Alfabetização cartográfica no contexto CTS com uso da realidade aumentada

Acompanha produção técnica: Caixa de areia interativa: uma viagem pela realidade aumentada em cartografia: manual de criação

Autor principal: Cunha, Luís Guilherme Gonçalves
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23562
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23562
recordtype dspace
spelling riut-1-235622020-12-18T06:10:16Z Alfabetização cartográfica no contexto CTS com uso da realidade aumentada Cartographic literacy in the CTS context with the use of augmented reality Cunha, Luís Guilherme Gonçalves Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 Szmoski, Romeu Miqueias https://orcid.org/0000-0002-0968-7158 http://lattes.cnpq.br/5919669935159197 Rosas, Celbo Antonio Fonseca https://orcid.org/0000-0001-9342-3528 http://lattes.cnpq.br/5658398125679314 Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de https://orcid.org/0000-0002-2857-4159 http://lattes.cnpq.br/0394414374162107 Aires, João Paulo https://orcid.org/0000-0002-4367-9901 http://lattes.cnpq.br/5120480868145385 Cantorani, José Roberto Herrera https://orcid.org/0000-0003-1792-0383 http://lattes.cnpq.br/0674726819843483 Alfabetização Ciência - Aspectos sociais Tecnologia - Aspectos sociais Realidade aumentada Geografia - Estudo e ensino Cartografia Literacy Science - Social aspects Technology - Social aspects Augmented reality Geography - Study and teaching Cartography CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Engenharia/Tecnologia/Gestão Acompanha produção técnica: Caixa de areia interativa: uma viagem pela realidade aumentada em cartografia: manual de criação The insertion of Augmented Reality (AR) in the construction of Third Dimension (3D) models of cartographic materials is discussed in the work for students in the sixth year of Elementary School II of a private school in the municipality of Ponta Grossa, Paraná. Augmented Reality is an interface technology for users that allows use as a tool for literacy and presentation of cartographic materials in 3D. Using this integrated Augmented Reality interface, the objective is to analyze the use of Augmented Reality as an active methodological resource in the construction of cartographic literacy in the context of Science Technology and Society (CTS) considering students from a private school in Ponta Grossa / Paraná. In view of this, it is important (1) to describe the relationships between CTS, school cartography and Augmented Reality; (2) apply the use of the Interactive Sandbox in the teaching of Geography for cartographic literacy; (3) relate the results obtained in the use of Augmented Reality, with the cartographic knowledge acquired by the student; and (4) develop a personalized platform for media coverage of communication and dissemination of results. The methodological resource is Interactive Sandbox, which uses technological instruments through Augmented Reality applied to a class of sixth year of Elementary School II. This resource was applied using methodological proposals that value the participation of the student as a protagonist and the teacher as a mediator in solving a problem. The research is qualitative and the procedures characterize an intervention research, whose investigations involve planning and interference throughout the process. The approach is characterized by an active learning process. As a result of the application, it is possible to notice the improvement in the aspects that guide cartographic literacy. É discutida no trabalho a inserção da Realidade Aumentada (RA) na construção de modelos de Terceira Dimensão (3D) de materiais cartográficos e relatada a utilização deste recurso dinâmico e interativo com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II de uma escola particular no município de Ponta Grossa, Paraná. A Realidade Aumentada é uma tecnologia de interface para usuários que possibilita utilização como ferramenta para alfabetização e apresentação de materiais cartográficos em 3D. Utilizando-se desta interface integrada de Realidade Aumentada, objetiva-se analisar o uso da Realidade Aumentada como recurso metodológico ativo na construção de uma alfabetização cartográfica no contexto de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) considerando os alunos de uma escola privada de Ponta Grossa/Paraná. Diante disso, torna-se importante (1) descrever as relações existentes entre CTS, cartografia escolar e Realidade Aumentada; (2) aplicar o uso da Caixa de Areia Interativa no ensino de Geografia para alfabetização cartográfica; (3) relacionar os resultados obtidos no uso de Realidade Aumentada, com o conhecimento cartográfico adquirido pelo aluno; e (4) desenvolver uma plataforma personalizada para midiatização de comunicação e divulgação dos resultados. O recurso metodológico é a Caixa de Areia Interativa, o qual utiliza instrumentos tecnológicos por intermédio da Realidade Aumentada. Este recurso foi aplicado a uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental II utilizando-se de propostas metodológicas que valorizam a participação do aluno como protagonista e o professor como mediador na resolução de um problema. A pesquisa é qualitativa e os procedimentos caracterizam uma pesquisaintervenção, cujas investigações envolvem planejamento e interferência durante todo o processo. A abordagem caracteriza-se em um processo de aprendizagem ativa. Como resultado da aplicação é possível perceber a melhora nos aspectos que norteiam a alfabetização cartográfica por meio de uma análise de aspectos da ciência, tecnologia e sociedade e o espaço geográfico. 2020-12-17T17:21:02Z 2020-12-17T17:21:02Z 2020-06-03 masterThesis CUNHA, Luís Guilherme Gonçalves. Alfabetização cartográfica no contexto CTS com uso da realidade aumentada. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23562 por openAccess Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Alfabetização
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Realidade aumentada
Geografia - Estudo e ensino
Cartografia
Literacy
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Augmented reality
Geography - Study and teaching
Cartography
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Alfabetização
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Realidade aumentada
Geografia - Estudo e ensino
Cartografia
Literacy
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Augmented reality
Geography - Study and teaching
Cartography
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Cunha, Luís Guilherme Gonçalves
Alfabetização cartográfica no contexto CTS com uso da realidade aumentada
description Acompanha produção técnica: Caixa de areia interativa: uma viagem pela realidade aumentada em cartografia: manual de criação
format Dissertação
author Cunha, Luís Guilherme Gonçalves
author_sort Cunha, Luís Guilherme Gonçalves
title Alfabetização cartográfica no contexto CTS com uso da realidade aumentada
title_short Alfabetização cartográfica no contexto CTS com uso da realidade aumentada
title_full Alfabetização cartográfica no contexto CTS com uso da realidade aumentada
title_fullStr Alfabetização cartográfica no contexto CTS com uso da realidade aumentada
title_full_unstemmed Alfabetização cartográfica no contexto CTS com uso da realidade aumentada
title_sort alfabetização cartográfica no contexto cts com uso da realidade aumentada
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CUNHA, Luís Guilherme Gonçalves. Alfabetização cartográfica no contexto CTS com uso da realidade aumentada. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23562
_version_ 1805322185988898816
score 10,814766