Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos
Acompanha: Sequência didática: trabalhando os conceitos de atomística com alunos surdos e Glossário de conceitos químicos para alunos surdos
Autor principal: | Charallo, Thalita Gabriela Comar |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2241 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-2241 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-22412017-07-27T15:23:01Z Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos Developing a glossary to support the learning of chemical concepts for deaf students Charallo, Thalita Gabriela Comar Freitas, Kátya Regina de http://lattes.cnpq.br/6183072556674794 Zara, Reginaldo Aparecido http://lattes.cnpq.br/7998616816664364 Freitas, Kátya Regina de Zara, Reginaldo Aparecido Pires, Magna Natália Marin Lima, João Paulo Camargo de Língua brasileira de sinais Química - Vocabulários - glossários, etc Química - Estudo e ensino Surdos - Educação Brazilian sign language Chemistry - Glossaries, vocabularies, etc Chemistry - Study and teaching Deaf - Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: Sequência didática: trabalhando os conceitos de atomística com alunos surdos e Glossário de conceitos químicos para alunos surdos This work investigated the comprehension of chemical concepts for deaf students, by means of a Didactic Sequence (DS) consisting of activities based on chemical concepts on atomistic subject and the use of a glossary of chemical terms prepared in Brazilian Language of Signs. The main research question was: "What are the evidences of learning for deaf students when they use a glossary of chemical terms associating images to the concept of atom?". The SD named “Working concepts of atomistic with deaf students" was applied to the Specialized Educational Service Center for the Deaf (CAES) of State College Marquês de Caravelas - Elementary School, Middle and College, located in the city of Arapongas, in northern state of Parana. Three deaf students currently in the 1st, 2nd and 3rd year of high school had participated of the schedule activities. The work had an exploratory and descriptive nature with qualitative approach and was developed through field research under action research. Data collection was conducted through semi-structured interview in which the answers were used for the investigation of learning of chemical concepts with unknown or missing signals. It was also used and activity of matching chemical concepts to their representative images and the construction of a semi-structured conceptual map. The results showed that DS addressed in sign language with visual activities and discussion of chemical terms from the glossary of specific signs contributed and facilitated the learning of the students who participated in the study. Este trabalho investigou a compreensão de conceitos químicos por alunos surdos, por meio da implementação de uma Sequência Didática (SD) composta por atividades fundamentadas em conceitos químicos sobre atomística e com o uso de um Glossário de termos químicos elaborado em LIBRAS. A principal questão de investigação foi: “Quais são os indícios de aprendizagem dos alunos surdos com a utilização de um glossário com termos químicos associados ao conceito de átomo?”. A SD intitulada “Trabalhando os conceitos de atomística com alunos surdos”, foi aplicada no Centro de Atendimento Educacional Especializado para Surdos (CAES) do Colégio Estadual Marquês de Caravelas – Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante, localizado no Município de Arapongas, no norte do estado do Paraná. Participaram três estudantes surdas do primeiro, secundo e terceiro ano do Ensino Médio. O trabalho de natureza descritivo exploratória, com abordagem predominantemente qualitativa, foi desenvolvido por meio da pesquisa de campo e pesquisa-ação. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, na qual as respostas serviram para a investigação da aprendizagem de conceitos químicos com sinais desconhecidos ou inexistentes. Também foi utilizada uma atividade de associação de conceitos químicos às respectivas imagens representativas e a construção de um mapa conceitual semiestruturado. A análise dos resultados revelou que a SD abordada em Língua de Sinais, com atividades visuais e a discussão dos termos químicos a partir do glossário com os sinais específicos contribuiu e facilitou a compreensão da aprendizagem das alunas que participaram do estudo. 2017-07-27T15:20:28Z 2017-07-27T15:20:28Z 2016-11-11 masterThesis CHARALLO, Thalita Gabriela Comar. Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2241 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Língua brasileira de sinais Química - Vocabulários - glossários, etc Química - Estudo e ensino Surdos - Educação Brazilian sign language Chemistry - Glossaries, vocabularies, etc Chemistry - Study and teaching Deaf - Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino |
spellingShingle |
Língua brasileira de sinais Química - Vocabulários - glossários, etc Química - Estudo e ensino Surdos - Educação Brazilian sign language Chemistry - Glossaries, vocabularies, etc Chemistry - Study and teaching Deaf - Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Charallo, Thalita Gabriela Comar Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos |
description |
Acompanha: Sequência didática: trabalhando os conceitos de atomística com alunos surdos e Glossário de conceitos químicos para alunos surdos |
format |
Dissertação |
author |
Charallo, Thalita Gabriela Comar |
author_sort |
Charallo, Thalita Gabriela Comar |
title |
Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos |
title_short |
Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos |
title_full |
Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos |
title_fullStr |
Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos |
title_full_unstemmed |
Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos |
title_sort |
elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2017 |
citation |
CHARALLO, Thalita Gabriela Comar. Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2241 |
_version_ |
1805319154060754944 |
score |
10,814766 |