O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental
The growth of the Internet, as well as its importance in contemporary society is undeniable and undisputed. The Internet is present in the life of most students, and even more in the life of adolescents and young people. In the school environment its use is constant and necessary, it is a current an...
Autor principal: | Watzko, Paula Marcela |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21189 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21189 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-211892020-11-24T15:32:40Z O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental The use of the internet as a learning strategy for elementary school students Watzko, Paula Marcela Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Scherpinski, Neusa Idick Bortoli, Marlene Magnoni Internet e crianças Estratégias de aprendizagem Educação Internet and children Learning strategies Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The growth of the Internet, as well as its importance in contemporary society is undeniable and undisputed. The Internet is present in the life of most students, and even more in the life of adolescents and young people. In the school environment its use is constant and necessary, it is a current and complete tool. Due to this fact, teachers are increasingly turning to the world network as an aid to the teaching process. In this context, this paper has as objective to understand how the new technologies in special the Internet, can help teachers in this process. In addition, the present study seeks to discuss how the Internet and its characteristics can constitute a powerful pedagogical tool. Having in mind all the benefits already mentioned this paper also discusses the possibilities that the Internet gives the teacher in the classroom, through interactivity, in the search for new ways of teaching. Through qualitative research, using a questionnaire as a research instrument, as well as a meticulous and intense bibliographical review, it becomes possible to perceive the position and the role assumed by the teacher in the face of a new reality that the Internet offers. O crescimento da Internet, bem como sua importância na sociedade contemporânea é fato inegável e incontestável. A Internet se faz presente na vida da maioria dos alunos, e mais ainda dos adolescentes e jovens. No ambiente escolar ela é constante e necessária, visto seu destaque como uma ferramenta atual e completa. Diante deste fato, os docentes estão cada vez mais recorrendo à rede mundial como auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Neste contexto, este trabalho tem como finalidade compreender como as Novas Tecnologias, em especial a Internet, podem auxiliar os docentes neste processo. Além disso, o presente estudo busca discutir como a Internet e suas funcionalidades podem se constituir em uma poderosa ferramenta pedagógica. Tendo em vista todos os benefícios já elencados, este trabalho aborda também as possibilidades que a Internet permite ao professor em sala de aula, através da interatividade, na busca por novas formas de ensinar. Por intermédio de pesquisa qualitativa, utilizando-se do questionário como instrumento de investigação, bem como uma minuciosa e intensa revisão bibliográfica, torna-se possível perceber qual é o posicionamento e que papel assume o professor frente a esta nova realidade que a Internet oferece. 2020-11-24T15:32:39Z 2020-11-24T15:32:39Z 2018-06-15 specializationThesis WATZKO, Paula Marcela. O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21189 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Internet e crianças Estratégias de aprendizagem Educação Internet and children Learning strategies Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Internet e crianças Estratégias de aprendizagem Educação Internet and children Learning strategies Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Watzko, Paula Marcela O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental |
description |
The growth of the Internet, as well as its importance in contemporary society is undeniable and undisputed. The Internet is present in the life of most students, and even more in the life of adolescents and young people. In the school environment its use is constant and necessary, it is a current and complete tool. Due to this fact, teachers are increasingly turning to the world network as an aid to the teaching process. In this context, this paper has as objective to understand how the new technologies in special the Internet, can help teachers in this process. In addition, the present study seeks to discuss how the Internet and its characteristics can constitute a powerful pedagogical tool. Having in mind all the benefits already mentioned this paper also discusses the possibilities that the Internet gives the teacher in the classroom, through interactivity, in the search for new ways of teaching. Through qualitative research, using a questionnaire as a research instrument, as well as a meticulous and intense bibliographical review, it becomes possible to perceive the position and the role assumed by the teacher in the face of a new reality that the Internet offers. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Watzko, Paula Marcela |
author_sort |
Watzko, Paula Marcela |
title |
O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental |
title_short |
O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental |
title_full |
O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental |
title_sort |
o uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
WATZKO, Paula Marcela. O uso da internet como estratégia no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21189 |
_version_ |
1805299094692823040 |
score |
10,814766 |