Contribuições das políticas públicas para a educação ambiental e a concepção de alunos do ensino médio em uma escola de Votuporanga - SP

This work had as its theme the contribution of public policies for environmental education and the vision that students of a public school in the city of Votuporanga - SP has on it. The common good, the quality of life and sustainability permeate environmental actions involving critical and emancipa...

ver descrição completa

Autor principal: Flores, Maria Celestina
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22145
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22145
recordtype dspace
spelling riut-1-221452020-11-24T19:55:30Z Contribuições das políticas públicas para a educação ambiental e a concepção de alunos do ensino médio em uma escola de Votuporanga - SP Contributions of public policies for environmental education and high school students of design in a Votuporanga school - SP Flores, Maria Celestina Costa Junior, Ismael Laurindo Costa Junior, Ismael Laurindo Kavanagh, Edward Blanco, Daniel Rodrigues Qualidade de vida Sustentabilidade Qualidade ambiental Quality of life Sustainability Environmental quality CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work had as its theme the contribution of public policies for environmental education and the vision that students of a public school in the city of Votuporanga - SP has on it. The common good, the quality of life and sustainability permeate environmental actions involving critical and emancipatory education of students in schools. There was legislation that supports environmental education and its contributions to the improvement of human actions in society, it was examined how global environmental risks have influenced the humanity of the modernization process, the political and pedagogical actions and how they have been implemented, identifying their challenges. Through a descriptive and quantitative research analyzed questionnaire administered to students in public school about their knowledge of current environmental policies. It was found that there is a superficiality with regard to environmental education in schools, discussion taking place just a few environmental issues. Este trabalho teve como temática a contribuição das políticas públicas para a Educação Ambiental e a visão que alunos de uma escola pública do município de Votuporanga – SP tem sobre ela. O bem comum, a qualidade de vida e a sustentabilidade perpassam ações socioambientais que envolvem a formação crítica e emancipatória do aluno nas escolas. Verificou-se a legislação que apoia a Educação Ambiental e suas contribuições para a melhoria das ações humanas na sociedade, analisaram-se como riscos ambientais globais têm influenciado no processo de modernização da humanidade, as ações político-pedagógicas e como elas têm sido executadas, identificando seus desafios. Por meio de uma pesquisa descritiva e quantitativa analisou-se questionário aplicado aos alunos da escola pública estadual sobre seu conhecimento das políticas ambientais atuais. Foi verificado que há uma superficialidade com relação a Educação Ambiental dentro das escolas, ocorrendo discussão apenas a cerca de alguns temas ambientais. 2020-11-24T19:55:29Z 2020-11-24T19:55:29Z 2015-12-12 specializationThesis FLORES, Maria Celestina. Contribuições das políticas públicas para a educação ambiental e a concepção de alunos do ensino médio em uma escola de Votuporanga - SP. 2015. 38 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22145 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Qualidade de vida
Sustentabilidade
Qualidade ambiental
Quality of life
Sustainability
Environmental quality
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Qualidade de vida
Sustentabilidade
Qualidade ambiental
Quality of life
Sustainability
Environmental quality
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Flores, Maria Celestina
Contribuições das políticas públicas para a educação ambiental e a concepção de alunos do ensino médio em uma escola de Votuporanga - SP
description This work had as its theme the contribution of public policies for environmental education and the vision that students of a public school in the city of Votuporanga - SP has on it. The common good, the quality of life and sustainability permeate environmental actions involving critical and emancipatory education of students in schools. There was legislation that supports environmental education and its contributions to the improvement of human actions in society, it was examined how global environmental risks have influenced the humanity of the modernization process, the political and pedagogical actions and how they have been implemented, identifying their challenges. Through a descriptive and quantitative research analyzed questionnaire administered to students in public school about their knowledge of current environmental policies. It was found that there is a superficiality with regard to environmental education in schools, discussion taking place just a few environmental issues.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Flores, Maria Celestina
author_sort Flores, Maria Celestina
title Contribuições das políticas públicas para a educação ambiental e a concepção de alunos do ensino médio em uma escola de Votuporanga - SP
title_short Contribuições das políticas públicas para a educação ambiental e a concepção de alunos do ensino médio em uma escola de Votuporanga - SP
title_full Contribuições das políticas públicas para a educação ambiental e a concepção de alunos do ensino médio em uma escola de Votuporanga - SP
title_fullStr Contribuições das políticas públicas para a educação ambiental e a concepção de alunos do ensino médio em uma escola de Votuporanga - SP
title_full_unstemmed Contribuições das políticas públicas para a educação ambiental e a concepção de alunos do ensino médio em uma escola de Votuporanga - SP
title_sort contribuições das políticas públicas para a educação ambiental e a concepção de alunos do ensino médio em uma escola de votuporanga - sp
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FLORES, Maria Celestina. Contribuições das políticas públicas para a educação ambiental e a concepção de alunos do ensino médio em uma escola de Votuporanga - SP. 2015. 38 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22145
_version_ 1805320402577129472
score 10,814766