A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental

O presente artigo traz como tema “a avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental” visando compreender o processo de avaliação, pois neste contexto existe mais do que apenas conteúdo dessa forma, deve- se levar em consideração as habilidades desenvolvidas dur...

ver descrição completa

Autor principal: Batista, Claudia Marcandes de Lima
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21192
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O presente artigo traz como tema “a avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental” visando compreender o processo de avaliação, pois neste contexto existe mais do que apenas conteúdo dessa forma, deve- se levar em consideração as habilidades desenvolvidas durante o desenvolver do ensino fazendo com que a criança sinta prazer em estudar e realizar suas atividades. A avaliação possui elementos que dependem de uma apurada observação e intervenção do professor, pois avaliar é levar em conta um processo maior do que o resultado de uma prova ou de uma atividade escolar, Portanto, durante esse percurso, muitas vezes entra em jogo o próprio trabalho desenvolvido pelo educador, exigindo-se uma sensibilidade, que destaque sua autocritica e seu discernimento enquanto educador. A opção por este tema deu- se diante da importância e seu discernimento enquanto avaliar corretamente os alunos na educação infantil e nas séries iniciais nos dias de hoje e para questionarmos o verdadeiro significado da avaliação, mostrando que a mesma deve ser um processo para auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno e não apenas o classifica. Assim, tem-se por objetivo geral, analisar se as avaliações estão sendo desenvolvidas pelos professores, como um processo de construção de conhecimento das séries iniciais do ensino fundamental.