Tecnologias aplicadas a educação: Uma avaliação da disciplina no curso de licenciatura em Ciências Biológicas

The Information and Communication Technologies are present in our society and the school has a fundamental role in the promotion of the appropriation of this knowledge related to this theme by the students. To this end, it is essential to have an initial training of teachers oriented to the technolo...

ver descrição completa

Autor principal: Rigonato, Mariana Beraldi
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22059
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22059
recordtype dspace
spelling riut-1-220592020-11-24T19:40:16Z Tecnologias aplicadas a educação: Uma avaliação da disciplina no curso de licenciatura em Ciências Biológicas Rigonato, Mariana Beraldi Costa Junior, Ismael Laurindo Costa Junior, Ismael Laurindo Costa Junior, Ismael Laurindo Costa Junior, Ismael Laurindo Tecnologia da informação Estudantes Professores - Formação Information technology Students Teachers, Training of CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The Information and Communication Technologies are present in our society and the school has a fundamental role in the promotion of the appropriation of this knowledge related to this theme by the students. To this end, it is essential to have an initial training of teachers oriented to the technologies, in order to implement the means of media resources and to explore the pedagogical knowledge regarding the most significant form of adaptation to pedagogical practices. To this end, the course "Graduation in Biological Sciences of Integrated Colleges of Itapetininga, São Paulo, has in its curriculum the discipline "Technologies Applied to Education". The present work had as objective to evaluate effectiveness of this course in the promotion, for the future teachers, in the pedagogical use of the technological resources. It is concluded that the contents administered by the teacher of the valued course,has contributed to a training aimed at the use of the technologies, although the futures teachers cited difficulties about the efficiency of the equipments for the conduction of the classes. The interviewees also pointed out that the easy handling and access to the tools worked during the course facilitated the development of the pedagogical activities. The discipline of technologies applied in education has shown to be a differential in the formation of science teachers and fundamental in the preparation of professional development committed to the quality of student education. As Tecnologias da Informação e Comunicação estão diariamente presentes na nossa sociedade e a escola tem um papel fundamental na promoção da apropriação dos conhecimentos relacionados e essa temática pelos alunos. Para tal finalidade, é imprescindível uma formação inicial de professores voltada para as tecnologias, de forma a instrumentalizar os docentes no uso desses recursos midiáticos e explorar os conhecimentos pedagógicos quanto a forma mais significativa de adequá-los a prática pedagógica. Com essa finalidade, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas das Faculdades Integradas de Itapetininga, município de São Paulo, possui em seu currículo a disciplina de “Tecnologias Aplicadas a Educação”. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a efetividade dessa disciplina na promoção, pelos futuros professores, do uso pedagógico dos recursos tecnológicos. Conclui-se que os conteúdos ministrados pela docente da disciplina avaliada contribuíram para a formação voltada ao uso das tecnologias, embora os futuros docentes destaquem dificuldades quanto a eficiência dos equipamentos para a condução das aulas. Os entrevistados também destacaram que o fácil manuseio e acesso às ferramentas trabalhadas durante o curso facilitou o desenvolvimento das atividades pedagógicas. A inserção de uma disciplina sobre Tecnologias aplicadas a Educação demonstrou ser um diferencial na formação dos professores de Ciências e fundamental no preparo de um profissional atualizado e comprometido com a qualidade da formação estudantil. 2020-11-24T19:40:15Z 2020-11-24T19:40:15Z 2018-08-18 bachelorThesis RIGONATO, Mariana Beraldi. Tecnologias aplicadas a educação: Uma avaliação da disciplina no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22059 por restrictAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Tecnologia da informação
Estudantes
Professores - Formação
Information technology
Students
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Tecnologia da informação
Estudantes
Professores - Formação
Information technology
Students
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Rigonato, Mariana Beraldi
Tecnologias aplicadas a educação: Uma avaliação da disciplina no curso de licenciatura em Ciências Biológicas
description The Information and Communication Technologies are present in our society and the school has a fundamental role in the promotion of the appropriation of this knowledge related to this theme by the students. To this end, it is essential to have an initial training of teachers oriented to the technologies, in order to implement the means of media resources and to explore the pedagogical knowledge regarding the most significant form of adaptation to pedagogical practices. To this end, the course "Graduation in Biological Sciences of Integrated Colleges of Itapetininga, São Paulo, has in its curriculum the discipline "Technologies Applied to Education". The present work had as objective to evaluate effectiveness of this course in the promotion, for the future teachers, in the pedagogical use of the technological resources. It is concluded that the contents administered by the teacher of the valued course,has contributed to a training aimed at the use of the technologies, although the futures teachers cited difficulties about the efficiency of the equipments for the conduction of the classes. The interviewees also pointed out that the easy handling and access to the tools worked during the course facilitated the development of the pedagogical activities. The discipline of technologies applied in education has shown to be a differential in the formation of science teachers and fundamental in the preparation of professional development committed to the quality of student education.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Rigonato, Mariana Beraldi
author_sort Rigonato, Mariana Beraldi
title Tecnologias aplicadas a educação: Uma avaliação da disciplina no curso de licenciatura em Ciências Biológicas
title_short Tecnologias aplicadas a educação: Uma avaliação da disciplina no curso de licenciatura em Ciências Biológicas
title_full Tecnologias aplicadas a educação: Uma avaliação da disciplina no curso de licenciatura em Ciências Biológicas
title_fullStr Tecnologias aplicadas a educação: Uma avaliação da disciplina no curso de licenciatura em Ciências Biológicas
title_full_unstemmed Tecnologias aplicadas a educação: Uma avaliação da disciplina no curso de licenciatura em Ciências Biológicas
title_sort tecnologias aplicadas a educação: uma avaliação da disciplina no curso de licenciatura em ciências biológicas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation RIGONATO, Mariana Beraldi. Tecnologias aplicadas a educação: Uma avaliação da disciplina no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22059
_version_ 1805305430045360128
score 10,814766