Jogo rummikub no ensino médio: reaprendendo matemática brincando

The current Brazilian education is a delicate moment where, due to numerous problems, cause a malformation of students, mostly from public schools. We can cite examples such as a shortage of teachers in the State of São Paulo, poor teacher training, social network problems - economic, cultural and d...

ver descrição completa

Autor principal: Kajihara, Andréia Emy
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21736
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21736
recordtype dspace
spelling riut-1-217362020-11-24T19:10:34Z Jogo rummikub no ensino médio: reaprendendo matemática brincando Kajihara, Andréia Emy Friedrich, Leidi Cecilia Jogos no ensino de matemática Ensino - Meios auxiliares Matemática - Estudo e ensino Games in mathematics education Teaching - Aids and devices Mathematics - Study and teaching Ensino de Ciências The current Brazilian education is a delicate moment where, due to numerous problems, cause a malformation of students, mostly from public schools. We can cite examples such as a shortage of teachers in the State of São Paulo, poor teacher training, social network problems - economic, cultural and directly influence learning. Creating progressive lags that make the elementary students from entering the high school with many difficulties at resolutions of basic calculations, and even selfesteem shaken by some subjects. Aiming at improving the quality of understanding in math class, in this work a different method was used in high school, play rummikub, which aims to rescue the student's interest in the discipline, work reasoning, motivation, logic, geometry, creativity attitude, strategy, numerical sequences and socialization and respect for rule. A atual educação brasileira encontra-se num momento delicado, onde, devido a inúmeros problemas, acarretam numa má formação dos discentes, principalmente de escolas públicas. Podemos citar exemplos como a falta de professores na rede do Estado de São Paulo, má formação de professores, problemas sócio – econômicos, culturais e que influenciam diretamente no aprendizado. Criando defasagens progressivas, que fazem com que os alunos do ensino fundamental ingressem no ensino médio com muitas dificuldades em resoluções de cálculos básicos, tendo inclusive a autoestima abalada por algumas disciplinas. Visando a melhoria da qualidade de entendimento na aula de matemática, neste trabalho foi utilizado um método diferenciado no ensino médio, o jogo rummikub, que visa resgatar o interesse do aluno pela disciplina, trabalhar o raciocínio, a motivação, lógica, geometria, criatividade, atitude, estratégia, sequências numéricas e a socialização e o respeito pelas regras. 2020-11-24T19:10:34Z 2020-11-24T19:10:34Z 2013-03-29 specializationThesis KAJIHARA, Andréia Emy. Jogo rummikub no ensino médio: reaprendendo matemática brincando. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21736 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Jogos no ensino de matemática
Ensino - Meios auxiliares
Matemática - Estudo e ensino
Games in mathematics education
Teaching - Aids and devices
Mathematics - Study and teaching
Ensino de Ciências
spellingShingle Jogos no ensino de matemática
Ensino - Meios auxiliares
Matemática - Estudo e ensino
Games in mathematics education
Teaching - Aids and devices
Mathematics - Study and teaching
Ensino de Ciências
Kajihara, Andréia Emy
Jogo rummikub no ensino médio: reaprendendo matemática brincando
description The current Brazilian education is a delicate moment where, due to numerous problems, cause a malformation of students, mostly from public schools. We can cite examples such as a shortage of teachers in the State of São Paulo, poor teacher training, social network problems - economic, cultural and directly influence learning. Creating progressive lags that make the elementary students from entering the high school with many difficulties at resolutions of basic calculations, and even selfesteem shaken by some subjects. Aiming at improving the quality of understanding in math class, in this work a different method was used in high school, play rummikub, which aims to rescue the student's interest in the discipline, work reasoning, motivation, logic, geometry, creativity attitude, strategy, numerical sequences and socialization and respect for rule.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Kajihara, Andréia Emy
author_sort Kajihara, Andréia Emy
title Jogo rummikub no ensino médio: reaprendendo matemática brincando
title_short Jogo rummikub no ensino médio: reaprendendo matemática brincando
title_full Jogo rummikub no ensino médio: reaprendendo matemática brincando
title_fullStr Jogo rummikub no ensino médio: reaprendendo matemática brincando
title_full_unstemmed Jogo rummikub no ensino médio: reaprendendo matemática brincando
title_sort jogo rummikub no ensino médio: reaprendendo matemática brincando
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation KAJIHARA, Andréia Emy. Jogo rummikub no ensino médio: reaprendendo matemática brincando. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21736
_version_ 1805324253076127744
score 10,814766