Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual
O presente artigo constitui em trabalho de conclusão do curso da utfpr, sobre metodologia e técnicas de ensino. Tendo por finalidade a realização de uma pesquisa sobre contação de história, onde foram apresentadas algumas técnicas artísticas e em seguida desenvolvidas atividades sugeridas pela profe...
Autor principal: | Tozatti, Cleonice Aparecida |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21194 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21194 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-211942020-11-24T15:34:01Z Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual Tozatti, Cleonice Aparecida Juliano, Joice Maria Maltauro Juliano, Joice Maria Maltauro Juliano, Joice Maria Maltauro Juliano, Joice Maria Maltauro Motivação na educação Imaginação na literatura Crianças deficientes Motivation in education Imagination in literature Children with disabilities CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente artigo constitui em trabalho de conclusão do curso da utfpr, sobre metodologia e técnicas de ensino. Tendo por finalidade a realização de uma pesquisa sobre contação de história, onde foram apresentadas algumas técnicas artísticas e em seguida desenvolvidas atividades sugeridas pela professora, visando o desenvolvimento psicossocial do educando com necessidades educacionais especiais, estes inseridos em uma escola especial. Contar história para os filhos deveria ser tão importante como cuidar de sua alimentação, a história nos propicia o mundo da fantasia, onde as emoções são exteriorizadas. Notou-se que os alunos mesmo não sendo alfabetizados demonstraram interesse, motivação e sensibilidade para ouvir histórias. Baseado em conversas informais com os familiares, constatou-se que os alunos foram privados desse prazer durante sua primeira e segunda infância, devido a limitações cognitivas e a aspecto sócio econômico. A proposta sobre contação de histórias, dramatização e fazer artístico através de técnicas de pintura proporcionou a interação entre alunos e familiares, contribuindo dessa maneira para inseri-lo em seu meio social. 2020-11-24T15:34:00Z 2020-11-24T15:34:00Z 2015-12-11 specializationThesis TOZATTI, Cleonice Aparecida. Contando história e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnologica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21194 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Motivação na educação Imaginação na literatura Crianças deficientes Motivation in education Imagination in literature Children with disabilities CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Motivação na educação Imaginação na literatura Crianças deficientes Motivation in education Imagination in literature Children with disabilities CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Tozatti, Cleonice Aparecida Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual |
description |
O presente artigo constitui em trabalho de conclusão do curso da utfpr, sobre metodologia e técnicas de ensino. Tendo por finalidade a realização de uma pesquisa sobre contação de história, onde foram apresentadas algumas técnicas artísticas e em seguida desenvolvidas atividades sugeridas pela professora, visando o desenvolvimento psicossocial do educando com necessidades educacionais especiais, estes inseridos em uma escola especial. Contar história para os filhos deveria ser tão importante como cuidar de sua alimentação, a história nos propicia o mundo da fantasia, onde as emoções são exteriorizadas. Notou-se que os alunos mesmo não sendo alfabetizados demonstraram interesse, motivação e sensibilidade para ouvir histórias. Baseado em conversas informais com os familiares, constatou-se que os alunos foram privados desse prazer durante sua primeira e segunda infância, devido a limitações cognitivas e a aspecto sócio econômico. A proposta sobre contação de histórias, dramatização e fazer artístico através de técnicas de pintura proporcionou a interação entre alunos e familiares, contribuindo dessa maneira para inseri-lo em seu meio social. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Tozatti, Cleonice Aparecida |
author_sort |
Tozatti, Cleonice Aparecida |
title |
Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual |
title_short |
Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual |
title_full |
Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual |
title_fullStr |
Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual |
title_full_unstemmed |
Contando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectual |
title_sort |
contando histórias e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
TOZATTI, Cleonice Aparecida. Contando história e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnologica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21194 |
_version_ |
1805299098610302976 |
score |
10,814766 |