Formação docente normativa por meio da Wiki
Acompanha: Formação normativa docente
Autor principal: | Cruz, Thelma Letícia Lemes da |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2251 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-2251 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-22512017-08-10T19:57:41Z Formação docente normativa por meio da Wiki Teacher training formative through the Wiki Cruz, Thelma Letícia Lemes da Pereira, David da Silva http://lattes.cnpq.br/7653898592619442 Pereira, David da Silva Gomes, Márcio Fernando Guerrini, Daniel Educação permanente Professores - Formação Tecnologia da informação Ensino - Legislação Continuing education Teachers, Training of Information technology Educational law and legislation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Acompanha: Formação normativa docente This research aims at the development of an educational product for the continuing education of teachers, in the school, through a technological tool Wiki. The problem was how far the continuous training developed through the technological instrument, Wiki, could contribute to the teacher training in its time-activity? Like this, the process of construction and application of a continuing education course on educational legislation applied to high school teachers in a public school in the north of Paraná was analyzed. The course was developed by the researcher and instrumentalized through the Wiki. The Wiki technology tool presents itself with a little used resource in the Basic Education of the State of Paraná. I started from the idea that the planned use of this instrument could enable a resource capable of promoting continued formation in the school. The theoretical-methodological reference is centered on the continued formation in the school as approached by Imbérnon (2013), Sampaio and Leite (2013) and Libâneo, Oliveira and Toschi (2012). As a result, there is the viability of continuing education in the school, with the use of teaching time-activity, as long as there is a change in organizational culture in the context of a democratic school-based management. Esta investigação tem por objetivo o desenvolvimento de um produto educacional para a formação continuada de professores, na escola, por meio de um instrumento tecnológico Wiki. O problema consistiu em que medida a formação continuada desenvolvida por meio do instrumento tecnológico, a Wiki, poderia contribuir para a capacitação docente em sua hora-atividade? Assim, analisou-se o processo de construção e de aplicação de um curso de formação continuada sobre a legislação educacional, aplicada a professores do Ensino Médio, em uma escola pública do Norte do Paraná. O curso foi elaborado pela investigadora e instrumentalizado por meio da Wiki. O instrumento tecnológico Wiki se apresenta com recurso pouco utilizado na Educação Básica do Estado do Paraná. Parti-se da ideia de que o uso planejado desse instrumento poderá viabilizar um recurso capaz de promover formação continuada realizada na escola. O referencial teórico-metodológico está centrado na formação continuada na escola como abordada por Imbérnon (2013), Sampaio e Leite (2013) e Libâneo, Oliveira e Toschi (2012). Como resultado, tem-se a viabilidade da formação continuada na escola, com o emprego da hora-atividade docente, desde que haja uma mudança na cultura organizacional no contexto de uma escolar gestão democrática. 2017-08-10T19:57:41Z 2017-08-10T19:57:41Z 2016-11-12 masterThesis CRUZ, Thema Letícia Lemes da. Formação docente normativa por meio da Wiki. 2016. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2251 por openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Educação permanente Professores - Formação Tecnologia da informação Ensino - Legislação Continuing education Teachers, Training of Information technology Educational law and legislation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino |
spellingShingle |
Educação permanente Professores - Formação Tecnologia da informação Ensino - Legislação Continuing education Teachers, Training of Information technology Educational law and legislation CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ensino Cruz, Thelma Letícia Lemes da Formação docente normativa por meio da Wiki |
description |
Acompanha: Formação normativa docente |
format |
Dissertação |
author |
Cruz, Thelma Letícia Lemes da |
author_sort |
Cruz, Thelma Letícia Lemes da |
title |
Formação docente normativa por meio da Wiki |
title_short |
Formação docente normativa por meio da Wiki |
title_full |
Formação docente normativa por meio da Wiki |
title_fullStr |
Formação docente normativa por meio da Wiki |
title_full_unstemmed |
Formação docente normativa por meio da Wiki |
title_sort |
formação docente normativa por meio da wiki |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2017 |
citation |
CRUZ, Thema Letícia Lemes da. Formação docente normativa por meio da Wiki. 2016. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2251 |
_version_ |
1805305434299432960 |
score |
10,814766 |