Escola e educação sexual: uma relação necessária e interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental
Sexual education is a very controversial topic. Currently in schools it is constantly treated superficially and often emphasizing only the negative aspects of sexuality or experience related to the prevention of teenage pregnancy and sexually transmitted diseases. The superficiality of his approach...
Autor principal: | Dias, Cristiane Araujo de Oliveira |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22066 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-22066 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-220662020-11-24T19:41:24Z Escola e educação sexual: uma relação necessária e interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental School and sexual education: a necessary and interdisciplinary relationship in the early years of elementary school Dias, Cristiane Araujo de Oliveira Friedrich, Leidi Cecilia Friedrich, Leidi Cecilia Friedrich, Leidi Cecilia Friedrich, Leidi Cecilia Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Orientação sexual Doenças sexualmente transmissíveis Interdisciplinary approach in education Sexual orientation Sexually transmitted diseases CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Sexual education is a very controversial topic. Currently in schools it is constantly treated superficially and often emphasizing only the negative aspects of sexuality or experience related to the prevention of teenage pregnancy and sexually transmitted diseases. The superficiality of his approach in pedagogical practice has as main reason the poor training of teachers, who had to start addressing the issue from the implementation of the National Curriculum Guidelines on Sexual Orientation, with no prior preparation of the same for this. Thus, in the midst of these obstacles both formative nature as personal strategy that teachers are to work on the subject, it is the omission of more specific and profound issues around sexuality, and this fact, one becomes necessary systematic and emancipatory work on this issue. The main objective that guided this research was to analyze the manifestations of teachers and students in the face of theoretical and practical activities on subjects that include sexual education. From this perspective, they sought up possibilities to get from the results, significant input to the understanding of the main difficulties that teachers have on this topic, confirming the hypothesis that the public schools there is no systematic and scientific work forward said affair. A Educação Sexual é um tema muito polêmico. Atualmente nas escolas ele é constantemente tratado de forma superficial e, muitas vezes com ênfase apenas nos aspectos negativos da vivência da sexualidade ou ligados à prevenção da gravidez na adolescência e das Doenças Sexualmente Transmissíveis. A superficialidade de sua abordagem na prática pedagógica tem como principal motivo a má formação dos professores, que precisaram começar a tratar o tema a partir da implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre Orientação Sexual, sem que houvesse uma prévia preparação dos mesmos para isso. Desse modo, em meio a estes obstáculos tanto de natureza formativa quanto pessoal a estratégia que os professores encontram para trabalhar sobre o assunto, é a omissão de questões mais específicas e profundas em torno da sexualidade, e por tal fato, faz-se necessário um trabalho sistemático e emancipatório diante dessa questão. O objetivo principal que norteou esta pesquisa foi analisar as manifestações de professores e alunos frente às atividades teórico-práticas sobre os assuntos que englobam a Educação Sexual. Nessa perspectiva, buscaram-se possibilidades de obter a partir dos resultados obtidos, dados significativos para a compreensão das principais dificuldades que os professores apresentam no tratamento deste tema, confirmando a hipótese de que nas escolas públicas não há um trabalho sistemático e científico frente o referido assunto. 2020-11-24T19:41:24Z 2020-11-24T19:41:24Z 2015-12-05 specializationThesis DIAS, Cristiane Araujo de Oliveira. Escola e educação sexual: uma relação necessária e interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 55 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22066 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Ensino de Ciências UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Orientação sexual Doenças sexualmente transmissíveis Interdisciplinary approach in education Sexual orientation Sexually transmitted diseases CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Orientação sexual Doenças sexualmente transmissíveis Interdisciplinary approach in education Sexual orientation Sexually transmitted diseases CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Dias, Cristiane Araujo de Oliveira Escola e educação sexual: uma relação necessária e interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental |
description |
Sexual education is a very controversial topic. Currently in schools it is constantly treated superficially and often emphasizing only the negative aspects of sexuality or experience related to the prevention of teenage pregnancy and sexually transmitted diseases. The superficiality of his approach in pedagogical practice has as main reason the poor training of teachers, who had to start addressing the issue from the implementation of the National Curriculum Guidelines on Sexual Orientation, with no prior preparation of the same for this. Thus, in the midst of these obstacles both formative nature as personal strategy that teachers are to work on the subject, it is the omission of more specific and profound issues around sexuality, and this fact, one becomes necessary systematic and emancipatory work on this issue. The main objective that guided this research was to analyze the manifestations of teachers and students in the face of theoretical and practical activities on subjects that include sexual education. From this perspective, they sought up possibilities to get from the results, significant input to the understanding of the main difficulties that teachers have on this topic, confirming the hypothesis that the public schools there is no systematic and scientific work forward said affair. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Dias, Cristiane Araujo de Oliveira |
author_sort |
Dias, Cristiane Araujo de Oliveira |
title |
Escola e educação sexual: uma relação necessária e interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
Escola e educação sexual: uma relação necessária e interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Escola e educação sexual: uma relação necessária e interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Escola e educação sexual: uma relação necessária e interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Escola e educação sexual: uma relação necessária e interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
escola e educação sexual: uma relação necessária e interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
DIAS, Cristiane Araujo de Oliveira. Escola e educação sexual: uma relação necessária e interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 55 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22066 |
_version_ |
1805316426170368000 |
score |
10,814766 |