Recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de ciências: uso de multimídias no 7º ano do ensino fundamental no município de Goioerê-PR

The traditional methodological approach in science education carries a fatigue and inattention, and this is mainly because they do not wake up in student interest. The use of multimedia resources in education tend to become more and more present day in the classroom transforming the way of teaching....

ver descrição completa

Autor principal: Macedo, Claudia Cositti Carlucci
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22033
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22033
recordtype dspace
spelling riut-1-220332020-11-24T19:36:23Z Recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de ciências: uso de multimídias no 7º ano do ensino fundamental no município de Goioerê-PR Teaching resources in the teaching-learning process of science: use of multimedia in the 7th year of elementary school in the municipality of Goioerê-PR Macedo, Claudia Cositti Carlucci Viera, Graciela Leila Heep Viera, Graciela Leila Heep Costa Junior, Ismael Laurindo Nunes, Rodrigo Ruschel Educação Estudantes do ensino fundamental Metodologia Education School children Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The traditional methodological approach in science education carries a fatigue and inattention, and this is mainly because they do not wake up in student interest. The use of multimedia resources in education tend to become more and more present day in the classroom transforming the way of teaching. The objective of this study was to evaluate the use of multimedia in science teaching and both questionnaires were applied to students from the 7th grade of elementary school in a public school in the city of Goioerê / PR. The results suggest that students crave and believe that the use of multimedia features are efficient for understanding content, also evaluated the use of multimedia present in the school and that the TV is rarely used, as opposed to computer lab features a increased use by teachers. The evaluation of multimedia to be used students pointed to the television and the internet as key methods to include in the classroom. The work The conclusion pointed the use of certain technologies in science education, beyond what has formulated a vision of what it should be applied as a multimedia resource room for receptivity students had evaluated with certain media. A abordagem metodológica tradicional no ensino de ciências carrega consigo um o cansaço e a falta de atenção, e isto se dá principalmente pelo fato de não despertar no aluno o interesse. O uso de recursos multimídias na educação tende a se tornarse cada dia mais presente na sala de aula transformando a forma de ensinar. O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso de multimídias no ensino de ciências e para tanto foram aplicados questionários para alunos do 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública estadual do município de Goioerê/PR. Os resultados obtidos sugerem que os alunos anseiam e acreditam que o uso de recursos multimídia são eficientes para a compreensão de conteúdos, também se avaliou o uso das multimídias presentes na escola sendo que o televisor é pouco utilizado, em contraponto o laboratório de informática apresenta uma maior utilização por parte dos professores. Na avaliação das multimídias que devem ser utilizadas os alunos apontaram a televisão e a internet como principais métodos a serem incluídos em sala de aula. Conclui-se que o trabalho apontou o uso de algumas tecnologias no ensino de ciências, além do que se formulou uma visão do que se deve ser aplicado como recurso multimídia em sala pela receptividade que os alunos apresentaram com determinados meios avaliados. 2020-11-24T19:36:22Z 2020-11-24T19:36:22Z 2015-12-04 specializationThesis MACEDO, Claudia Cositti Carlucci. Recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de ciências: uso de multimídias no 7º ano do ensino fundamental no município de Goioerê-PR. 2015. 31 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22033 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação
Estudantes do ensino fundamental
Metodologia
Education
School children
Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação
Estudantes do ensino fundamental
Metodologia
Education
School children
Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Macedo, Claudia Cositti Carlucci
Recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de ciências: uso de multimídias no 7º ano do ensino fundamental no município de Goioerê-PR
description The traditional methodological approach in science education carries a fatigue and inattention, and this is mainly because they do not wake up in student interest. The use of multimedia resources in education tend to become more and more present day in the classroom transforming the way of teaching. The objective of this study was to evaluate the use of multimedia in science teaching and both questionnaires were applied to students from the 7th grade of elementary school in a public school in the city of Goioerê / PR. The results suggest that students crave and believe that the use of multimedia features are efficient for understanding content, also evaluated the use of multimedia present in the school and that the TV is rarely used, as opposed to computer lab features a increased use by teachers. The evaluation of multimedia to be used students pointed to the television and the internet as key methods to include in the classroom. The work The conclusion pointed the use of certain technologies in science education, beyond what has formulated a vision of what it should be applied as a multimedia resource room for receptivity students had evaluated with certain media.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Macedo, Claudia Cositti Carlucci
author_sort Macedo, Claudia Cositti Carlucci
title Recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de ciências: uso de multimídias no 7º ano do ensino fundamental no município de Goioerê-PR
title_short Recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de ciências: uso de multimídias no 7º ano do ensino fundamental no município de Goioerê-PR
title_full Recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de ciências: uso de multimídias no 7º ano do ensino fundamental no município de Goioerê-PR
title_fullStr Recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de ciências: uso de multimídias no 7º ano do ensino fundamental no município de Goioerê-PR
title_full_unstemmed Recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de ciências: uso de multimídias no 7º ano do ensino fundamental no município de Goioerê-PR
title_sort recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de ciências: uso de multimídias no 7º ano do ensino fundamental no município de goioerê-pr
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MACEDO, Claudia Cositti Carlucci. Recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de ciências: uso de multimídias no 7º ano do ensino fundamental no município de Goioerê-PR. 2015. 31 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22033
_version_ 1805307305863938048
score 10,814766