Uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico

This work analyzed the science textbooks (6th to 9th grade) to verify if there is a use of Comics in the teaching of Science and how it is conducted, as well as if there are potentialities and conditions to improve their use as a didactic tool for the teaching of Environmental Education. It is a qua...

ver descrição completa

Autor principal: Machado, Luana Aparecida da Rosa Correa
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23902
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23902
recordtype dspace
spelling riut-1-239022021-01-20T06:10:10Z Uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico Use of comic books in textbooks to teach environmental education: diagnosis Machado, Luana Aparecida da Rosa Correa Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter Dias, Jézili Lima, Cristiane Aparecida de Pereira Educação ambiental Histórias em quadrinhos Livros didáticos Ciência - Estudo e ensino Environmental education Comic books, strips, etc Textbooks Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS This work analyzed the science textbooks (6th to 9th grade) to verify if there is a use of Comics in the teaching of Science and how it is conducted, as well as if there are potentialities and conditions to improve their use as a didactic tool for the teaching of Environmental Education. It is a qualitative and exploratory research, carried out in stages, seeking to provide subsidies for science teachers in the final years of elementary school, since comics can provide motivational experiences for students. After analyzing 40 textbooks from the sixth to the ninth year, it was observed that the use of Comic Books is limited, although it is possible to identify a great potential for its use. Through them the teacher can develop the criticality of the students using play activities for everyday themes. Este trabalho analisou os livros didáticos de Ciências (6º ao 9º ano) para verificar se ocorre o uso de Histórias em Quadrinhos no ensino de Ciências e como é conduzido, bem como, se há potencialidades e condições de melhorar o emprego destas, como ferramenta didática para o ensino de Educação Ambiental. É uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada em etapas, buscando fornecer subsídios para professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, pois as histórias em quadrinhos podem proporcionar experiências motivadoras para os alunos. Após a análise de 40 livros didáticos do sexto ao nono ano, observou-se que o uso de Histórias em Quadrinhos é limitado, embora identifique-se um grande potencial para seu aproveitamento. Por meio delas o professor pode desenvolver a criticidade dos alunos utilizando de atividades lúdicas para temas do dia a dia. 2021-01-19T18:48:03Z 2021-01-19T18:48:03Z 2018-11-30 bachelorThesis MACHADO, Luana Aparecida da Rosa Correa. Uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23902 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação ambiental
Histórias em quadrinhos
Livros didáticos
Ciência - Estudo e ensino
Environmental education
Comic books, strips, etc
Textbooks
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Educação ambiental
Histórias em quadrinhos
Livros didáticos
Ciência - Estudo e ensino
Environmental education
Comic books, strips, etc
Textbooks
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Machado, Luana Aparecida da Rosa Correa
Uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico
description This work analyzed the science textbooks (6th to 9th grade) to verify if there is a use of Comics in the teaching of Science and how it is conducted, as well as if there are potentialities and conditions to improve their use as a didactic tool for the teaching of Environmental Education. It is a qualitative and exploratory research, carried out in stages, seeking to provide subsidies for science teachers in the final years of elementary school, since comics can provide motivational experiences for students. After analyzing 40 textbooks from the sixth to the ninth year, it was observed that the use of Comic Books is limited, although it is possible to identify a great potential for its use. Through them the teacher can develop the criticality of the students using play activities for everyday themes.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Machado, Luana Aparecida da Rosa Correa
author_sort Machado, Luana Aparecida da Rosa Correa
title Uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico
title_short Uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico
title_full Uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico
title_fullStr Uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico
title_full_unstemmed Uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico
title_sort uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation MACHADO, Luana Aparecida da Rosa Correa. Uso de histórias em quadrinhos nos livros didáticos para ensinar educação ambiental: diagnóstico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23902
_version_ 1805313573870632960
score 10,814766