Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais

Considering the growing development of digital technologies in society and its relevance to education, the aim of this research was to promote a theoretical reflection on the contribution of technological resources in the practices of textual productions written in the initial years of Elementary Sc...

ver descrição completa

Autor principal: Peretti, Rizane Andrea Kalsing
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21167
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21167
recordtype dspace
spelling riut-1-211672020-11-24T15:26:51Z Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais Technological resources – relevance in the practices of textual productions in the initial years Peretti, Rizane Andrea Kalsing Juliano, Joice Maria Maltauro Juliano, Joice Maria Maltauro Valentin, Silvana Mendonça Lopes Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Educação Tecnologia e crianças Crianças - Desenvolvimento Education Technology and children Child development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Considering the growing development of digital technologies in society and its relevance to education, the aim of this research was to promote a theoretical reflection on the contribution of technological resources in the practices of textual productions written in the initial years of Elementary School I. The digital technologies has been promoting revolutions in education. From this perspective, we justify the importance of this study, considering the use of TICs as a methodological resource to contribute to the students’ learning process, especially in the moment that precedes the production of texts contributing in the expansion of ideas. Therefore, we aimed at to identify possibilities of methodological referrals which may contribute to the teacher’s practice, for the production of several discursive genres through technological resources.We focus mainly on Moran (2008), Marcuschi (2008; 2012), Castela (2007), Geraldi (1984) and Bakththin/Volochinov (2003). These resources can significantly contribute to practice, however we emphasize that there is a great concern about improving this practice. Considerando o crescente desenvolvimento das tecnologias digitais na sociedade e a sua relevância frente a educação, elege-se como tema desse estudo uma reflexão teórica sobre a contribuição dos recursos tecnológicos nas práticas de produções textuais escritas nos anos inicias do Ensino Fundamental I. O impacto das tecnologias digitais vem provocando revoluções na educação e nesta perspectiva justificamos a importância deste estudo por considerarmos essencial o uso das TICs como um recurso metodológico que venha contribuir no processo de aprender dos alunos, em especial no momento que antecede à produção de textos, colaborando assim, na ampliação das ideias. Assim, objetivamos identificar possibilidades de encaminhamentos metodológicos que venham a contribuir na prática do professor, para produção dos diversos gêneros discursivos por meio de recursos tecnológicos. Nos embasamos principalmente em Moran (2008), Marcuschi (2008; 2012), Castela (2007), Geraldi (1984) e Bakththin/Volochinov, (2003). Percebemos o quanto esses recursos podem contribuir para uma prática significativa, mas ao mesmo tempo destacamos que estamos sentindo uma grande inquietação em relação ao aprimoramento desta prática. 2020-11-24T15:26:49Z 2020-11-24T15:26:49Z 2018-06-20 specializationThesis PERETTI, Rizane Andrea Kalsing. Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21167 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação
Tecnologia e crianças
Crianças - Desenvolvimento
Education
Technology and children
Child development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Educação
Tecnologia e crianças
Crianças - Desenvolvimento
Education
Technology and children
Child development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Peretti, Rizane Andrea Kalsing
Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais
description Considering the growing development of digital technologies in society and its relevance to education, the aim of this research was to promote a theoretical reflection on the contribution of technological resources in the practices of textual productions written in the initial years of Elementary School I. The digital technologies has been promoting revolutions in education. From this perspective, we justify the importance of this study, considering the use of TICs as a methodological resource to contribute to the students’ learning process, especially in the moment that precedes the production of texts contributing in the expansion of ideas. Therefore, we aimed at to identify possibilities of methodological referrals which may contribute to the teacher’s practice, for the production of several discursive genres through technological resources.We focus mainly on Moran (2008), Marcuschi (2008; 2012), Castela (2007), Geraldi (1984) and Bakththin/Volochinov (2003). These resources can significantly contribute to practice, however we emphasize that there is a great concern about improving this practice.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Peretti, Rizane Andrea Kalsing
author_sort Peretti, Rizane Andrea Kalsing
title Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais
title_short Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais
title_full Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais
title_fullStr Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais
title_full_unstemmed Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais
title_sort recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation PERETTI, Rizane Andrea Kalsing. Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21167
_version_ 1805307286499885056
score 10,814766