Alunos do primeiro ano de alfabetização do ensino fundamental apreendendo através da reciclagem

This paper discusses about recycling with elementary school students. Shows the importance of recycling which should encourage them already in the literacy process, seeking to manipulate the materials that can be reused, taking them in hand, bringing what has been researched for its practice in ever...

ver descrição completa

Autor principal: Queiroz, Rosimeiry
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22156
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22156
recordtype dspace
spelling riut-1-221562020-11-24T19:57:40Z Alunos do primeiro ano de alfabetização do ensino fundamental apreendendo através da reciclagem Literacy first year students of elementary education seizing through recycling Queiroz, Rosimeiry Pletsch, Adelmo Lowe Pletsch, Adelmo Lowe Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de Costa, Michelle Budke Meio ambiente e crianças Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.) Aprendizagem Environment and children Recycling (Waste, etc.) Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This paper discusses about recycling with elementary school students. Shows the importance of recycling which should encourage them already in the literacy process, seeking to manipulate the materials that can be reused, taking them in hand, bringing what has been researched for its practice in everyday life, and with it is can improve the way of teaching and learning. Justifies the choice of subject matter in order to make an analysis of the contribution that recycling has on the environment, especially children in the realization of playful experiments using recyclable materials that transform into meaningful strategies to facilitate the pedagogical work. Aims to highlight the importance of recycling, to be of value in the process of teaching and learning, and motivate educational professionals with regard to recycle disposable material, presenting models and teaching students to fabricate toys. The methodology for the study is theoretical research, making a bibliographical survey. With works or selected sources was done reading removing the parts that interested the proposed study, briefing and organizing. Also did field research involving literacy teachers and observing the reactions and attitudes of students in recreational zones. Performing this work with children, surely provided to improve the environment, teaching that restore and preserve the environment are commitments of all. There was contribution to reducing, reusing and recycling of garbage, changing the reality in which they live, with their attitudes. Este trabalho discute sobre a reciclagem com alunos do Ensino Fundamental. Mostra a importância da reciclagem que deve estimulá-los já no processo de alfabetização, buscando manipular os materiais que podem ser reutilizados, tendoos em mãos, trazendo o que foi pesquisado para a sua prática no dia a dia, sendo que com ele é possível melhorar a maneira de ensinar e aprender. Justifica a escolha do assunto no sentido de fazer uma análise das contribuições que a reciclagem oferece ao meio ambiente, em especial as crianças na realização das experiências lúdicas, utilizando materiais recicláveis que transformam em estratégias significativas para facilitar o trabalho pedagógico. Objetiva ressaltar a importância da reciclagem, como sendo de valor no processo de ensino aprendizagem, bem como motivar os profissionais da educação no tocante a reciclar material descartável, apresentando modelos e ensinando os alunos a confeccionar os brinquedos. A metodologia para o estudo é pesquisa teórica, fazendo um levantamento bibliográfico. Com as obras ou fontes selecionadas, se fez leitura retirando as partes que interessava ao estudo proposto, fazendo resumo e organizando. Também se fez pesquisa de campo envolvendo professores alfabetizadores e observando as reações e atitudes dos alunos nos horários de recreio. Realizando este trabalho com as crianças, certamente proporcionou-se a melhoria do meio ambiente, ensinando que recuperar e preservar o meio ambiente são compromissos de todos. Houve contribuição para redução, reutilização e reciclagem do lixo, modificando a realidade em que vivem, com suas atitudes. 2020-11-24T19:57:39Z 2020-11-24T19:57:39Z 2015-12-05 specializationThesis QUEIROZ, Rosimeiry. Alunos do primeiro ano de alfabetização do ensino fundamental apreendendo através da reciclagem. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22156 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Meio ambiente e crianças
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Aprendizagem
Environment and children
Recycling (Waste, etc.)
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Meio ambiente e crianças
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Aprendizagem
Environment and children
Recycling (Waste, etc.)
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Queiroz, Rosimeiry
Alunos do primeiro ano de alfabetização do ensino fundamental apreendendo através da reciclagem
description This paper discusses about recycling with elementary school students. Shows the importance of recycling which should encourage them already in the literacy process, seeking to manipulate the materials that can be reused, taking them in hand, bringing what has been researched for its practice in everyday life, and with it is can improve the way of teaching and learning. Justifies the choice of subject matter in order to make an analysis of the contribution that recycling has on the environment, especially children in the realization of playful experiments using recyclable materials that transform into meaningful strategies to facilitate the pedagogical work. Aims to highlight the importance of recycling, to be of value in the process of teaching and learning, and motivate educational professionals with regard to recycle disposable material, presenting models and teaching students to fabricate toys. The methodology for the study is theoretical research, making a bibliographical survey. With works or selected sources was done reading removing the parts that interested the proposed study, briefing and organizing. Also did field research involving literacy teachers and observing the reactions and attitudes of students in recreational zones. Performing this work with children, surely provided to improve the environment, teaching that restore and preserve the environment are commitments of all. There was contribution to reducing, reusing and recycling of garbage, changing the reality in which they live, with their attitudes.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Queiroz, Rosimeiry
author_sort Queiroz, Rosimeiry
title Alunos do primeiro ano de alfabetização do ensino fundamental apreendendo através da reciclagem
title_short Alunos do primeiro ano de alfabetização do ensino fundamental apreendendo através da reciclagem
title_full Alunos do primeiro ano de alfabetização do ensino fundamental apreendendo através da reciclagem
title_fullStr Alunos do primeiro ano de alfabetização do ensino fundamental apreendendo através da reciclagem
title_full_unstemmed Alunos do primeiro ano de alfabetização do ensino fundamental apreendendo através da reciclagem
title_sort alunos do primeiro ano de alfabetização do ensino fundamental apreendendo através da reciclagem
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation QUEIROZ, Rosimeiry. Alunos do primeiro ano de alfabetização do ensino fundamental apreendendo através da reciclagem. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22156
_version_ 1805307309116620800
score 10,814766