Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual

O presente artigo constitui em trabalho de conclusão do curso da utfpr, sobre metodologia e técnicas de ensino. Tendo por finalidade a realização de uma pesquisa sobre contação de história, onde foram apresentadas algumas técnicas artísticas e em seguida desenvolvidas atividades sugeridas pela profe...

ver descrição completa

Autor principal: Tozatti, Cleonice Aparecida
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21194
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21194
recordtype dspace
spelling riut-1-211942020-11-24T15:34:01Z Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual Tozatti, Cleonice Aparecida Juliano, Joice Maria Maltauro Juliano, Joice Maria Maltauro Juliano, Joice Maria Maltauro Juliano, Joice Maria Maltauro Motivação na educação Imaginação na literatura Crianças deficientes Motivation in education Imagination in literature Children with disabilities CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente artigo constitui em trabalho de conclusão do curso da utfpr, sobre metodologia e técnicas de ensino. Tendo por finalidade a realização de uma pesquisa sobre contação de história, onde foram apresentadas algumas técnicas artísticas e em seguida desenvolvidas atividades sugeridas pela professora, visando o desenvolvimento psicossocial do educando com necessidades educacionais especiais, estes inseridos em uma escola especial. Contar história para os filhos deveria ser tão importante como cuidar de sua alimentação, a história nos propicia o mundo da fantasia, onde as emoções são exteriorizadas. Notou-se que os alunos mesmo não sendo alfabetizados demonstraram interesse, motivação e sensibilidade para ouvir histórias. Baseado em conversas informais com os familiares, constatou-se que os alunos foram privados desse prazer durante sua primeira e segunda infância, devido a limitações cognitivas e a aspecto sócio econômico. A proposta sobre contação de histórias, dramatização e fazer artístico através de técnicas de pintura proporcionou a interação entre alunos e familiares, contribuindo dessa maneira para inseri-lo em seu meio social. 2020-11-24T15:34:00Z 2020-11-24T15:34:00Z 2015-12-11 specializationThesis TOZATTI, Cleonice Aparecida. Contando história e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnologica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21194 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Motivação na educação
Imaginação na literatura
Crianças deficientes
Motivation in education
Imagination in literature
Children with disabilities
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Motivação na educação
Imaginação na literatura
Crianças deficientes
Motivation in education
Imagination in literature
Children with disabilities
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tozatti, Cleonice Aparecida
Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual
description O presente artigo constitui em trabalho de conclusão do curso da utfpr, sobre metodologia e técnicas de ensino. Tendo por finalidade a realização de uma pesquisa sobre contação de história, onde foram apresentadas algumas técnicas artísticas e em seguida desenvolvidas atividades sugeridas pela professora, visando o desenvolvimento psicossocial do educando com necessidades educacionais especiais, estes inseridos em uma escola especial. Contar história para os filhos deveria ser tão importante como cuidar de sua alimentação, a história nos propicia o mundo da fantasia, onde as emoções são exteriorizadas. Notou-se que os alunos mesmo não sendo alfabetizados demonstraram interesse, motivação e sensibilidade para ouvir histórias. Baseado em conversas informais com os familiares, constatou-se que os alunos foram privados desse prazer durante sua primeira e segunda infância, devido a limitações cognitivas e a aspecto sócio econômico. A proposta sobre contação de histórias, dramatização e fazer artístico através de técnicas de pintura proporcionou a interação entre alunos e familiares, contribuindo dessa maneira para inseri-lo em seu meio social.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Tozatti, Cleonice Aparecida
author_sort Tozatti, Cleonice Aparecida
title Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual
title_short Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual
title_full Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual
title_fullStr Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual
title_full_unstemmed Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual
title_sort contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation TOZATTI, Cleonice Aparecida. Contando história e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnologica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21194
_version_ 1805299098610302976
score 10,814766