Jogos pedagógicos: uma alternativa para o ensino de ciências

The lack of interest causing the motivation of students in general is brought about by the methodology used by the teacher to transmit the contents. To stimulate the interest of student learning, there is a need to use methodologies attractive, capable of bringing them closer to reality, making the...

ver descrição completa

Autor principal: Martins, Juliana Cristina da Silveira e Souza
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21929
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21929
recordtype dspace
spelling riut-1-219292020-11-24T19:23:33Z Jogos pedagógicos: uma alternativa para o ensino de ciências Martins, Juliana Cristina da Silveira e Souza Schutz, Fabiana Costa de Araújo Jogos Ensino - Meios auxiliares Aprendizagem Games Teaching - Aids and devices Learning Ensino de Ciências The lack of interest causing the motivation of students in general is brought about by the methodology used by the teacher to transmit the contents. To stimulate the interest of student learning, there is a need to use methodologies attractive, capable of bringing them closer to reality, making the content fun to know. Thus this paper aims to contribute to education, presenting the game as an effective tool in the teaching and learning in a playful manner dynamic and attractive. Through this form of work the teacher can contribute to the development of concepts, attachment content promoting interaction, teamwork, cooperation and competition among students. The game arouses fascination in people who seek to unravel the mechanisms of the same, which helps students to learn by playing, however, it is important that the game is used as support for assisting in the teaching and learning. The game used is an adaptation of the traditional bingo, with the contents of the digestive system. A falta de interesse causadora da desmotivação dos alunos, de maneira geral é acarretada pela metodologia utilizada pelo professor ao transmitir os conteúdos. Para estimular o interesse do aluno à aprendizagem, há a necessidade do uso de metodologias atrativas, capaz de aproximá-los da realidade, tornando os conteúdos divertidos de se conhecer. Desta forma o presente trabalho tem como objetivo contribuir com a educação, apresentando o jogo como uma ferramenta eficaz no processo de ensino e aprendizagem, de maneira lúdica dinâmica e atraente. Através dessa forma de trabalho o professor pode contribuir com a elaboração de conceitos, fixação de conteúdos promovendo interação, trabalho em grupo, cooperação e competição entre os alunos. O jogo desperta fascinação nas pessoas que procuram desvendar os mecanismos dos mesmos, o que auxilia o aluno a aprender brincando, porem, é importante que o jogo seja utilizado como apoio auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. O jogo aplicado é uma adaptação do tradicional bingo, com o conteúdo sobre o sistema digestório. 2020-11-24T19:23:32Z 2020-11-24T19:23:32Z 2011-08-27 specializationThesis MARTINS, Juliana Cristina da Silveira e Souza. Jogos pedagógicos: uma alternativa para o ensino de ciências. 2011. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21929 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Jogos
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem
Games
Teaching - Aids and devices
Learning
Ensino de Ciências
spellingShingle Jogos
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem
Games
Teaching - Aids and devices
Learning
Ensino de Ciências
Martins, Juliana Cristina da Silveira e Souza
Jogos pedagógicos: uma alternativa para o ensino de ciências
description The lack of interest causing the motivation of students in general is brought about by the methodology used by the teacher to transmit the contents. To stimulate the interest of student learning, there is a need to use methodologies attractive, capable of bringing them closer to reality, making the content fun to know. Thus this paper aims to contribute to education, presenting the game as an effective tool in the teaching and learning in a playful manner dynamic and attractive. Through this form of work the teacher can contribute to the development of concepts, attachment content promoting interaction, teamwork, cooperation and competition among students. The game arouses fascination in people who seek to unravel the mechanisms of the same, which helps students to learn by playing, however, it is important that the game is used as support for assisting in the teaching and learning. The game used is an adaptation of the traditional bingo, with the contents of the digestive system.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Martins, Juliana Cristina da Silveira e Souza
author_sort Martins, Juliana Cristina da Silveira e Souza
title Jogos pedagógicos: uma alternativa para o ensino de ciências
title_short Jogos pedagógicos: uma alternativa para o ensino de ciências
title_full Jogos pedagógicos: uma alternativa para o ensino de ciências
title_fullStr Jogos pedagógicos: uma alternativa para o ensino de ciências
title_full_unstemmed Jogos pedagógicos: uma alternativa para o ensino de ciências
title_sort jogos pedagógicos: uma alternativa para o ensino de ciências
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MARTINS, Juliana Cristina da Silveira e Souza. Jogos pedagógicos: uma alternativa para o ensino de ciências. 2011. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21929
_version_ 1805300804194664448
score 10,814766