Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti
This work was to verify the theme didactic proposals and perceptions of professors of the two state schools from Ibaiti-Pr sciences. Was elaborated, then a questionnaire containing five objective questions to collect data from this survey, which was given to science teachers assigned to two state ce...
Autor principal: | Marcondes, Viviane Moreno |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21817 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21817 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-218172020-11-24T19:14:18Z Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti Marcondes, Viviane Moreno Ottobelli, Ivonei Ciência - Metodologia Ciência - Estudo e ensino Prática de ensino Science - Methodology Science - Study and teaching Student teaching Ensino de Ciências This work was to verify the theme didactic proposals and perceptions of professors of the two state schools from Ibaiti-Pr sciences. Was elaborated, then a questionnaire containing five objective questions to collect data from this survey, which was given to science teachers assigned to two state centers for basic education Ibaiti Cidade - Pr. After the survey found that schools teach science is very important in the early grades and that the teacher has difficulty in teaching science, research points to the lack of specific courseware dificulata perception and the development of children's curiosities about it represses the eae science educators to work with children in a playful and creative way. Most teachers have difficulty teaching science as the lack of adequate material and lack of didactic books. Este trabalho teve como tema verificar as propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências de duas escolas estaduais do município de Ibaiti-Pr. Elaborou-se, então, um questionário contendo cinco questões objetivas para a coleta dos dados dessa pesquisa, o qual foi entregue a professores de ciências distribuídos em dois centros estaduais de educação fundamental da Cidade de Ibaiti - Pr. Depois da pesquisa realizada nas escolas verificou-se que ensinar ciências é muito importante nas séries iniciais e que os professores tem dificuldade em ensinar ciências. A pesquisa aponta à falta de material didático específico dificulta a percepção e o desenvolvimento das curiosidades das crianças sobre o assunto e a reprime o educador para trabalhar ciências com crianças de forma lúdica e criativa. A maioria dos docentes tem como dificuldades de ensinar ciências a falta de material adequado e a falta de livros didáticas. 2020-11-24T19:14:17Z 2020-11-24T19:14:17Z 2014-04-05 specializationThesis MARCONDES, Viviane Moreno. Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21817 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ciência - Metodologia Ciência - Estudo e ensino Prática de ensino Science - Methodology Science - Study and teaching Student teaching Ensino de Ciências |
spellingShingle |
Ciência - Metodologia Ciência - Estudo e ensino Prática de ensino Science - Methodology Science - Study and teaching Student teaching Ensino de Ciências Marcondes, Viviane Moreno Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti |
description |
This work was to verify the theme didactic proposals and perceptions of professors of the two state schools from Ibaiti-Pr sciences. Was elaborated, then a questionnaire containing five objective questions to collect data from this survey, which was given to science teachers assigned to two state centers for basic education Ibaiti Cidade - Pr. After the survey found that schools teach science is very important in the early grades and that the teacher has difficulty in teaching science, research points to the lack of specific courseware dificulata perception and the development of children's curiosities about it represses the eae science educators to work with children in a playful and creative way. Most teachers have difficulty teaching science as the lack of adequate material and lack of didactic books. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Marcondes, Viviane Moreno |
author_sort |
Marcondes, Viviane Moreno |
title |
Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti |
title_short |
Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti |
title_full |
Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti |
title_fullStr |
Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti |
title_full_unstemmed |
Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti |
title_sort |
verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de ibaiti |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
MARCONDES, Viviane Moreno. Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21817 |
_version_ |
1805322147486236672 |
score |
10,814766 |