O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental

The growth of the Internet, as well as its importance in contemporary society is undeniable and undisputed. The Internet is present in the life of most students, and even more in the life of adolescents and young people. In the school environment its use is constant and necessary, it is a current an...

ver descrição completa

Autor principal: Watzko, Paula Marcela
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21189
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21189
recordtype dspace
spelling riut-1-211892020-11-24T15:32:40Z O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental The use of the internet as a learning strategy for elementary school students Watzko, Paula Marcela Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Scherpinski, Neusa Idick Bortoli, Marlene Magnoni Internet e crianças Estratégias de aprendizagem Educação Internet and children Learning strategies Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The growth of the Internet, as well as its importance in contemporary society is undeniable and undisputed. The Internet is present in the life of most students, and even more in the life of adolescents and young people. In the school environment its use is constant and necessary, it is a current and complete tool. Due to this fact, teachers are increasingly turning to the world network as an aid to the teaching process. In this context, this paper has as objective to understand how the new technologies in special the Internet, can help teachers in this process. In addition, the present study seeks to discuss how the Internet and its characteristics can constitute a powerful pedagogical tool. Having in mind all the benefits already mentioned this paper also discusses the possibilities that the Internet gives the teacher in the classroom, through interactivity, in the search for new ways of teaching. Through qualitative research, using a questionnaire as a research instrument, as well as a meticulous and intense bibliographical review, it becomes possible to perceive the position and the role assumed by the teacher in the face of a new reality that the Internet offers. O crescimento da Internet, bem como sua importância na sociedade contemporânea é fato inegável e incontestável. A Internet se faz presente na vida da maioria dos alunos, e mais ainda dos adolescentes e jovens. No ambiente escolar ela é constante e necessária, visto seu destaque como uma ferramenta atual e completa. Diante deste fato, os docentes estão cada vez mais recorrendo à rede mundial como auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Neste contexto, este trabalho tem como finalidade compreender como as Novas Tecnologias, em especial a Internet, podem auxiliar os docentes neste processo. Além disso, o presente estudo busca discutir como a Internet e suas funcionalidades podem se constituir em uma poderosa ferramenta pedagógica. Tendo em vista todos os benefícios já elencados, este trabalho aborda também as possibilidades que a Internet permite ao professor em sala de aula, através da interatividade, na busca por novas formas de ensinar. Por intermédio de pesquisa qualitativa, utilizando-se do questionário como instrumento de investigação, bem como uma minuciosa e intensa revisão bibliográfica, torna-se possível perceber qual é o posicionamento e que papel assume o professor frente a esta nova realidade que a Internet oferece. 2020-11-24T15:32:39Z 2020-11-24T15:32:39Z 2018-06-15 specializationThesis WATZKO, Paula Marcela. O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21189 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Internet e crianças
Estratégias de aprendizagem
Educação
Internet and children
Learning strategies
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Internet e crianças
Estratégias de aprendizagem
Educação
Internet and children
Learning strategies
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Watzko, Paula Marcela
O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental
description The growth of the Internet, as well as its importance in contemporary society is undeniable and undisputed. The Internet is present in the life of most students, and even more in the life of adolescents and young people. In the school environment its use is constant and necessary, it is a current and complete tool. Due to this fact, teachers are increasingly turning to the world network as an aid to the teaching process. In this context, this paper has as objective to understand how the new technologies in special the Internet, can help teachers in this process. In addition, the present study seeks to discuss how the Internet and its characteristics can constitute a powerful pedagogical tool. Having in mind all the benefits already mentioned this paper also discusses the possibilities that the Internet gives the teacher in the classroom, through interactivity, in the search for new ways of teaching. Through qualitative research, using a questionnaire as a research instrument, as well as a meticulous and intense bibliographical review, it becomes possible to perceive the position and the role assumed by the teacher in the face of a new reality that the Internet offers.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Watzko, Paula Marcela
author_sort Watzko, Paula Marcela
title O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental
title_short O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental
title_full O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental
title_fullStr O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental
title_sort o uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation WATZKO, Paula Marcela. O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21189
_version_ 1760451200064421888
score 10,966579