O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo
The playful at school is a pertinent topic, especially because the situation experienced in the school system in terms of mathematics education, in most cases, is very problematic, justifying the choice of topic. Mathematics, as well as being an essential discipline in the school curriculum, regardl...
Autor principal: | Solimão, Marlene |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21923 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21923 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-219232020-11-24T19:22:56Z O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo Solimão, Marlene Weber, Pedro Elton Estratégias de aprendizagem Raciocínio em crianças Conhecimento e aprendizagem Learning strategies Reasoning in children Knowledge and learning Ensino de Ciências The playful at school is a pertinent topic, especially because the situation experienced in the school system in terms of mathematics education, in most cases, is very problematic, justifying the choice of topic. Mathematics, as well as being an essential discipline in the school curriculum, regardless of their degree of difficulty, encourages the development of intellectual aspects are extremely important, as reasoning, logic, accuracy, objectivity, which help the individual to better understand the world and society in which it is inserted. Use appropriate tools for learning is the first step, since the school's main function is to prepare children for life in society, giving him able to learn a code of communication that allows effective participation in context. This study aims to conceptualize play, games and plays, analyze the infant universe tying him to this view, see his contribution to the teaching of mathematics in the early grades of elementary school. In preparing the work was necessary to refer to knowledge previously acquired, and notes specific to the subject, and qualitative. Later, it resorted to specialized centers, such as libraries and documentation centers, aiming to raise theoretical materials. Moreover, the Internet has contributed to-date data, seeking to confront theory and practice. O lúdico na escola é um tema pertinente, sobretudo porque a situação vivida no sistema escolar em termos de ensino da Matemática, em sua maioria, é muito problemática, justificando a escolha do tema. A Matemática, além de ser uma disciplina indispensável no currículo escolar, não importando seu grau de dificuldade, favorece o desenvolvimento de aspectos intelectuais extremamente importantes, como raciocínio, lógica, precisão e objetividade, os quais auxiliam o indivíduo a compreender melhor o mundo e a sociedade em que se encontra inserido. Utilizar os instrumentos adequados para a aprendizagem é o primeiro passo, uma vez que a escola tem como função primordial preparar a criança para a vida em sociedade, dando-lhe condições de aprender um código de comunicação que permita uma efetiva participação no contexto. O presente estudo objetiva conceitualizar o lúdico, jogos e brincadeiras; analisar o universo infantil atrelando-o a tal perspectiva; verificar sua contribuição no ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a elaboração do trabalho foi necessário recorrer aos conhecimentos previamente adquiridos, além de anotações específicas ao tema, tendo cunho qualitativo. Posteriormente, recorreu-se a centros especializados, como a bibliotecas e centros de documentação, com o intuito de levantar materiais teóricos. Além disso, a internet contribuiu com dados atualizados, buscando confrontar teoria e prática. 2020-11-24T19:22:55Z 2020-11-24T19:22:55Z 2011-06-04 specializationThesis SOLIMÃO, Marlene. O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo. 2011. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21923 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Estratégias de aprendizagem Raciocínio em crianças Conhecimento e aprendizagem Learning strategies Reasoning in children Knowledge and learning Ensino de Ciências |
spellingShingle |
Estratégias de aprendizagem Raciocínio em crianças Conhecimento e aprendizagem Learning strategies Reasoning in children Knowledge and learning Ensino de Ciências Solimão, Marlene O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo |
description |
The playful at school is a pertinent topic, especially because the situation experienced in the school system in terms of mathematics education, in most cases, is very problematic, justifying the choice of topic. Mathematics, as well as being an essential discipline in the school curriculum, regardless of their degree of difficulty, encourages the development of intellectual aspects are extremely important, as reasoning, logic, accuracy, objectivity, which help the individual to better understand the world and society in which it is inserted. Use appropriate tools for learning is the first step, since the school's main function is to prepare children for life in society, giving him able to learn a code of communication that allows effective participation in context. This study aims to conceptualize play, games and plays, analyze the infant universe tying him to this view, see his contribution to the teaching of mathematics in the early grades of elementary school. In preparing the work was necessary to refer to knowledge previously acquired, and notes specific to the subject, and qualitative. Later, it resorted to specialized centers, such as libraries and documentation centers, aiming to raise theoretical materials. Moreover, the Internet has contributed to-date data, seeking to confront theory and practice. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Solimão, Marlene |
author_sort |
Solimão, Marlene |
title |
O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo |
title_short |
O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo |
title_full |
O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo |
title_fullStr |
O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo |
title_full_unstemmed |
O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo |
title_sort |
o ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SOLIMÃO, Marlene. O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo. 2011. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21923 |
_version_ |
1760451601770741760 |
score |
10,966579 |