Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos
Environmental issues are increasingly evident in Brazil and the world. Governments make laws and study ways to minimize the impacts that humanity has been causing to the Environment. One of the simplest and least burdensome ways to create environmental awareness and, perhaps, lessen future impacts i...
Autor principal: | Roese, Tathiane Rodrigues |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22534 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-22534 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-225342020-11-25T14:20:23Z Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos Special education teachers’ vision of environmental education as a means to integrate special education into the educational system Roese, Tathiane Rodrigues Bortoli, Marlene Magnoni Bortoli, Marlene Magnoni Edwiges, Thiago Lied, Eduardo Borges Ambiente escolar Educação - Estudo e ensino Meio ambiente e crianças School environment Education - Study and teaching Environment and children CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Environmental issues are increasingly evident in Brazil and the world. Governments make laws and study ways to minimize the impacts that humanity has been causing to the Environment. One of the simplest and least burdensome ways to create environmental awareness and, perhaps, lessen future impacts is to teach children to love and care for the planet. One of the strategies used for this is Environmental Education. This work sought to verify how the Environmental Education has been working with primary school children, especially with students with special educational needs and the possible difficulties encountered by teachers. To do this it had the participation of teachers from six municipal schools of Foz do Iguaçu – PR. The teachers answered a questionnaire that, after a bibliographical survey, was analyzed and discussed. As questões ambientais estão a cada dia mais em evidência no Brasil e no mundo governos sancionam leis e estudam maneiras de minimizar os impactos que a humanidade vem causando ao meio ambiente. Uma das maneiras mais simples e menos onerosa de criar uma consciência ambiental e, quem sabe diminuir impactos futuros, é ensinar as crianças a amar e cuidar do planeta. Uma das estratégias usadas para tal é a educação ambiental. Este trabalho procurou verificar como a educação ambiental é trabalhada com alunos de educação infantil, especialmente com alunos com necessidades educacionais especiais e as possíveis dificuldades encontradas pelos professores. Para isso contou com a participação de professores de seis escolas municipais de Foz do Iguaçu – Pr. Os professores responderam a um questionário que, após levantamento bibliográfico, foi analisado e os resultados da pesquisa mostraram que há grande interesse dos alunos nas aulas de educação ambiental e que eles são bastante participativos. Os professores recebem capacitação da Secretaria Municipal de Educação e apoio dos gestores escolares o que ajuda muito para que esse resultado seja alcançado. 2020-11-25T14:20:23Z 2020-11-25T14:20:23Z 2018-08-11 specializationThesis ROESE, Tathiane Rodrigues. Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre os alunos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22534 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Gestão Ambiental em Municípios UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ambiente escolar Educação - Estudo e ensino Meio ambiente e crianças School environment Education - Study and teaching Environment and children CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
spellingShingle |
Ambiente escolar Educação - Estudo e ensino Meio ambiente e crianças School environment Education - Study and teaching Environment and children CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Roese, Tathiane Rodrigues Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos |
description |
Environmental issues are increasingly evident in Brazil and the world. Governments make laws and study ways to minimize the impacts that humanity has been causing to the Environment. One of the simplest and least burdensome ways to create environmental awareness and, perhaps, lessen future impacts is to teach children to love and care for the planet. One of the strategies used for this is Environmental Education. This work sought to verify how the Environmental Education has been working with primary school children, especially with students with special educational needs and the possible difficulties encountered by teachers. To do this it had the participation of teachers from six municipal schools of Foz do Iguaçu – PR. The teachers answered a questionnaire that, after a bibliographical survey, was analyzed and discussed. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Roese, Tathiane Rodrigues |
author_sort |
Roese, Tathiane Rodrigues |
title |
Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos |
title_short |
Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos |
title_full |
Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos |
title_fullStr |
Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos |
title_full_unstemmed |
Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos |
title_sort |
visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
ROESE, Tathiane Rodrigues. Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre os alunos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22534 |
_version_ |
1805313492684636160 |
score |
10,814766 |