technological resources.We focus mainly on Moran (2008), Marcuschi (2008; 2012), Castela (2007), Geraldi (1984) and Bakththin/Volochinov (2003). These resources can significantly contribute to practice, however we emphasize that there is a great concern about improving this practice. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Peretti, Rizane Andrea Kalsing |
author_sort |
Peretti, Rizane Andrea Kalsing |
title |
Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais |
title_short |
Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais |
title_full |
Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais |
title_fullStr |
Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais |
title_sort |
recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
PERETTI, Rizane Andrea Kalsing. Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21167 |
_version_ |
1805307286499885056 |
score |
10,814766 |