O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo

The playful at school is a pertinent topic, especially because the situation experienced in the school system in terms of mathematics education, in most cases, is very problematic, justifying the choice of topic. Mathematics, as well as being an essential discipline in the school curriculum, regardl...

ver descrição completa

Autor principal: Solimão, Marlene
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21923
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21923
recordtype dspace
spelling riut-1-219232020-11-24T19:22:56Z O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo Solimão, Marlene Weber, Pedro Elton Estratégias de aprendizagem Raciocínio em crianças Conhecimento e aprendizagem Learning strategies Reasoning in children Knowledge and learning Ensino de Ciências The playful at school is a pertinent topic, especially because the situation experienced in the school system in terms of mathematics education, in most cases, is very problematic, justifying the choice of topic. Mathematics, as well as being an essential discipline in the school curriculum, regardless of their degree of difficulty, encourages the development of intellectual aspects are extremely important, as reasoning, logic, accuracy, objectivity, which help the individual to better understand the world and society in which it is inserted. Use appropriate tools for learning is the first step, since the school's main function is to prepare children for life in society, giving him able to learn a code of communication that allows effective participation in context. This study aims to conceptualize play, games and plays, analyze the infant universe tying him to this view, see his contribution to the teaching of mathematics in the early grades of elementary school. In preparing the work was necessary to refer to knowledge previously acquired, and notes specific to the subject, and qualitative. Later, it resorted to specialized centers, such as libraries and documentation centers, aiming to raise theoretical materials. Moreover, the Internet has contributed to-date data, seeking to confront theory and practice. O lúdico na escola é um tema pertinente, sobretudo porque a situação vivida no sistema escolar em termos de ensino da Matemática, em sua maioria, é muito problemática, justificando a escolha do tema. A Matemática, além de ser uma disciplina indispensável no currículo escolar, não importando seu grau de dificuldade, favorece o desenvolvimento de aspectos intelectuais extremamente importantes, como raciocínio, lógica, precisão e objetividade, os quais auxiliam o indivíduo a compreender melhor o mundo e a sociedade em que se encontra inserido. Utilizar os instrumentos adequados para a aprendizagem é o primeiro passo, uma vez que a escola tem como função primordial preparar a criança para a vida em sociedade, dando-lhe condições de aprender um código de comunicação que permita uma efetiva participação no contexto. O presente estudo objetiva conceitualizar o lúdico, jogos e brincadeiras; analisar o universo infantil atrelando-o a tal perspectiva; verificar sua contribuição no ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a elaboração do trabalho foi necessário recorrer aos conhecimentos previamente adquiridos, além de anotações específicas ao tema, tendo cunho qualitativo. Posteriormente, recorreu-se a centros especializados, como a bibliotecas e centros de documentação, com o intuito de levantar materiais teóricos. Além disso, a internet contribuiu com dados atualizados, buscando confrontar teoria e prática. 2020-11-24T19:22:55Z 2020-11-24T19:22:55Z 2011-06-04 specializationThesis SOLIMÃO, Marlene. O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo. 2011. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21923 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Estratégias de aprendizagem
Raciocínio em crianças
Conhecimento e aprendizagem
Learning strategies
Reasoning in children
Knowledge and learning
Ensino de Ciências
spellingShingle Estratégias de aprendizagem
Raciocínio em crianças
Conhecimento e aprendizagem
Learning strategies
Reasoning in children
Knowledge and learning
Ensino de Ciências
Solimão, Marlene
O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo
description The playful at school is a pertinent topic, especially because the situation experienced in the school system in terms of mathematics education, in most cases, is very problematic, justifying the choice of topic. Mathematics, as well as being an essential discipline in the school curriculum, regardless of their degree of difficulty, encourages the development of intellectual aspects are extremely important, as reasoning, logic, accuracy, objectivity, which help the individual to better understand the world and society in which it is inserted. Use appropriate tools for learning is the first step, since the school's main function is to prepare children for life in society, giving him able to learn a code of communication that allows effective participation in context. This study aims to conceptualize play, games and plays, analyze the infant universe tying him to this view, see his contribution to the teaching of mathematics in the early grades of elementary school. In preparing the work was necessary to refer to knowledge previously acquired, and notes specific to the subject, and qualitative. Later, it resorted to specialized centers, such as libraries and documentation centers, aiming to raise theoretical materials. Moreover, the Internet has contributed to-date data, seeking to confront theory and practice.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Solimão, Marlene
author_sort Solimão, Marlene
title O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo
title_short O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo
title_full O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo
title_fullStr O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo
title_full_unstemmed O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo
title_sort o ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SOLIMÃO, Marlene. O ensino-aprendizagem de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: os jogos como auxiliadores no processo. 2011. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21923
_version_ 1760451601770741760
score 10,966579