Um estudo sobre as dificuldades dos alunos de 7º ano para compreender as quatro operações

This work had as its theme the students' difficulties at 7th grade with four mathematical basic operations, considering that at this stage of teaching that content should already be mastered by students because from these concepts they could move forward and have the skills to learn subjects mo...

ver descrição completa

Autor principal: Ferreira, Camila Vieira
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21942
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21942
recordtype dspace
spelling riut-1-219422020-11-24T19:24:55Z Um estudo sobre as dificuldades dos alunos de 7º ano para compreender as quatro operações Ferreira, Camila Vieira Scherpinski, Neusa Idick Conhecimento e aprendizagem Matemática - Estudo e ensino Distúrbios da aprendizagem Knowledge and learning Mathematics - Study and teaching Learning disabilities Ensino de Ciências This work had as its theme the students' difficulties at 7th grade with four mathematical basic operations, considering that at this stage of teaching that content should already be mastered by students because from these concepts they could move forward and have the skills to learn subjects more complexes that require a well-developed abstract thinking and mastery of basic factors relating to learning math, such as calculating mental and autonomy in solving mathematical problems. Here at work rather than theoretical aspect involves learning math, the results of the survey of students at a public school in the periphery in order to know the clientele that would be observed and the teachers of this city, finding their aspirations and major difficulties encountered in the teaching of mathematics and four operations. With the results from the interviews and observation of students during the year we raise hypotheses regarding the reasons presented in the 7th grade still many difficulties with respect to the domain of the four mathematical operations. Este trabalho teve como temática as dificuldades dos alunos de 7º ano com as quatro operações matemáticas básicas, considerando que nessa etapa de ensino esse conteúdo já deveria ser dominado pelos alunos, pois a partir desses conceitos eles poderiam avançar e teriam as habilidades necessárias para aprender temas mais complexos que exigem um pensamento abstrato bem desenvolvido e o domínio de fatores básicos referentes ao aprendizado matemático, como o cálculo mental e a autonomia na resolução de problemas matemáticos. Apresentado durante o trabalho um pouco do aspecto teórico que envolve o aprendizado matemático, os resultados da pesquisa feita com alunos de uma escola pública da periferia com o objetivo de conhecer a clientela que seria observada e com os professores desse município, descobrindo seus anseios e as maiores dificuldades encontradas no ensino da matemática e das quatro operações. Com os resultados nas entrevistas e a observação dos alunos durante o ano pode-se levantar hipóteses com relação aos motivos de apresentarem ainda no 7º ano tantas dificuldades com relação ao domínio das quatro operações matemáticas. 2020-11-24T19:24:55Z 2020-11-24T19:24:55Z 2013-03-22 specializationThesis FERREIRA, Camila Vieira. Um estudo sobre as dificuldades dos alunos de 7º ano para compreender as quatro operações. 2013. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21942 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Conhecimento e aprendizagem
Matemática - Estudo e ensino
Distúrbios da aprendizagem
Knowledge and learning
Mathematics - Study and teaching
Learning disabilities
Ensino de Ciências
spellingShingle Conhecimento e aprendizagem
Matemática - Estudo e ensino
Distúrbios da aprendizagem
Knowledge and learning
Mathematics - Study and teaching
Learning disabilities
Ensino de Ciências
Ferreira, Camila Vieira
Um estudo sobre as dificuldades dos alunos de 7º ano para compreender as quatro operações
description This work had as its theme the students' difficulties at 7th grade with four mathematical basic operations, considering that at this stage of teaching that content should already be mastered by students because from these concepts they could move forward and have the skills to learn subjects more complexes that require a well-developed abstract thinking and mastery of basic factors relating to learning math, such as calculating mental and autonomy in solving mathematical problems. Here at work rather than theoretical aspect involves learning math, the results of the survey of students at a public school in the periphery in order to know the clientele that would be observed and the teachers of this city, finding their aspirations and major difficulties encountered in the teaching of mathematics and four operations. With the results from the interviews and observation of students during the year we raise hypotheses regarding the reasons presented in the 7th grade still many difficulties with respect to the domain of the four mathematical operations.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Ferreira, Camila Vieira
author_sort Ferreira, Camila Vieira
title Um estudo sobre as dificuldades dos alunos de 7º ano para compreender as quatro operações
title_short Um estudo sobre as dificuldades dos alunos de 7º ano para compreender as quatro operações
title_full Um estudo sobre as dificuldades dos alunos de 7º ano para compreender as quatro operações
title_fullStr Um estudo sobre as dificuldades dos alunos de 7º ano para compreender as quatro operações
title_full_unstemmed Um estudo sobre as dificuldades dos alunos de 7º ano para compreender as quatro operações
title_sort um estudo sobre as dificuldades dos alunos de 7º ano para compreender as quatro operações
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FERREIRA, Camila Vieira. Um estudo sobre as dificuldades dos alunos de 7º ano para compreender as quatro operações. 2013. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21942
_version_ 1805305427882147840
score 10,814766