Os procedimentos de uma avaliação escolar no ensino de matemática

In this paper, a reflection on evaluation in the school environment, and as a result had an experience with fault analysis and troubleshooting, developed with students from 8th grade of elementary school, a public school. For this, he was employed a test from the solutions found and the errors commi...

ver descrição completa

Autor principal: Gomes, Antônio Carlos Buraneli
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21958
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21958
recordtype dspace
spelling riut-1-219582020-11-24T19:26:43Z Os procedimentos de uma avaliação escolar no ensino de matemática Gomes, Antônio Carlos Buraneli Bresolin, Adriano de Andrade Aprendizagem Ensino - Meios auxiliares Avaliação educacional Learning Teaching - Aids and devices Education - Evaluation Ensino de Ciências In this paper, a reflection on evaluation in the school environment, and as a result had an experience with fault analysis and troubleshooting, developed with students from 8th grade of elementary school, a public school. For this, he was employed a test from the solutions found and the errors committed. In this sense were made some suggestions for interventions, which could lead the student to discover their errors and pursue in the learning process, where it is believed that the evaluation presents a transformative reflection in action, in which drives the new reflections. Therefore, the permanent reflection of educator about your reality and followed step by step the learner will have as its path to knowledge construction. Neste trabalho, realizou-se uma reflexão sobre a avaliação no ambiente escolar, e como resultado apresentou uma experiência com análise de erros e resolução de problemas, desenvolvida com alunos de 8ª série do Ensino Fundamental de uma escola de rede pública. Para tanto, foi empregado um teste que a partir das soluções encontradas e os erros cometidos. Nesse sentido foram realizadas algumas sugestões de intervenções, que poderiam levar o aluno a descobrir seus erros e prosseguir no processo de aprendizagem, onde se acredita que a avaliação apresenta uma reflexão transformadora em ação, no qual impulsiona a novas reflexões. Portanto, a reflexão permanente do educador sobre sua realidade e acompanhamento passo a passo do educando terá como sua trajetória a construção do conhecimento. 2020-11-24T19:26:42Z 2020-11-24T19:26:42Z 2013-03-09 specializationThesis GOMES, Antônio Carlos Buraneli. Os procedimentos de uma avaliação escolar no ensino de matemática. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21958 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Avaliação educacional
Learning
Teaching - Aids and devices
Education - Evaluation
Ensino de Ciências
spellingShingle Aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Avaliação educacional
Learning
Teaching - Aids and devices
Education - Evaluation
Ensino de Ciências
Gomes, Antônio Carlos Buraneli
Os procedimentos de uma avaliação escolar no ensino de matemática
description In this paper, a reflection on evaluation in the school environment, and as a result had an experience with fault analysis and troubleshooting, developed with students from 8th grade of elementary school, a public school. For this, he was employed a test from the solutions found and the errors committed. In this sense were made some suggestions for interventions, which could lead the student to discover their errors and pursue in the learning process, where it is believed that the evaluation presents a transformative reflection in action, in which drives the new reflections. Therefore, the permanent reflection of educator about your reality and followed step by step the learner will have as its path to knowledge construction.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Gomes, Antônio Carlos Buraneli
author_sort Gomes, Antônio Carlos Buraneli
title Os procedimentos de uma avaliação escolar no ensino de matemática
title_short Os procedimentos de uma avaliação escolar no ensino de matemática
title_full Os procedimentos de uma avaliação escolar no ensino de matemática
title_fullStr Os procedimentos de uma avaliação escolar no ensino de matemática
title_full_unstemmed Os procedimentos de uma avaliação escolar no ensino de matemática
title_sort os procedimentos de uma avaliação escolar no ensino de matemática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation GOMES, Antônio Carlos Buraneli. Os procedimentos de uma avaliação escolar no ensino de matemática. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21958
_version_ 1805296891997454336
score 10,814766