Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos

Acompanha: Sequência didática: trabalhando os conceitos de atomística com alunos surdos e Glossário de conceitos químicos para alunos surdos

Autor principal: Charallo, Thalita Gabriela Comar
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2241
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2241
recordtype dspace
spelling riut-1-22412017-07-27T15:23:01Z Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos Developing a glossary to support the learning of chemical concepts for deaf students Charallo, Thalita Gabriela Comar Freitas, Kátya Regina de http://lattes.cnpq.br/6183072556674794 Zara, Reginaldo Aparecido http://lattes.cnpq.br/7998616816664364 Freitas, Kátya Regina de Zara, Reginaldo Aparecido Pires, Magna Natália Marin Lima, João Paulo Camargo de Língua brasileira de sinais Química - Vocabulários - glossários, etc Química - Estudo e ensino Surdos - Educação Brazilian sign language Chemistry - Glossaries, vocabularies, etc Chemistry - Study and teaching Deaf - Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: Sequência didática: trabalhando os conceitos de atomística com alunos surdos e Glossário de conceitos químicos para alunos surdos This work investigated the comprehension of chemical concepts for deaf students, by means of a Didactic Sequence (DS) consisting of activities based on chemical concepts on atomistic subject and the use of a glossary of chemical terms prepared in Brazilian Language of Signs. The main research question was: "What are the evidences of learning for deaf students when they use a glossary of chemical terms associating images to the concept of atom?". The SD named “Working concepts of atomistic with deaf students" was applied to the Specialized Educational Service Center for the Deaf (CAES) of State College Marquês de Caravelas - Elementary School, Middle and College, located in the city of Arapongas, in northern state of Parana. Three deaf students currently in the 1st, 2nd and 3rd year of high school had participated of the schedule activities. The work had an exploratory and descriptive nature with qualitative approach and was developed through field research under action research. Data collection was conducted through semi-structured interview in which the answers were used for the investigation of learning of chemical concepts with unknown or missing signals. It was also used and activity of matching chemical concepts to their representative images and the construction of a semi-structured conceptual map. The results showed that DS addressed in sign language with visual activities and discussion of chemical terms from the glossary of specific signs contributed and facilitated the learning of the students who participated in the study. Este trabalho investigou a compreensão de conceitos químicos por alunos surdos, por meio da implementação de uma Sequência Didática (SD) composta por atividades fundamentadas em conceitos químicos sobre atomística e com o uso de um Glossário de termos químicos elaborado em LIBRAS. A principal questão de investigação foi: “Quais são os indícios de aprendizagem dos alunos surdos com a utilização de um glossário com termos químicos associados ao conceito de átomo?”. A SD intitulada “Trabalhando os conceitos de atomística com alunos surdos”, foi aplicada no Centro de Atendimento Educacional Especializado para Surdos (CAES) do Colégio Estadual Marquês de Caravelas – Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante, localizado no Município de Arapongas, no norte do estado do Paraná. Participaram três estudantes surdas do primeiro, secundo e terceiro ano do Ensino Médio. O trabalho de natureza descritivo exploratória, com abordagem predominantemente qualitativa, foi desenvolvido por meio da pesquisa de campo e pesquisa-ação. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, na qual as respostas serviram para a investigação da aprendizagem de conceitos químicos com sinais desconhecidos ou inexistentes. Também foi utilizada uma atividade de associação de conceitos químicos às respectivas imagens representativas e a construção de um mapa conceitual semiestruturado. A análise dos resultados revelou que a SD abordada em Língua de Sinais, com atividades visuais e a discussão dos termos químicos a partir do glossário com os sinais específicos contribuiu e facilitou a compreensão da aprendizagem das alunas que participaram do estudo. 2017-07-27T15:20:28Z 2017-07-27T15:20:28Z 2016-11-11 masterThesis CHARALLO, Thalita Gabriela Comar. Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2241 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Língua brasileira de sinais
Química - Vocabulários - glossários, etc
Química - Estudo e ensino
Surdos - Educação
Brazilian sign language
Chemistry - Glossaries, vocabularies, etc
Chemistry - Study and teaching
Deaf - Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
spellingShingle Língua brasileira de sinais
Química - Vocabulários - glossários, etc
Química - Estudo e ensino
Surdos - Educação
Brazilian sign language
Chemistry - Glossaries, vocabularies, etc
Chemistry - Study and teaching
Deaf - Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ensino
Charallo, Thalita Gabriela Comar
Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos
description Acompanha: Sequência didática: trabalhando os conceitos de atomística com alunos surdos e Glossário de conceitos químicos para alunos surdos
format Dissertação
author Charallo, Thalita Gabriela Comar
author_sort Charallo, Thalita Gabriela Comar
title Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos
title_short Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos
title_full Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos
title_fullStr Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos
title_full_unstemmed Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos
title_sort elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2017
citation CHARALLO, Thalita Gabriela Comar. Elaboração de um glossário para apoio na aprendizagem de conceitos químicos para alunos surdos. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2241
_version_ 1805319154060754944
score 10,814766