Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti

This work was to verify the theme didactic proposals and perceptions of professors of the two state schools from Ibaiti-Pr sciences. Was elaborated, then a questionnaire containing five objective questions to collect data from this survey, which was given to science teachers assigned to two state ce...

ver descrição completa

Autor principal: Marcondes, Viviane Moreno
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21817
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21817
recordtype dspace
spelling riut-1-218172020-11-24T19:14:18Z Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti Marcondes, Viviane Moreno Ottobelli, Ivonei Ciência - Metodologia Ciência - Estudo e ensino Prática de ensino Science - Methodology Science - Study and teaching Student teaching Ensino de Ciências This work was to verify the theme didactic proposals and perceptions of professors of the two state schools from Ibaiti-Pr sciences. Was elaborated, then a questionnaire containing five objective questions to collect data from this survey, which was given to science teachers assigned to two state centers for basic education Ibaiti Cidade - Pr. After the survey found that schools teach science is very important in the early grades and that the teacher has difficulty in teaching science, research points to the lack of specific courseware dificulata perception and the development of children's curiosities about it represses the eae science educators to work with children in a playful and creative way. Most teachers have difficulty teaching science as the lack of adequate material and lack of didactic books. Este trabalho teve como tema verificar as propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências de duas escolas estaduais do município de Ibaiti-Pr. Elaborou-se, então, um questionário contendo cinco questões objetivas para a coleta dos dados dessa pesquisa, o qual foi entregue a professores de ciências distribuídos em dois centros estaduais de educação fundamental da Cidade de Ibaiti - Pr. Depois da pesquisa realizada nas escolas verificou-se que ensinar ciências é muito importante nas séries iniciais e que os professores tem dificuldade em ensinar ciências. A pesquisa aponta à falta de material didático específico dificulta a percepção e o desenvolvimento das curiosidades das crianças sobre o assunto e a reprime o educador para trabalhar ciências com crianças de forma lúdica e criativa. A maioria dos docentes tem como dificuldades de ensinar ciências a falta de material adequado e a falta de livros didáticas. 2020-11-24T19:14:17Z 2020-11-24T19:14:17Z 2014-04-05 specializationThesis MARCONDES, Viviane Moreno. Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21817 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Metodologia
Ciência - Estudo e ensino
Prática de ensino
Science - Methodology
Science - Study and teaching
Student teaching
Ensino de Ciências
spellingShingle Ciência - Metodologia
Ciência - Estudo e ensino
Prática de ensino
Science - Methodology
Science - Study and teaching
Student teaching
Ensino de Ciências
Marcondes, Viviane Moreno
Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti
description This work was to verify the theme didactic proposals and perceptions of professors of the two state schools from Ibaiti-Pr sciences. Was elaborated, then a questionnaire containing five objective questions to collect data from this survey, which was given to science teachers assigned to two state centers for basic education Ibaiti Cidade - Pr. After the survey found that schools teach science is very important in the early grades and that the teacher has difficulty in teaching science, research points to the lack of specific courseware dificulata perception and the development of children's curiosities about it represses the eae science educators to work with children in a playful and creative way. Most teachers have difficulty teaching science as the lack of adequate material and lack of didactic books.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Marcondes, Viviane Moreno
author_sort Marcondes, Viviane Moreno
title Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti
title_short Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti
title_full Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti
title_fullStr Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti
title_full_unstemmed Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti
title_sort verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de ibaiti
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MARCONDES, Viviane Moreno. Verificação de analogias em razão das propostas didáticas e a percepção dos professores da disciplina de ciências das séries iniciais do município de Ibaiti. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21817
_version_ 1805322147486236672
score 10,814766