Estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais
This paper presents strategies for teaching mathematics in kindergarten and early grades in order to propose different teaching techniques to awaken in children interest for mathematics, developing logical thinking and skills to solve math problems. In order to do so, it was developed an educational...
Autor principal: | Lucena, Ariane Dias |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21988 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21988 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-219882020-11-24T19:30:22Z Estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais Strategies for teaching mathematics in early childhood education Lucena, Ariane Dias Ottobelli, Ivonei Ottobelli, Ivonei Cedran, Jaime da Costa Friedrich, Leide Cecília Tecnologia educacional Raciocínio em crianças Metodologia Educational technology Reasoning in children Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This paper presents strategies for teaching mathematics in kindergarten and early grades in order to propose different teaching techniques to awaken in children interest for mathematics, developing logical thinking and skills to solve math problems. In order to do so, it was developed an educational software based in basic operations as additions and subtractions. A survey was conducted at the Municipal School Jovina de Paula Pessente, sited at Ibaté city with the students from the 2nd stage (children aged 5 and 6 years). The lack of studies about this theme involving children at those ages was the principal motivation for this work. It has been observed that is perfectly possible to apply information and communications technologies (ICT) in early childhood education resulting in more interest from the students and improving their mathematics skills. O presente trabalho apresenta como tema estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais com o intuito de propor alternativas de ensino que desperte na criança o gosto pela matemática, desenvolvendo o raciocínio lógico e habilidades para solução de problemas. Para tanto, foi desenvolvido um software educativo envolvendo adição e subtração. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Jovina de Paula Pessente, situada no município de Ibaté com uma turma de 2ª etapa (crianças com idade entre 5 e 6 anos), procurou-se dar atenção especial à educação infantil, pois nem sempre são realizados trabalhos envolvendo esse público. Foi observado que é perfeitamente possível o trabalho com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação infantil e que seu uso desperta o interesse dos alunos melhorando o desempenho. 2020-11-24T19:30:21Z 2020-11-24T19:30:21Z 2015-12-05 specializationThesis LUCENA, Ariane Dias. Estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais. 2015. 46 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21988 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Ensino de Ciências UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Tecnologia educacional Raciocínio em crianças Metodologia Educational technology Reasoning in children Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Tecnologia educacional Raciocínio em crianças Metodologia Educational technology Reasoning in children Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Lucena, Ariane Dias Estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais |
description |
This paper presents strategies for teaching mathematics in kindergarten and early grades in order to propose different teaching techniques to awaken in children interest for mathematics, developing logical thinking and skills to solve math problems. In order to do so, it was developed an educational software based in basic operations as additions and subtractions. A survey was conducted at the Municipal School Jovina de Paula Pessente, sited at Ibaté city with the students from the 2nd stage (children aged 5 and 6 years). The lack of studies about this theme involving children at those ages was the principal motivation for this work. It has been observed that is perfectly possible to apply information and communications technologies (ICT) in early childhood education resulting in more interest from the students and improving their mathematics skills. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Lucena, Ariane Dias |
author_sort |
Lucena, Ariane Dias |
title |
Estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais |
title_short |
Estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais |
title_full |
Estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais |
title_fullStr |
Estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais |
title_full_unstemmed |
Estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais |
title_sort |
estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
LUCENA, Ariane Dias. Estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais. 2015. 46 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21988 |
_version_ |
1805305428974764032 |
score |
10,814766 |