Um estudo sobre o Youtube como ferramenta de ensino aprendizagem por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I

This monograph has as object of study the video platform and social network Youtube, which can serve as a teaching tool for children. The objective is to explore the audiovisual resource as a way of systematizing the study in the development of creativity, autonomy and knowledge sharing. The work is...

ver descrição completa

Autor principal: Laurino, Angélica Matais
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23738
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23738
recordtype dspace
spelling riut-1-237382021-01-07T06:10:12Z Um estudo sobre o Youtube como ferramenta de ensino aprendizagem por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I A study on Youtube as a teaching and learning tool for 4th grade elementary school children Laurino, Angélica Matais Liao, Tarliz Liao, Tarliz Thees, Andrea Santos, Fábio Lennon Marchon dos Ensino auxiliado por computador Youtube (Recurso eletrônico) Estudantes do ensino fundamental Internet e crianças Computer-assisted instruction YouTube Broadcast Yourself (Electronic resource) School children Internet and children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL This monograph has as object of study the video platform and social network Youtube, which can serve as a teaching tool for children. The objective is to explore the audiovisual resource as a way of systematizing the study in the development of creativity, autonomy and knowledge sharing. The work is defined as a qualitative research using the Case Study method. The following stand out as methodological procedures: bibliographic review on the subject, analysis of the contents of the testimonies and of the activities carried out with the students of the 4th grade of Elementary School I. To produce the material that would be analyzed, two activities were given to the students: one of critical analysis of the videos “Como fazer mini MC Lanche Feliz do MC Donalds - Faça em casa” by Gato Galáctico and “Dicas da Babi”  from the channel Mãe Nutricionista; and another one for the children to understand all the stages of producing a video for a channel from Youtube. It is understood that children today, who are digital natives, go through different teaching and learning processes daily on the internet and that these practices can be explored by teachers. This work was designed to develop children’s study autonomy, which has a helper on YouTube even though it is a complex process. It is believed, therefore, that YouTube can play a role in enhancing children’s learning and giving autonomy to their development if used correctly. A presente monografia tem como objeto de estudo a plataforma de vídeos e rede social Youtube, que pode servir como uma ferramenta de ensino para crianças. O objetivo visa explorar o recurso audiovisual como forma de sistematização de estudo no desenvolvimento da criatividade, autonomia e compartilhamento do conhecimento. O trabalho é definido como uma pesquisa qualitativa por meio do método de Estudo de Caso. Destacam-se como procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica sobre o tema e análise dos conteúdos dos depoimentos e das atividades feitas com os alunos do 4ª do Ensino Fundamental I. Para produzir o material que seria analisado, foram passadas duas atividades para os alunos: uma de análise crítica dos vídeos “Como fazer mini MC Lanche Feliz do MC Donalds - Faça em casa” do Gato Galáctico e “Dicas da Babi”  do canal Mãe Nutricionista; e outra para que as crianças compreendessem todas as etapas da produção de um vídeo para um canal de Youtube. Entende-se que as crianças dos dias atuais, muitos destes imersos na sabedoria digital, passam por diferentes processos de ensino aprendizagem diariamente na internet e que essas práticas podem ser exploradas pelos docentes. O presente trabalho foi elaborado para desenvolver a autonomia de estudo das crianças, que tem no Youtube um auxiliador mesmo que seja um processo complexo. Acredita-se, portanto, que o Youtube pode ter um papel de potencializar o aprendizado das crianças e dar autonomia ao desenvolvimento delas se for utilizado. 2021-01-06T15:18:55Z 2021-01-06T15:18:55Z 2020-04-17 specializationThesis LAURINO, Angélica Matais. Um estudo sobre o Youtube como ferramenta de ensino aprendizagem por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23738 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Inovação e Tecnologias na Educação UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino auxiliado por computador
Youtube (Recurso eletrônico)
Estudantes do ensino fundamental
Internet e crianças
Computer-assisted instruction
YouTube Broadcast Yourself (Electronic resource)
School children
Internet and children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Ensino auxiliado por computador
Youtube (Recurso eletrônico)
Estudantes do ensino fundamental
Internet e crianças
Computer-assisted instruction
YouTube Broadcast Yourself (Electronic resource)
School children
Internet and children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Laurino, Angélica Matais
Um estudo sobre o Youtube como ferramenta de ensino aprendizagem por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I
description This monograph has as object of study the video platform and social network Youtube, which can serve as a teaching tool for children. The objective is to explore the audiovisual resource as a way of systematizing the study in the development of creativity, autonomy and knowledge sharing. The work is defined as a qualitative research using the Case Study method. The following stand out as methodological procedures: bibliographic review on the subject, analysis of the contents of the testimonies and of the activities carried out with the students of the 4th grade of Elementary School I. To produce the material that would be analyzed, two activities were given to the students: one of critical analysis of the videos “Como fazer mini MC Lanche Feliz do MC Donalds - Faça em casa” by Gato Galáctico and “Dicas da Babi”  from the channel Mãe Nutricionista; and another one for the children to understand all the stages of producing a video for a channel from Youtube. It is understood that children today, who are digital natives, go through different teaching and learning processes daily on the internet and that these practices can be explored by teachers. This work was designed to develop children’s study autonomy, which has a helper on YouTube even though it is a complex process. It is believed, therefore, that YouTube can play a role in enhancing children’s learning and giving autonomy to their development if used correctly.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Laurino, Angélica Matais
author_sort Laurino, Angélica Matais
title Um estudo sobre o Youtube como ferramenta de ensino aprendizagem por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I
title_short Um estudo sobre o Youtube como ferramenta de ensino aprendizagem por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I
title_full Um estudo sobre o Youtube como ferramenta de ensino aprendizagem por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I
title_fullStr Um estudo sobre o Youtube como ferramenta de ensino aprendizagem por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I
title_full_unstemmed Um estudo sobre o Youtube como ferramenta de ensino aprendizagem por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I
title_sort um estudo sobre o youtube como ferramenta de ensino aprendizagem por crianças do 4º ano do ensino fundamental i
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation LAURINO, Angélica Matais. Um estudo sobre o Youtube como ferramenta de ensino aprendizagem por crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23738
_version_ 1760453721523748864
score 10,966579