O uso da tecnologia assistiva no ensino de ciências para alunos com encefalopatia crônica não progressiva

The main objective of this study was to analyze how the use of assistive technology in science education for students with chronic sequelae of nonprogressive encephalopathy could provide positive results. Therefore, it was necessary to make a partial review of the information about the concept of Ch...

ver descrição completa

Autor principal: Jesus, Lucia Montini Domingues de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22123
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22123
recordtype dspace
spelling riut-1-221232020-11-24T19:51:20Z O uso da tecnologia assistiva no ensino de ciências para alunos com encefalopatia crônica não progressiva Jesus, Lucia Montini Domingues de Schutz, Fabiana Costa de Araújo Ensino - Meios auxiliares Educação especial Alfabetização Teaching - Aids and devices Special education Literacy Ensino de Ciências The main objective of this study was to analyze how the use of assistive technology in science education for students with chronic sequelae of nonprogressive encephalopathy could provide positive results. Therefore, it was necessary to make a partial review of the information about the concept of Chronic Encephalopathy, its main causes and types, and analyze the characteristics in the student profile with this type of neurological disorder. It was also necessary to explain the concept and the use of assistive technologies and present the main types of aid engine and overall they promote the lives of people with special needs. Thus , for the construction of this work to know the role of scientific literacy in teaching children PSNs , highlight their advantages and implications for the cognitive development of students , demonstrate how combining science education with assistive technology resources based on alternative communication , and how to adapt such content for students with chronic encephalopathy , and study how assistive technology can help teachers in their teaching strategies and how the use of technological resources can help to minimize difficulties that teachers and students are usually in the teaching process and learning, communication and interaction was extremely important and constructive. The research allowed seizure of knowledge that become more productive working with people with special needs, and contribute much to the relationship between technology and content will fortify in order to significantly improve the process of teaching and learning. O objetivo principal deste trabalho foi a análise de como o uso da tecnologia assistiva no ensino de ciências para alunos com sequelas de encefalopatia crônica não progressiva poderia proporcionar resultados positivos. Para tanto, foi necessário fazer uma revisão parcial das informações sobre o conceito de Encefalopatia Crônica, suas causas e principais tipos, além de analisar as características no perfil do aluno com este tipo de distúrbio neurológico. Foi necessário ainda explicar o conceito e o uso das tecnologias assistivas e apresentar os principais tipos de auxilio motor e global que elas promovem na vida de pessoas com necessidades especiais. Dessa forma, para a construção do presente trabalho conhecer o papel da alfabetização científica no ensino de crianças PNEs, destacar suas repercussões e vantagens para o desenvolvimento cognitivo do aluno, demonstrar como combinar o ensino de ciências com recursos de tecnologia assistiva baseados na comunicação alternativa, e como adaptar tais conteúdos para alunos com encefalopatia crônica, além de estudar como a tecnologia assistiva pode auxiliar o professor em suas estratégias pedagógicas e como o uso de recursos tecnológicos podem contribuir para a minimização de dificuldades que professores e alunos normalmente encontram no processo de ensino e aprendizagem, comunicação e a interação foi extremamente importante e construtivo. A pesquisa permitiu apreensão de conhecimentos que tornaram mais produtivo o trabalho com os portadores de necessidades especiais, além de contribuir muito para a relação entre tecnologias e conteúdos se fortificasse de maneira a melhorar significativamente o processo de ensino e aprendizagem. 2020-11-24T19:51:19Z 2020-11-24T19:51:19Z 2014-03-08 specializationThesis JESUS, Lucia Montini Domingues de. O uso da tecnologia assistiva no ensino de ciências para alunos com encefalopatia crônica não progressiva. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22123 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Meios auxiliares
Educação especial
Alfabetização
Teaching - Aids and devices
Special education
Literacy
Ensino de Ciências
spellingShingle Ensino - Meios auxiliares
Educação especial
Alfabetização
Teaching - Aids and devices
Special education
Literacy
Ensino de Ciências
Jesus, Lucia Montini Domingues de
O uso da tecnologia assistiva no ensino de ciências para alunos com encefalopatia crônica não progressiva
description The main objective of this study was to analyze how the use of assistive technology in science education for students with chronic sequelae of nonprogressive encephalopathy could provide positive results. Therefore, it was necessary to make a partial review of the information about the concept of Chronic Encephalopathy, its main causes and types, and analyze the characteristics in the student profile with this type of neurological disorder. It was also necessary to explain the concept and the use of assistive technologies and present the main types of aid engine and overall they promote the lives of people with special needs. Thus , for the construction of this work to know the role of scientific literacy in teaching children PSNs , highlight their advantages and implications for the cognitive development of students , demonstrate how combining science education with assistive technology resources based on alternative communication , and how to adapt such content for students with chronic encephalopathy , and study how assistive technology can help teachers in their teaching strategies and how the use of technological resources can help to minimize difficulties that teachers and students are usually in the teaching process and learning, communication and interaction was extremely important and constructive. The research allowed seizure of knowledge that become more productive working with people with special needs, and contribute much to the relationship between technology and content will fortify in order to significantly improve the process of teaching and learning.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Jesus, Lucia Montini Domingues de
author_sort Jesus, Lucia Montini Domingues de
title O uso da tecnologia assistiva no ensino de ciências para alunos com encefalopatia crônica não progressiva
title_short O uso da tecnologia assistiva no ensino de ciências para alunos com encefalopatia crônica não progressiva
title_full O uso da tecnologia assistiva no ensino de ciências para alunos com encefalopatia crônica não progressiva
title_fullStr O uso da tecnologia assistiva no ensino de ciências para alunos com encefalopatia crônica não progressiva
title_full_unstemmed O uso da tecnologia assistiva no ensino de ciências para alunos com encefalopatia crônica não progressiva
title_sort o uso da tecnologia assistiva no ensino de ciências para alunos com encefalopatia crônica não progressiva
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation JESUS, Lucia Montini Domingues de. O uso da tecnologia assistiva no ensino de ciências para alunos com encefalopatia crônica não progressiva. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22123
_version_ 1805300819138969600
score 10,814766