A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental

O presente artigo traz como tema “a avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental” visando compreender o processo de avaliação, pois neste contexto existe mais do que apenas conteúdo dessa forma, deve- se levar em consideração as habilidades desenvolvidas dur...

ver descrição completa

Autor principal: Batista, Claudia Marcandes de Lima
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21192
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21192
recordtype dspace
spelling riut-1-211922020-11-24T15:33:29Z A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental Batista, Claudia Marcandes de Lima Ribeiro, Janete Santa Maria Ribeiro, Janete Santa Maria Ribeiro, Janete Santa Maria Ribeiro, Janete Santa Maria Estilo cognitivo Conhecimento e aprendizagem Avaliação de Potencial de Aprendizagem Cognitive styles Knowledge and learning Learning Potential Assessment Device CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente artigo traz como tema “a avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental” visando compreender o processo de avaliação, pois neste contexto existe mais do que apenas conteúdo dessa forma, deve- se levar em consideração as habilidades desenvolvidas durante o desenvolver do ensino fazendo com que a criança sinta prazer em estudar e realizar suas atividades. A avaliação possui elementos que dependem de uma apurada observação e intervenção do professor, pois avaliar é levar em conta um processo maior do que o resultado de uma prova ou de uma atividade escolar, Portanto, durante esse percurso, muitas vezes entra em jogo o próprio trabalho desenvolvido pelo educador, exigindo-se uma sensibilidade, que destaque sua autocritica e seu discernimento enquanto educador. A opção por este tema deu- se diante da importância e seu discernimento enquanto avaliar corretamente os alunos na educação infantil e nas séries iniciais nos dias de hoje e para questionarmos o verdadeiro significado da avaliação, mostrando que a mesma deve ser um processo para auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno e não apenas o classifica. Assim, tem-se por objetivo geral, analisar se as avaliações estão sendo desenvolvidas pelos professores, como um processo de construção de conhecimento das séries iniciais do ensino fundamental. 2020-11-24T15:33:28Z 2020-11-24T15:33:28Z 2015-10-23 specializationThesis BATISTA, Claudia Marcandes de Lima. A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21192 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Estilo cognitivo
Conhecimento e aprendizagem
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Cognitive styles
Knowledge and learning
Learning Potential Assessment Device
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estilo cognitivo
Conhecimento e aprendizagem
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Cognitive styles
Knowledge and learning
Learning Potential Assessment Device
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Batista, Claudia Marcandes de Lima
A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental
description O presente artigo traz como tema “a avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental” visando compreender o processo de avaliação, pois neste contexto existe mais do que apenas conteúdo dessa forma, deve- se levar em consideração as habilidades desenvolvidas durante o desenvolver do ensino fazendo com que a criança sinta prazer em estudar e realizar suas atividades. A avaliação possui elementos que dependem de uma apurada observação e intervenção do professor, pois avaliar é levar em conta um processo maior do que o resultado de uma prova ou de uma atividade escolar, Portanto, durante esse percurso, muitas vezes entra em jogo o próprio trabalho desenvolvido pelo educador, exigindo-se uma sensibilidade, que destaque sua autocritica e seu discernimento enquanto educador. A opção por este tema deu- se diante da importância e seu discernimento enquanto avaliar corretamente os alunos na educação infantil e nas séries iniciais nos dias de hoje e para questionarmos o verdadeiro significado da avaliação, mostrando que a mesma deve ser um processo para auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno e não apenas o classifica. Assim, tem-se por objetivo geral, analisar se as avaliações estão sendo desenvolvidas pelos professores, como um processo de construção de conhecimento das séries iniciais do ensino fundamental.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Batista, Claudia Marcandes de Lima
author_sort Batista, Claudia Marcandes de Lima
title A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental
title_short A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental
title_full A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental
title_fullStr A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental
title_full_unstemmed A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental
title_sort avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BATISTA, Claudia Marcandes de Lima. A avaliação no processo ensino aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21192
_version_ 1805299097014370304
score 10,814766