A modelagem matemática como artifício estruturador do pensamento científico

This work aimed to study the mathematical modeling applied to the teaching of Sciences, more precisely that of Physics. The research was carried out with a first year class, in which a problem or an experiment that needed an explanatory mathematical model for its solution is presented for investigat...

ver descrição completa

Autor principal: Pataro, Ricardo Portes
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22116
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22116
recordtype dspace
spelling riut-1-221162020-11-24T19:50:03Z A modelagem matemática como artifício estruturador do pensamento científico Mathematical modeling as a structuring artifact of physical thinking Pataro, Ricardo Portes Scherpinski, Neusa Idick Scherpinski, Neusa Idick Scherpinski, Neusa Idick Scherpinski, Neusa Idick Análise matemática Ciência - Estudo e ensino Física Mathematical analysis Science - Study and teaching Physics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work aimed to study the mathematical modeling applied to the teaching of Sciences, more precisely that of Physics. The research was carried out with a first year class, in which a problem or an experiment that needed an explanatory mathematical model for its solution is presented for investigation. It was analyzed the manifestation of cognitive abilities presented by the students and the behavior of the students according to the degree of freedom given during the experimentation. The modeling was presented as an interesting alternative for the teaching of Physics in activities with investigative bias and as a stimulus for scientific training. Este trabalho objetivou estudar a modelagem matemática aplicada ao ensino de Ciências, mais precisamente o de Física. A pesquisa foi realizada com uma turma de primeiro ano, na qual um problema ou uma experimentação que necessitasse de um modelo matemático explicativo para sua solução é apresentado para investigação. Analisou-se a manifestação de habilidades cognitivas apresentadas pelos estudantes e o comportamento dos alunos de acordo com o grau de liberdade dado durante a experimentação. A modelagem apresentou-se ser uma alternativa interessante para o ensino de Física em atividades com viés investigativo e como estímulo à formação científica. 2020-11-24T19:50:02Z 2020-11-24T19:50:02Z 2018-09-01 bachelorThesis PATARO, Portes Ricardo. A modelagem matemática como artificio estruturador do pensamento físico. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22116 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Análise matemática
Ciência - Estudo e ensino
Física
Mathematical analysis
Science - Study and teaching
Physics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Análise matemática
Ciência - Estudo e ensino
Física
Mathematical analysis
Science - Study and teaching
Physics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pataro, Ricardo Portes
A modelagem matemática como artifício estruturador do pensamento científico
description This work aimed to study the mathematical modeling applied to the teaching of Sciences, more precisely that of Physics. The research was carried out with a first year class, in which a problem or an experiment that needed an explanatory mathematical model for its solution is presented for investigation. It was analyzed the manifestation of cognitive abilities presented by the students and the behavior of the students according to the degree of freedom given during the experimentation. The modeling was presented as an interesting alternative for the teaching of Physics in activities with investigative bias and as a stimulus for scientific training.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Pataro, Ricardo Portes
author_sort Pataro, Ricardo Portes
title A modelagem matemática como artifício estruturador do pensamento científico
title_short A modelagem matemática como artifício estruturador do pensamento científico
title_full A modelagem matemática como artifício estruturador do pensamento científico
title_fullStr A modelagem matemática como artifício estruturador do pensamento científico
title_full_unstemmed A modelagem matemática como artifício estruturador do pensamento científico
title_sort modelagem matemática como artifício estruturador do pensamento científico
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation PATARO, Portes Ricardo. A modelagem matemática como artificio estruturador do pensamento físico. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22116
_version_ 1805322158137671680
score 10,814766