Avaliação da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde com os serviços de saúde no município de Pato Branco - PR

SUS develops its regulation policy through organizational principles that describe the quality of the service provided based on popular participation.Health services have a complex servicespace in which customers analyze quality customers analyze the quality of the service in view of both t...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Luane Paula de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23640
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23640
recordtype dspace
spelling riut-1-236402020-12-31T06:10:49Z Avaliação da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde com os serviços de saúde no município de Pato Branco - PR Satisfaction assessment of unified health system's users with the health service at the Pato Branco county, state of Paraná Souza, Luane Paula de Costa, Sergio Eduardo Gouvea da https://orcid.org/0000-0002-9882-5857 http://lattes.cnpq.br/4549171741917116 Lima, Edson Pinheiro de https://orcid.org/0000-0001-9331-1569 http://lattes.cnpq.br/7304491503357135 Righi, Angela Weber https://orcid.org/0000-0001-5443-4574 http://lattes.cnpq.br/9425125111457395 Bortoluzzi, Sandro Cesar https://orcid.org/0000-0003-3493-8518 http://lattes.cnpq.br/4807551795065727 Costa, Sergio Eduardo Gouvea da http://lattes.cnpq.br/4549171741917116 Satisfação do consumidor Saúde pública Sistema Único de Saúde (Brasil) Controle de qualidade Consumer satisfaction Public health Quality control CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Engenharia/Tecnologia/Gestão SUS develops its regulation policy through organizational principles that describe the quality of the service provided based on popular participation.Health services have a complex servicespace in which customers analyze quality customers analyze the quality of the service in view of both the result and the experience. In this context, the aim of this study is toassess SUS user satisfaction with health services using an instrument developed from the context of public health, with the study an evaluation survey of SUS health services in the Pato Branco county state of Paraná. For this, the literature sought relevant aspects for assessing the health quality of construction, a questionnaire was formulated to assess user satisfaction in the SUS with health services and it was validated through the Lawshe Method. The weights of each construct were defined by the AHP multicriteria decision support method, as well as the weights of each item in the questionnaire. The adapted scale of the satisfaction continuum was used to anchor the responses of the data collection with 99 SUS users in the Pato Branco county state of Paraná. The results suggest 7 quality assessment constructs in which all questions in the questionnaire were important to compose the validated questionnaire. The construct that contributes the most to the total weight of the constructs refers to C3-Courtesy,dignity and respect. Within the scale of satisfaction with health services, the surveyed sample is satisfied with most of the analyzed constructs, except for the C1-Infrastructure constructs and C7-Health service recommendation, in which the sample is dissatisfied. O SUS desenvolve sua política de regulação por meio de princípios organizativos que descrevem a qualidade do serviço prestado com base na participação popular. Os serviços em saúde possuem um servicespace complexo onde os clientes analisam a qualidade do serviço tendo em vista tanto o resultado quanto a experiência vivenciada. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é avaliar a satisfação do usuário do SUS com os serviços de saúde por meio de um instrumento elaborado a partir do contexto da saúde pública, tendo como estudo uma pesquisa de avaliação survey dos serviços de saúde do SUS do município de Pato Branco-PR. Para isso, buscou-se na literatura aspectos relevantes para avaliação da qualidade em saúde para a definição de constructos, formulou-se um questionário para avaliar a satisfação do usuário no SUS com os serviços de saúdee validou-se por meio do Método de Lawshe. Os pesos de cada constructo foram definidos pelo método de apoio a decisão multicritério AHP, bem como foram definidos os pesos de cada item do questionário. Utilizou-se a escala adaptada de continnum de satisfação para ancorar as respostas da coleta de dados com 99 usuários do SUS do município de Pato Branco-PR. Os resultados sugerem 7 constructos de avaliação da qualidade nos quais todas as perguntas do questionário foram importantes para a compor o questionário validado. O constructo que mais contribui para o peso total dos constructos se refere àC3-Cortesia, dignidade e respeito.Dentro da escala de satisfação com os serviços de saúde, a amostra pesquisada encontra-se satisfeita com a maioria dos constructos analisados, exceto os constructosC1-Infraestrutura eC7-Recomendação do serviço de saúde, nos quais a amostra encontra-se insatisfeita. 2020-12-30T12:13:57Z 2020-12-30T12:13:57Z 2020-11-25 masterThesis SOUZA, Luane Paula de. Avaliação da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde com os serviços de saúde no município de Pato Branco - PR. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23640 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Satisfação do consumidor
Saúde pública
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Controle de qualidade
Consumer satisfaction
Public health
Quality control
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Engenharia/Tecnologia/Gestão
spellingShingle Satisfação do consumidor
Saúde pública
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Controle de qualidade
Consumer satisfaction
Public health
Quality control
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Engenharia/Tecnologia/Gestão
Souza, Luane Paula de
Avaliação da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde com os serviços de saúde no município de Pato Branco - PR
description SUS develops its regulation policy through organizational principles that describe the quality of the service provided based on popular participation.Health services have a complex servicespace in which customers analyze quality customers analyze the quality of the service in view of both the result and the experience. In this context, the aim of this study is toassess SUS user satisfaction with health services using an instrument developed from the context of public health, with the study an evaluation survey of SUS health services in the Pato Branco county state of Paraná. For this, the literature sought relevant aspects for assessing the health quality of construction, a questionnaire was formulated to assess user satisfaction in the SUS with health services and it was validated through the Lawshe Method. The weights of each construct were defined by the AHP multicriteria decision support method, as well as the weights of each item in the questionnaire. The adapted scale of the satisfaction continuum was used to anchor the responses of the data collection with 99 SUS users in the Pato Branco county state of Paraná. The results suggest 7 quality assessment constructs in which all questions in the questionnaire were important to compose the validated questionnaire. The construct that contributes the most to the total weight of the constructs refers to C3-Courtesy,dignity and respect. Within the scale of satisfaction with health services, the surveyed sample is satisfied with most of the analyzed constructs, except for the C1-Infrastructure constructs and C7-Health service recommendation, in which the sample is dissatisfied.
format Dissertação
author Souza, Luane Paula de
author_sort Souza, Luane Paula de
title Avaliação da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde com os serviços de saúde no município de Pato Branco - PR
title_short Avaliação da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde com os serviços de saúde no município de Pato Branco - PR
title_full Avaliação da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde com os serviços de saúde no município de Pato Branco - PR
title_fullStr Avaliação da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde com os serviços de saúde no município de Pato Branco - PR
title_full_unstemmed Avaliação da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde com os serviços de saúde no município de Pato Branco - PR
title_sort avaliação da satisfação dos usuários do sistema Único de saúde com os serviços de saúde no município de pato branco - pr
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SOUZA, Luane Paula de. Avaliação da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde com os serviços de saúde no município de Pato Branco - PR. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23640
_version_ 1805309892450320384
score 10,814766