Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos

Environmental issues are increasingly evident in Brazil and the world. Governments make laws and study ways to minimize the impacts that humanity has been causing to the Environment. One of the simplest and least burdensome ways to create environmental awareness and, perhaps, lessen future impacts i...

ver descrição completa

Autor principal: Roese, Tathiane Rodrigues
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22534
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22534
recordtype dspace
spelling riut-1-225342020-11-25T14:20:23Z Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos Special education teachers’ vision of environmental education as a means to integrate special education into the educational system Roese, Tathiane Rodrigues Bortoli, Marlene Magnoni Bortoli, Marlene Magnoni Edwiges, Thiago Lied, Eduardo Borges Ambiente escolar Educação - Estudo e ensino Meio ambiente e crianças School environment Education - Study and teaching Environment and children CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Environmental issues are increasingly evident in Brazil and the world. Governments make laws and study ways to minimize the impacts that humanity has been causing to the Environment. One of the simplest and least burdensome ways to create environmental awareness and, perhaps, lessen future impacts is to teach children to love and care for the planet. One of the strategies used for this is Environmental Education. This work sought to verify how the Environmental Education has been working with primary school children, especially with students with special educational needs and the possible difficulties encountered by teachers. To do this it had the participation of teachers from six municipal schools of Foz do Iguaçu – PR. The teachers answered a questionnaire that, after a bibliographical survey, was analyzed and discussed. As questões ambientais estão a cada dia mais em evidência no Brasil e no mundo governos sancionam leis e estudam maneiras de minimizar os impactos que a humanidade vem causando ao meio ambiente. Uma das maneiras mais simples e menos onerosa de criar uma consciência ambiental e, quem sabe diminuir impactos futuros, é ensinar as crianças a amar e cuidar do planeta. Uma das estratégias usadas para tal é a educação ambiental. Este trabalho procurou verificar como a educação ambiental é trabalhada com alunos de educação infantil, especialmente com alunos com necessidades educacionais especiais e as possíveis dificuldades encontradas pelos professores. Para isso contou com a participação de professores de seis escolas municipais de Foz do Iguaçu – Pr. Os professores responderam a um questionário que, após levantamento bibliográfico, foi analisado e os resultados da pesquisa mostraram que há grande interesse dos alunos nas aulas de educação ambiental e que eles são bastante participativos. Os professores recebem capacitação da Secretaria Municipal de Educação e apoio dos gestores escolares o que ajuda muito para que esse resultado seja alcançado. 2020-11-25T14:20:23Z 2020-11-25T14:20:23Z 2018-08-11 specializationThesis ROESE, Tathiane Rodrigues. Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre os alunos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22534 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Gestão Ambiental em Municípios UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ambiente escolar
Educação - Estudo e ensino
Meio ambiente e crianças
School environment
Education - Study and teaching
Environment and children
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Ambiente escolar
Educação - Estudo e ensino
Meio ambiente e crianças
School environment
Education - Study and teaching
Environment and children
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Roese, Tathiane Rodrigues
Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos
description Environmental issues are increasingly evident in Brazil and the world. Governments make laws and study ways to minimize the impacts that humanity has been causing to the Environment. One of the simplest and least burdensome ways to create environmental awareness and, perhaps, lessen future impacts is to teach children to love and care for the planet. One of the strategies used for this is Environmental Education. This work sought to verify how the Environmental Education has been working with primary school children, especially with students with special educational needs and the possible difficulties encountered by teachers. To do this it had the participation of teachers from six municipal schools of Foz do Iguaçu – PR. The teachers answered a questionnaire that, after a bibliographical survey, was analyzed and discussed.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Roese, Tathiane Rodrigues
author_sort Roese, Tathiane Rodrigues
title Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos
title_short Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos
title_full Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos
title_fullStr Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos
title_full_unstemmed Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos
title_sort visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre alunos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ROESE, Tathiane Rodrigues. Visão dos professores de educação especial sobre o uso da educação ambiental como meio de integração entre os alunos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22534
_version_ 1805313492684636160
score 10,814766