Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual
O presente artigo constitui em trabalho de conclusão do curso da utfpr, sobre metodologia e técnicas de ensino. Tendo por finalidade a realização de uma pesquisa sobre contação de história, onde foram apresentadas algumas técnicas artísticas e em seguida desenvolvidas atividades sugeridas pela profe...
Autor principal: | Tozatti, Cleonice Aparecida |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21194 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O presente artigo constitui em trabalho de conclusão do curso da utfpr, sobre metodologia e técnicas de ensino. Tendo por finalidade a realização de uma pesquisa sobre contação de história, onde foram apresentadas algumas técnicas artísticas e em seguida desenvolvidas atividades sugeridas pela professora, visando o desenvolvimento psicossocial do educando com necessidades educacionais especiais, estes inseridos em uma escola especial. Contar história para os filhos deveria ser tão importante como cuidar de sua alimentação, a história nos propicia o mundo da fantasia, onde as emoções são exteriorizadas. Notou-se que os alunos mesmo não sendo alfabetizados demonstraram interesse, motivação e sensibilidade para ouvir histórias. Baseado em conversas informais com os familiares, constatou-se que os alunos foram privados desse prazer durante sua primeira e segunda infância, devido a limitações cognitivas e a aspecto sócio econômico. A proposta sobre contação de histórias, dramatização e fazer artístico através de técnicas de pintura proporcionou a interação entre alunos e familiares, contribuindo dessa maneira para inseri-lo em seu meio social. |
---|