Horta escolar como estratégia metodológica para trabalhar educação ambiental
This work had as its theme the school garden as a methodological strategy to develop environmental education. The school garden is an important mediating element to work on the environmental issue, since it allows establishing a relationship between students and the environment. It presents an initi...
Autor principal: | Santos, Débora Pinho dos |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22737 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-22737 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-227372021-12-16T21:29:29Z Horta escolar como estratégia metodológica para trabalhar educação ambiental School garden as a methodological strategy to develop environmental education Santos, Débora Pinho dos Bortoli, Marlene Magnoni Bortoli, Marlene Magnoni Bem, Carla Cristina Mascarenhas, Lilian Marcia Santana Meio ambiente e crianças Agricultura Ensino Environment and children Agriculture Teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This work had as its theme the school garden as a methodological strategy to develop environmental education. The school garden is an important mediating element to work on the environmental issue, since it allows establishing a relationship between students and the environment. It presents an initiative that involves the school environment in favor of the environmental issue and the health and quality of life where, through the garden, it aims at changing the behavioral character and awareness of environmental causes. The work was carried out through pure basic research of exploratory and descriptive character whose purpose is to expand the field of knowledge, using bibliographic research procedures. The importance and purpose of the implementation of the school garden is then discussed through the concept of environmental education related to formal and informal education. Este trabalho teve como temática a horta escolar como estratégia metodológica para desenvolver educação ambiental. A horta escolar se constitui um importante elemento mediador para trabalhar a questão ambiental, pois permite estabelecer uma relação entre os alunos e o meio ambiente. Apresenta uma iniciativa que envolve o ambiente escolar em favor da questão ambiental e da saúde e qualidade de vida onde através da horta visa alteração do caráter comportamental e conscientização com as causas ambientais. O trabalho foi realizado através de pesquisa básica pura de caráter exploratório e descritivo cuja finalidade é ampliar o campo de conhecimento, utilizando procedimentos de pesquisa bibliográfica. A seguir é discorrido através do conceito de educação ambiental relacionado à educação formal e informal a importância e as finalidades da implantação da horta escolar. 2020-11-25T14:37:36Z 2020-11-25T14:37:36Z 2018-09-01 specializationThesis SANTOS, Débora Pinho dos. Horta escolar como estratégia metodológica para trabalhar educação ambiental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22737 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Gestão Ambiental em Municípios UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Meio ambiente e crianças Agricultura Ensino Environment and children Agriculture Teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Meio ambiente e crianças Agricultura Ensino Environment and children Agriculture Teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Santos, Débora Pinho dos Horta escolar como estratégia metodológica para trabalhar educação ambiental |
description |
This work had as its theme the school garden as a methodological strategy to develop environmental education. The school garden is an important mediating element to work on the environmental issue, since it allows establishing a relationship between students and the environment. It presents an initiative that involves the school environment in favor of the environmental issue and the health and quality of life where, through the garden, it aims at changing the behavioral character and awareness of environmental causes. The work was carried out through pure basic research of exploratory and descriptive character whose purpose is to expand the field of knowledge, using bibliographic research procedures. The importance and purpose of the implementation of the school garden is then discussed through the concept of environmental education related to formal and informal education. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Santos, Débora Pinho dos |
author_sort |
Santos, Débora Pinho dos |
title |
Horta escolar como estratégia metodológica para trabalhar educação ambiental |
title_short |
Horta escolar como estratégia metodológica para trabalhar educação ambiental |
title_full |
Horta escolar como estratégia metodológica para trabalhar educação ambiental |
title_fullStr |
Horta escolar como estratégia metodológica para trabalhar educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Horta escolar como estratégia metodológica para trabalhar educação ambiental |
title_sort |
horta escolar como estratégia metodológica para trabalhar educação ambiental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SANTOS, Débora Pinho dos. Horta escolar como estratégia metodológica para trabalhar educação ambiental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22737 |
_version_ |
1805302711304847360 |
score |
10,814766 |