Estudo da tabela nutricional com alunos da 7ª série

In this proposal, it was performed an analysis of food labels, in which it´s found important nutritional information for a balanced diet for teens that are under development. The purpose of this research was to analyze what students understand about nutritional composition table and teach them how t...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Claudia de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21932
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21932
recordtype dspace
spelling riut-1-219322020-11-24T19:23:51Z Estudo da tabela nutricional com alunos da 7ª série Souza, Claudia de Sarmento, Cleonice Mendes Pereira Nutrição Alimentos Rótulos Nutrition Food Labels Ensino de Ciências In this proposal, it was performed an analysis of food labels, in which it´s found important nutritional information for a balanced diet for teens that are under development. The purpose of this research was to analyze what students understand about nutritional composition table and teach them how to make the correct reading of food labels, guiding them to choose foods that contain essential nutrients for their growth and are not harmful to health, mainly those that cause obesity or malnutrition. The implementation of this proposal was in a class of 7th grade of elementary school, among teenagers between 12 and 16 years old. It was explored their knowledge about nutritional table and good nutrition, in order to make understandable to the student, through the association of their everyday life objects, that the Sciences and Biology are part of their life, besides causing the interest in scientific knowledge and, at the same time, improving their nutrition. Na presente proposta, foi realizada uma análise de rótulos de alimentos, nos quais se encontram informações nutricionais importantes para uma dieta alimentar balanceada para adolescentes que se encontram em fase de desenvolvimento. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o que os alunos entendem sobre tabela de composição nutricional e ensiná-los a fazer a leitura correta dos rótulos dos alimentos, orientando-os a optar por alimentos que contenham nutrientes essenciais para o seu crescimento e que não sejam prejudiciais à saúde, principalmente os que provocam a obesidade ou desnutrição. A implementação da presente proposta ocorreu em uma turma de 7ª série do ensino fundamental, sendo adolescentes entre 12 e 16 anos. Investigaram-se seus conhecimentos sobre a tabela nutricional e a boa alimentação, a fim de tornar compreensível para o aluno, através da associação de objetos do seu cotidiano, que as Ciências e a Biologia fazem parte da sua vida, além de provocar o interesse pelo conhecimento científico e, ao mesmo tempo, melhorar a sua nutrição. 2020-11-24T19:23:51Z 2020-11-24T19:23:51Z 2011-07-02 specializationThesis SOUZA, Claudia de. Estudo da tabela nutricional com alunos da 7ª série. 2011. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21932 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Nutrição
Alimentos
Rótulos
Nutrition
Food
Labels
Ensino de Ciências
spellingShingle Nutrição
Alimentos
Rótulos
Nutrition
Food
Labels
Ensino de Ciências
Souza, Claudia de
Estudo da tabela nutricional com alunos da 7ª série
description In this proposal, it was performed an analysis of food labels, in which it´s found important nutritional information for a balanced diet for teens that are under development. The purpose of this research was to analyze what students understand about nutritional composition table and teach them how to make the correct reading of food labels, guiding them to choose foods that contain essential nutrients for their growth and are not harmful to health, mainly those that cause obesity or malnutrition. The implementation of this proposal was in a class of 7th grade of elementary school, among teenagers between 12 and 16 years old. It was explored their knowledge about nutritional table and good nutrition, in order to make understandable to the student, through the association of their everyday life objects, that the Sciences and Biology are part of their life, besides causing the interest in scientific knowledge and, at the same time, improving their nutrition.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Souza, Claudia de
author_sort Souza, Claudia de
title Estudo da tabela nutricional com alunos da 7ª série
title_short Estudo da tabela nutricional com alunos da 7ª série
title_full Estudo da tabela nutricional com alunos da 7ª série
title_fullStr Estudo da tabela nutricional com alunos da 7ª série
title_full_unstemmed Estudo da tabela nutricional com alunos da 7ª série
title_sort estudo da tabela nutricional com alunos da 7ª série
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SOUZA, Claudia de. Estudo da tabela nutricional com alunos da 7ª série. 2011. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21932
_version_ 1805320996067999744
score 10,814766