Minha irmã de cela: identidade feminina e cárcere na música do grupo Visão de Rua (1998)

Este trabalho tem por objetivo estudar a música Irmã de Cela, lançada no ano de 1994 pelo grupo feminino Visão de Rua, liderado pela vocalista e compositora Dina Di. A análise parte de uma leitura feita do cenário político e social brasileiro em fins dos anos de 1980 e durante a década de 1990, e su...

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Autor principal: Rocha, Stephane Pereira da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23778
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Resumo: Este trabalho tem por objetivo estudar a música Irmã de Cela, lançada no ano de 1994 pelo grupo feminino Visão de Rua, liderado pela vocalista e compositora Dina Di. A análise parte de uma leitura feita do cenário político e social brasileiro em fins dos anos de 1980 e durante a década de 1990, e suas influências no meio relacionado a produção do rap, principalmente o rap feito por mulheres, que representou uma revolução dentro do movimento Hip Hop, composto majoritariamente por homens, buscando também estudar especificamente dentro da letra, o sistema carcerário brasileiro e suas especificidades relacionadas ao cárcere feminino. A análise foi feita com base nas relações entre a poesia e o rap, este enquanto poética oral, e o rap relacionado ao conceito de memória, com base no historiador Pierre Nora, além de trazer algumas reflexões acerca das relações entre o rap e a literatura de cárcere, acerca da identidade feminina e do espaço carcerário brasileiro, utilizando como sustentáculo para a pesquisa foram fundamentais análises feitas por autores como Harvey e Schollhammer.