Concepções da comunidade acadêmica da UTFPR Campus Ponta Grossa a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência

The education is a constitutional right of citizens, and it is the responsibility of the school to provide quality inclusive education for all its students regardless of any physical or cognitive limitations. In view of this, the present work had the objective of knowing the conceptions of academic...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Felipe Mateus Ribeiro dos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23915
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23915
recordtype dspace
spelling riut-1-239152021-01-20T06:10:08Z Concepções da comunidade acadêmica da UTFPR Campus Ponta Grossa a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência Santos, Felipe Mateus Ribeiro dos Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter Freire, Gilberto Martins Picanço, Katya Cristina de Lima Educação inclusiva Universidades e faculdades Integração social Pessoas com deficiência Inclusive education Universities and colleges Social integration People with disabilities CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS The education is a constitutional right of citizens, and it is the responsibility of the school to provide quality inclusive education for all its students regardless of any physical or cognitive limitations. In view of this, the present work had the objective of knowing the conceptions of academic community of UTFPR - Campus Ponta Grossa, regarding the educational inclusion of people with disabilities and the process of inclusive education. 374 students, 28 teachers and 17 employees (including administrative technicians, pedagogical staff and service providers working in the most varied institutional environments) participated in the study. The instrument used in data collection was an investigative questionnaire to evaluate the participants' conceptions regarding inclusion. The analysis of the data collected through the questionnaires was performed through descriptive statistical analyzes. The results obtained allowed to know the reality of the institution and also the conceptions of every academic community regarding the inclusion of people with disabilities, creating a fundamental diagnosis for the implementation of inclusive processes aiming at quality education for all. A educação é um direito constitucional dos cidadãos, sendo responsabilidade da escola oferecer educação inclusiva de qualidade para todos os seus alunos independente de eventuais limitações físicas ou cognitivas. Em vista disso, o presente trabalho teve o objetivo de conhecer as concepções de toda comunidade acadêmica da UTFPR - Campus Ponta Grossa, a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência e sobre o processo de educação inclusiva. Participaram da pesquisa 374 alunos, 28 professores e 17 funcionários (entre eles técnicos administrativos, equipe pedagógica e prestadores de serviços que trabalham nos mais variados ambientes institucionais). O instrumento utilizado na coleta de dados foi um questionário investigativo, para avaliar as concepções dos participantes da pesquisa a respeito da inclusão. A análise dos dados coletados através dos questionários foi realizada por meio de análises estatísticas descritivas. Os resultados obtidos permitiram conhecer a realidade da instituição e também as concepções de toda comunidade acadêmica a respeito da inclusão de pessoas com deficiência, criando um diagnóstico fundamental para a implementação de processos inclusivos visando educação de qualidade para todos. 2021-01-19T19:19:28Z 2021-01-19T19:19:28Z 2018-11-26 bachelorThesis SANTOS, Felipe Mateus Ribeiro dos. Concepções da comunidade acadêmica da UTFPR Campus Ponta Grossa a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23915 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação inclusiva
Universidades e faculdades
Integração social
Pessoas com deficiência
Inclusive education
Universities and colleges
Social integration
People with disabilities
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Educação inclusiva
Universidades e faculdades
Integração social
Pessoas com deficiência
Inclusive education
Universities and colleges
Social integration
People with disabilities
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Santos, Felipe Mateus Ribeiro dos
Concepções da comunidade acadêmica da UTFPR Campus Ponta Grossa a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência
description The education is a constitutional right of citizens, and it is the responsibility of the school to provide quality inclusive education for all its students regardless of any physical or cognitive limitations. In view of this, the present work had the objective of knowing the conceptions of academic community of UTFPR - Campus Ponta Grossa, regarding the educational inclusion of people with disabilities and the process of inclusive education. 374 students, 28 teachers and 17 employees (including administrative technicians, pedagogical staff and service providers working in the most varied institutional environments) participated in the study. The instrument used in data collection was an investigative questionnaire to evaluate the participants' conceptions regarding inclusion. The analysis of the data collected through the questionnaires was performed through descriptive statistical analyzes. The results obtained allowed to know the reality of the institution and also the conceptions of every academic community regarding the inclusion of people with disabilities, creating a fundamental diagnosis for the implementation of inclusive processes aiming at quality education for all.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Santos, Felipe Mateus Ribeiro dos
author_sort Santos, Felipe Mateus Ribeiro dos
title Concepções da comunidade acadêmica da UTFPR Campus Ponta Grossa a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência
title_short Concepções da comunidade acadêmica da UTFPR Campus Ponta Grossa a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência
title_full Concepções da comunidade acadêmica da UTFPR Campus Ponta Grossa a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência
title_fullStr Concepções da comunidade acadêmica da UTFPR Campus Ponta Grossa a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência
title_full_unstemmed Concepções da comunidade acadêmica da UTFPR Campus Ponta Grossa a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência
title_sort concepções da comunidade acadêmica da utfpr campus ponta grossa a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation SANTOS, Felipe Mateus Ribeiro dos. Concepções da comunidade acadêmica da UTFPR Campus Ponta Grossa a respeito da inclusão educacional de pessoas com deficiência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23915
_version_ 1805323186640781312
score 10,814766