Arte-ciência e o ensino de ciências na EJA: a obra de Joseph Wright e a sensibilidade do sujeito cognoscente

This paper presents a rescue of sensibility in the teaching-learning process of Youth and Adult Education (YAE) students by combining the art-science relationship with the science education as a way to confront the current teaching methods. By suggesting this interrelationship, this paper aimed to i...

ver descrição completa

Autor principal: Vargas, Amanda Loos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23923
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-23923
recordtype dspace
spelling riut-1-239232021-01-21T06:10:13Z Arte-ciência e o ensino de ciências na EJA: a obra de Joseph Wright e a sensibilidade do sujeito cognoscente Vargas, Amanda Loos Bertoni, Danislei Loos-Sant’Ana, Helga Bertoni, Danislei Loos-Sant’Ana, Helga Silva, Mario José Van Thienen da Lima, Cristiane Aparecida de Pereira Ciência - Estudo e ensino Arte e ciência Sensibilidade (Traço da personalidade) Educação de jovens e adultos Science - Study and teaching Art and science Sensitivity (Personality trait) CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS This paper presents a rescue of sensibility in the teaching-learning process of Youth and Adult Education (YAE) students by combining the art-science relationship with the science education as a way to confront the current teaching methods. By suggesting this interrelationship, this paper aimed to investigate the way the incorporation of the painting An Experiment on a Bird in the Air Pump, by Joseph Wright of Derby, can contribute to learning about Properties of Air, by analyzing data of a questionnaire, applied in two phases, and individual textual production. In addition to the critical analysis of the pedagogical experience and the data obtained this paper also presents a look of the researcher from the perspective of by Erwin Schrödinger, demonstrating the importance of the emotional-affective scope in the knowledge production. Finally, it was found that science education has a long way to go in order to break the barrier between artistic and scientific knowledge for a learning with meaning to the students that consider both cognitive aspects and emotional-affective aspects. Este trabalho apresenta um resgate da sensibilidade no processo de ensino-aprendizagem de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao aliar a relação arte-ciência ao ensino de ciências, como forma de enfrentamento ao modelo atual de ensino. Ao propor essa inter-relação, este trabalho objetivou investigar de que maneira a incorporação da tela Um Pássaro Numa Bomba de Ar, de Joseph Wright de Derby, pode contribuir com o aprendizado sobre as propriedades do ar, mediante análise das questões propostas em um questionário, aplicado em duas fases, e de uma produção textual individual. Além da análise crítica da experiência pedagógica e dos dados obtidos, o trabalho apresenta ainda um olhar da pesquisadora sob a perspectiva de sujeito cognoscente de Erwin Schrödinger, demonstrando a importância do âmbito emocional-afetivo na produção do conhecimento. Constatou-se, por fim, que o ensino de ciências tem ainda um longo caminho a percorrer a fim de quebrar a barreira entre o conhecimento artístico e o científico, para um aprendizado com significado pelos educandos que contemple tanto os aspectos cognitivos como os aspectos afetivo-emocionais. 2021-01-20T20:23:16Z 2021-01-20T20:23:16Z 2019-07-03 bachelorThesis VARGAS, Amanda Loos. Arte-ciência e o ensino de ciências na EJA: a obra de Joseph Wright e a sensibilidade do sujeito cognoscente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23923 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Estudo e ensino
Arte e ciência
Sensibilidade (Traço da personalidade)
Educação de jovens e adultos
Science - Study and teaching
Art and science
Sensitivity (Personality trait)
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Ciência - Estudo e ensino
Arte e ciência
Sensibilidade (Traço da personalidade)
Educação de jovens e adultos
Science - Study and teaching
Art and science
Sensitivity (Personality trait)
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Vargas, Amanda Loos
Arte-ciência e o ensino de ciências na EJA: a obra de Joseph Wright e a sensibilidade do sujeito cognoscente
description This paper presents a rescue of sensibility in the teaching-learning process of Youth and Adult Education (YAE) students by combining the art-science relationship with the science education as a way to confront the current teaching methods. By suggesting this interrelationship, this paper aimed to investigate the way the incorporation of the painting An Experiment on a Bird in the Air Pump, by Joseph Wright of Derby, can contribute to learning about Properties of Air, by analyzing data of a questionnaire, applied in two phases, and individual textual production. In addition to the critical analysis of the pedagogical experience and the data obtained this paper also presents a look of the researcher from the perspective of by Erwin Schrödinger, demonstrating the importance of the emotional-affective scope in the knowledge production. Finally, it was found that science education has a long way to go in order to break the barrier between artistic and scientific knowledge for a learning with meaning to the students that consider both cognitive aspects and emotional-affective aspects.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Vargas, Amanda Loos
author_sort Vargas, Amanda Loos
title Arte-ciência e o ensino de ciências na EJA: a obra de Joseph Wright e a sensibilidade do sujeito cognoscente
title_short Arte-ciência e o ensino de ciências na EJA: a obra de Joseph Wright e a sensibilidade do sujeito cognoscente
title_full Arte-ciência e o ensino de ciências na EJA: a obra de Joseph Wright e a sensibilidade do sujeito cognoscente
title_fullStr Arte-ciência e o ensino de ciências na EJA: a obra de Joseph Wright e a sensibilidade do sujeito cognoscente
title_full_unstemmed Arte-ciência e o ensino de ciências na EJA: a obra de Joseph Wright e a sensibilidade do sujeito cognoscente
title_sort arte-ciência e o ensino de ciências na eja: a obra de joseph wright e a sensibilidade do sujeito cognoscente
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2021
citation VARGAS, Amanda Loos. Arte-ciência e o ensino de ciências na EJA: a obra de Joseph Wright e a sensibilidade do sujeito cognoscente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23923
_version_ 1805297813518548992
score 10,814766