A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental
O presente artigo traz como tema “a avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental” visando compreender o processo de avaliação, pois neste contexto existe mais do que apenas conteúdo dessa forma, deve- se levar em consideração as habilidades desenvolvidas dur...
Autor principal: | Batista, Claudia Marcandes de Lima |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21192 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21192 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-211922020-11-24T15:33:29Z A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental Batista, Claudia Marcandes de Lima Ribeiro, Janete Santa Maria Ribeiro, Janete Santa Maria Ribeiro, Janete Santa Maria Ribeiro, Janete Santa Maria Estilo cognitivo Conhecimento e aprendizagem Avaliação de Potencial de Aprendizagem Cognitive styles Knowledge and learning Learning Potential Assessment Device CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente artigo traz como tema “a avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental” visando compreender o processo de avaliação, pois neste contexto existe mais do que apenas conteúdo dessa forma, deve- se levar em consideração as habilidades desenvolvidas durante o desenvolver do ensino fazendo com que a criança sinta prazer em estudar e realizar suas atividades. A avaliação possui elementos que dependem de uma apurada observação e intervenção do professor, pois avaliar é levar em conta um processo maior do que o resultado de uma prova ou de uma atividade escolar, Portanto, durante esse percurso, muitas vezes entra em jogo o próprio trabalho desenvolvido pelo educador, exigindo-se uma sensibilidade, que destaque sua autocritica e seu discernimento enquanto educador. A opção por este tema deu- se diante da importância e seu discernimento enquanto avaliar corretamente os alunos na educação infantil e nas séries iniciais nos dias de hoje e para questionarmos o verdadeiro significado da avaliação, mostrando que a mesma deve ser um processo para auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno e não apenas o classifica. Assim, tem-se por objetivo geral, analisar se as avaliações estão sendo desenvolvidas pelos professores, como um processo de construção de conhecimento das séries iniciais do ensino fundamental. 2020-11-24T15:33:28Z 2020-11-24T15:33:28Z 2015-10-23 specializationThesis BATISTA, Claudia Marcandes de Lima. A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21192 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Estilo cognitivo Conhecimento e aprendizagem Avaliação de Potencial de Aprendizagem Cognitive styles Knowledge and learning Learning Potential Assessment Device CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Estilo cognitivo Conhecimento e aprendizagem Avaliação de Potencial de Aprendizagem Cognitive styles Knowledge and learning Learning Potential Assessment Device CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Batista, Claudia Marcandes de Lima A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental |
description |
O presente artigo traz como tema “a avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental” visando compreender o processo de avaliação, pois neste contexto existe mais do que apenas conteúdo dessa forma, deve- se levar em consideração as habilidades desenvolvidas durante o desenvolver do ensino fazendo com que a criança sinta prazer em estudar e realizar suas atividades. A avaliação possui elementos que dependem de uma apurada observação e intervenção do professor, pois avaliar é levar em conta um processo maior do que o resultado de uma prova ou de uma atividade escolar, Portanto, durante esse percurso, muitas vezes entra em jogo o próprio trabalho desenvolvido pelo educador, exigindo-se uma sensibilidade, que destaque sua autocritica e seu discernimento enquanto educador. A opção por este tema deu- se diante da importância e seu discernimento enquanto avaliar corretamente os alunos na educação infantil e nas séries iniciais nos dias de hoje e para questionarmos o verdadeiro significado da avaliação, mostrando que a mesma deve ser um processo para auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno e não apenas o classifica. Assim, tem-se por objetivo geral, analisar se as avaliações estão sendo desenvolvidas pelos professores, como um processo de construção de conhecimento das séries iniciais do ensino fundamental. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Batista, Claudia Marcandes de Lima |
author_sort |
Batista, Claudia Marcandes de Lima |
title |
A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental |
title_short |
A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental |
title_full |
A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental |
title_fullStr |
A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental |
title_sort |
avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
BATISTA, Claudia Marcandes de Lima. A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21192 |
_version_ |
1805299097014370304 |
score |
10,814766 |